Informação

História da Fotografia

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1822 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado Betume da Judéia.

Membros: 325
Última atividade: 20 Mar, 2014

Fórum de discussão

Pierre Verger

Iniciado por Valente. Última resposta de Bruno Leal 25 Maio, 2012. 1 Resposta

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História da Fotografia para adicionar comentários!

Comentário de Eduardo Roberto Jordão Knack em 20 março 2014 às 17:48

Minicurso apoiado pelo GT História Cultural RS a ser realizado no XII Encontro Estadual de História, evento que ocorrerá de 11 a 14 de agosto de 2014 nas dependências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo. Inscrições abertas...

Link Ementa: http://www.eeh2014.anpuh-rs.org.br/minicurso/view?ID_MINICURSO=742

Link inscrição: http://www.eeh2014.anpuh-rs.org.br/pessoaevento/busca

Comentário de Marcelo Cosme Maia em 28 março 2013 às 10:40

Gostaria de obter dicas sobre bons livros sobre esse tema..

Comentário de Gisele Rose da Silva em 25 novembro 2012 às 10:13

Estou começando uma pesquisa e gostaria da indicação de um bom livro sobre a história da fotografia...

Comentário de Sonia Leça em 16 maio 2011 às 19:45

Além da discussão História da Fotografia, considero importante a História e a Fotografia. Pena que foi inventada tão tarde! Já pensou se hoje tivessemos um acervo fotográfico das guerras napoleônicas? Ou dos casamentos de Henrique VIII? Ou do enterro de Ramsés II ? Da última festa da corte imperial brasileira na Ilha Fiscal do Rio de Janeiro? Da Guerra de Canudos?

História e Fotografia - tudo a ver!

Comentário de Aguinaldo Araújo Ramos em 14 maio 2011 às 0:55

13 de Maio de 1888: Abolição do Trabalho Escravo?...

Comparando fotografias e histórias, de então e de agora,

 http://afotohistoricanobrasil.blogspot.com/

Comentário de tatiane alves em 13 maio 2011 às 11:16
a fotografia nos remete aos episódios ocorridos na história, algo que trasporta o ser humano influenciando também a maneira de se trabalhar com material escolar, sua utilização é de profunda importância para a aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo!
Comentário de Cilmar Franceschetto em 10 maio 2011 às 14:29

Samuel.

O assunto Escravidão e Fotografia no Século XIX remete ao fotógrafo francês, Jean Victor Frond, que a partir de 1850 serviu ao Governo Imperial do Rio de Janerio e foi o primeiro a registrar a vida rural no Brasil e os escravos. É também autor do primeiro livro de fotografia da América Latina: Brazil Pittoresco, em parceria com o escritor Charles Ribeirolles. Frond esteve também no Espirito Santo em 1860 (descobri esse fato histórico, bem como localizei na Biblioteca Nacional 16 imagens - as quais não se tinha o reconhecimento de autoria - dessa visita).

Comentário de Michele Cartelli em 7 maio 2011 às 23:05
A fotografia comemorou 171 anos da chegada ao Brasil, precisamente no Rio de Janeiro em dezembro de 1839, trazido por um navio francês chamado Oriental, que planejava dar a volta ao mundo, mas naufragou numa praia chilena.
Hercule Florence, francês e radicado no Brasil, dedicou-se aos estudos e experiências analógicas.
Entretanto, o daguerreótipo despertou admiração e entusiasmo da população, até de um jovem que logo depois se tornou Imperador do Brasil. A fotografia conhecida e aperfeiçoada por muitos, conquistou a todos, hoje ela reina absoluto sobrecarregando o mundo de imagens fotográficas, graças a revolução digital e a facilidade de adquirir aparelhos eletrônicos como: câmeras e celulares, despertando assim uma grande paixão.
É importante lembrar que desde que a fotografia foi apresentada na Academia de Ciências de Paris em 1839 até hoje, ela tem uma grande importância, pois os momentos históricos foram registrados e arquivados para conhecimentos e pesquisas. Assim podemos apreciar os detalhes visuais de cada época e fazemos também comparação com a atualidade.Quem tiver mais interesse a Revista de História da Biblioteca Nacional, janeiro de 2010 tem um artigo rico em detalhes.
Comentário de Samuel Mendes Vieira em 9 abril 2011 às 16:30

Aguinaldo,

Muito obrigado pela ajuda! Eu não estou no Rio, sou de Juiz de Fora - MG. Mas já me ajudou muito com a referência bibliográfica e o blog também! Vou guardar a informação da biblioteca!

Grande Abraço!

Comentário de Aguinaldo Araújo Ramos em 8 abril 2011 às 17:58

Samuel,

minha sugestão é começar por um livro que praticamente resume o tema: O Negro na Fotografia Brasileira do Século XIX, organizado por George Ermakoff.

Você pode ter uma ideia sobre o assunto no blog A Foto Histórica (e suas histórias) no Brasil, http://afotohistoricanobrasil.blogspot.com/2010/11/questao-de-consc...

Se você estiver no Rio de Janeiro, um bom lugar para consultar é a Biblioteca do Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia.

Abs,

 

Membros (320)

 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }