Este tópico é desafiante, pois, permite que cada um possa apresentar a sua convicção sobre a existência ou não de Jesus Cristo.
Podemos, resumidamente apresentar três possibilidades quanto à existência de Jesus Cristo.
A crítica, que acredita na existência de um ser humano chamado Jesus, que foi deificado por seus discípulos após a sua morte.
A mítica, que diz que nunca houve um ser humano chamado Jesus como o apresentado no Novo Tetamento, e, que o mesmo é um mito, que foi criado coletivamente realizando as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias Salvador.
E a de fé, que professam praticamente todas as denominações cristãs, que acreditam na existência de um Ser humano chamado Jesus, que foi o Cristo, o Ungido, o Salvador, que viveu na condição humana, sendo de condição divina.
Tags:
Permalink Responder até Felipe Carvalho Novaes em 13 fevereiro 2012 at 17:36
Francisco e Leonardo....qual a natureza deste debate? Se for discutir sob a abordagem devocional, o comentário do Francisco faz sentido aqui...se estivermos qurendo discutir sob a perspectiva histórica, o argumento que diz que "os relatos estão presentes na Bíblia, logo aconteceram" não deve ser empregado. Historicamente, o fato de estar na Bíblia diz tanto sobre a realidade à princípio quanto os Vedas diriam sobre ela.
Olá Felipe.
A proposta do tópico volta-se totalmente à questão histórica da existência ou não de Jesus Cristo, mas amigo, isto vai desenbocar também na questão devocional. Aguardo a posição do Francisco quanto à inteção de seu comentário.
Felipe fico mais uma vez feliz de encontrá-lo.
Abraços.
Permalink Responder até Felipe Carvalho Novaes em 13 fevereiro 2012 at 18:24
Claro, claro...como consequência do assunto tudo bem...mas é que eu considero redundante demais alguém fazer a pergunta como a do tópico e outra pessoa responder que se está escrito na Bíblia, a sua existência está provada. Mas tudo bem...rs Acabou que esse tipo argumento pode ajudar aqui na fluidez do debate. hehe
Abraço, Leo!
Obrigado pela compreensão amigo Felipe.
Abraço.
Permalink Responder até César de Assis em 13 fevereiro 2012 at 14:22
Permalink Responder até Lilian Brandão em 14 fevereiro 2012 at 7:57
Olá a todos!
Fico muito grata Leonardo por sua resposta, pois de fato muitos assim como Judas Escariotes aguardavam a chegada
do Messias como um guerreiro, um revolucionário e rico que libertaria o povo, mas veio o Messias como um homem simples e humilde enfretando todos os desafios de Evangelizar as pessoas de um jeito simples e cativante creio q foi devido a isso q muitos Judeos não o aceitaram.
Mas o fato é que Jesus existiu sim conforme consta nas Escrituras Sagradas e o pior q ainda nos dias de hj muitos duvidam de sua existência mostrando a pouca fé das pessoas, outro dia aqui mesmo no Café discuti com uma certa pessoa q dizia q a Biblia era um livro de fantasias q Deus e Jesus nada mais eram q mitos criados pelo homem, mas nada disso me fará deixar de creer em Deus e Jesus Cristo!
Abraços
Permalink Responder até Felipe Carvalho Novaes em 14 fevereiro 2012 at 8:09
Lilian, vc acha que os Vedas comprovam a existêcia factual de Krishna e dos deuses hindus?
Permalink Responder até Lilian Brandão em 14 fevereiro 2012 at 15:33
Olá Felipe! td bem?
Olha eu não creio na existência de deuses, só existe um único Senhor,
q é Deus, o resto pra mim não passam de mitos, cada um é cada um e acredita naquilo q acha, eu creio em DEUS Pai q fez o homem segundo a sua imagem, q fez os céus e a terra isso é o q basta pra mim!
Olá Lilian e Felipe.
Permitam que me dirija aos dois sobre a pergunta do Felipe à Lilian.
Felipe, gostaria de expor uma diferença fundamental entre os Vedas e a proposta do grupo que é sobre a existência ou não de Jesus Cristo.
Há, conforme apresentei na introdução ao tópico, algumas correntes que não aceitam que houve uma pessoa denominada Jesus que foi o Cristo, filho de Deus, o Salvador do mundo.
Pois bem, há registros que apresentam históricamente a pessoas de Jesus o Cristo, isto lemos muito rápidamente em Flávio Josefo, mas temos também o testemunho de alguns escritores dos primeiros momentos da Igreja Primitiva, que tiveram contato com os Apóstolos e/ou discípulos, deixando claro que houve esta pessoa.
Agora, vamos entrar na questão, que foi sutilmente apresentada no teu questionamento, mas e como podemos crer que haja um Deus?
Para nós cristãos, em se acreditando na pessoas de Jesus Cristo e em sua mensagem, acreditando que Ele seja verdadeiramente o Filho de Deus, chegamos é claro à conclusão de que Deus existe e, que as Palavras da Bíblia tem inspiração divina, tendo somente que ser analizadas não de uma forma literal, fundamentalista, mas fazermos exegese e hermenêutica para que sua mensagem seja viva e atual.
Agora, eu te faço uma pergunta. Há algum registro de pessoas que tenham "convivido" com discípulos de Krishna, ou que algum deus hindu tenha se encarnado e passado um tempo na Terra?
Abraços.
Permalink Responder até Felipe Carvalho Novaes em 15 fevereiro 2012 at 6:53
Entendi. Mas, Leo, também existem evidências que mostram que a parte dos escritos de Josefo que falam sobre Jesus, são acréscimos posteriores, sendo assim, não foram escritos pelo próprio autor.
Bom, a minha idéia não é a de que não houve Jesus. Sim, acho que ele existiu, mas acho que, assim como Buda, o que sabemos hoje sobre ele é uma construção histórica que conta com elementos originais e com acréscimos posteriores, ou seja, é bem complicado saber onde começa o Jesus histórico e termina o mito.
O que eu quis relacionar citando os Vedas foi o fato de a Lilian também ter dito, ou dado a entender, que a existência da Bíblia é uma prova de que Jesus tenha existido e que também comprova toda a relação dele com Deus e tal. Se a Bíblia serve de comprovação pra isso, então os Vedas também servem de comprovação para as propostas hindus, não? O raciocínio seria o mesmo.
Mas eu nem quis colocar aqui em pauta a existência ou não de Deus, Leo. rs Estava mesmo me referindo só à Jesus.
"Agora, eu te faço uma pergunta. Há algum registro de pessoas que tenham "convivido" com discípulos de Krishna, ou que algum deus hindu tenha se encarnado e passado um tempo na Terra?"
Bom, seguindo a idéia que a Lilian e o Francisco transpareceram sobre o que é uma evidência, então, existe sim, eu diria. Os Vedas falam que Krishna foi o avatar humano do deus Vishnu, que de tempos em tempos desce à terra como um ser encarnado para nos mostrar o Caminho. É mais ou menos a mesma temática de Jesus. E de Krishna não sei se existe registros específicos de discípulos que tenham convivido com ele, mas ele possuiu discípulos sim, e, curiosamente, 12. Mas sobre Buda existem relatos baseados em pessoas que conviveram com ele sim.
Permalink Responder até Lilian Brandão em 19 março 2012 at 17:08
Queres saber quem é Jesus??
Leia o livro de São Marcos!
Muito linda a história tão bem detalhada, rica no texto!
Abraços q a paz de Deus esteja com todos!
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por