Senhores,
Sabemos da necessidade de entender o sentido religioso que nos cerceia e influencia.
Existe uma grande necessidade de entendermos qual o sentido da vida.
Quer seja ele pelo viés Místico, Filosófico ou Científico.
"O homem é mais filho do seu tempo que de seus pais"
(in Apologia da História)
Em meio a tantas diversidades de interpretações religiosas, o que podemos dizer acerca dos livros sagrados?
A bíblia que hoje temos é fruto de nossas necessidades religiosas?
De uma inquietação temporal?
O fato está ligado a particularidades culturais?
Outra coisa?
Existe um livro completo?
Se existe que livro é este?
Podemos realmente nos direcionar por ele?
Ele realmete se ressiginfica por sí só e pelo poder de Deus?
Ou é simplesmente por nossa capacidade de assimilar o contexto a adequá-lo a nosso bel prazer?
A grande quantidade de cristãos hoje está ligada realmente a fé,?
Ao fim dos tempos?
Ou é consequência das desiguandades sociais existentes em nosso mundo Capitalista?
Poderia o Filósofo ter acertado em cheio quando disse que a Religião era um mal necessário?
Estas e outras inquietações são temas de debate de nossas futuras discussões...
grande abraço!
Shalom!
Tags:
Permalink Responder até Tiago D. De Almeida. em 14 julho 2011 at 15:32
Sem esquecer-se das pessoas nas ruas implorando por um prato de comida que em muitas casas sobram, ah... Mas isso é não tem vinculo com religião, pois a culpa é do desfavorecido de não ter conseguido um lugar a sombra e água fresca, e como num documentário que assiste, O JULGAMENTO DE DEUS PELOS JUDEUS, em certo momento dos fatos a serem analisados, um Dr. em química questiona, como pode um Deus tão poderoso deixar que apenas um homem consiga trazer tanto sofrimento a milhões de pessoas, e vai mas além quando diz que Deus fez um trato com Moises e naquele momento está quebrando o trato, então como analisar esses fatos, já que para as pessoas em geral, A UNICA RELIGIÃO QUE SALVA E TEM UM DEUS VERDADEIRO É A MINHA? Simples é só dizer que estão pagando pelos seus pecados. Por aqui fico, já que não é meu forte julgar pessoas, e nem meu dever.
Abraços Luis.
Olá Luiz Bento.
Fique tranquilo, não vou brigar contigo, muito menos puxar a tua orelha.
Veja o que dizes sobre estes empresários, é crime e se se tem provas deveria ser informado aos departamentos competentes.
Agora, ao fazer um gesto "politicamente correto" como se gosta de dizer por aí, se é para desafogo de sua consciência, ou por propaganda do lado social de suas empresas, é uma questão a ser analizada e nem sempre podemos dizer que a Igreja tenha algo com isto, seja lá que Igreja for. Não podemos então dizer que estas Igrejas sejam receptadoras de dinheiro sonegado, pois nem devem ter conhecimento desta possível prática por parte dos empresários.
É uma questão muito delicada e não pode ser vista como sendo uma prática normal em todos as empresas e em todas as Igrejas.
Eu conheço a minha paróquia e os empresários que de alguma forma ajudam em vários momentos às pessoas carentes do bairro, claro que não conheço os registros contábeis das mesmas, mas pelo histórico de suas atividades e de vida destes empresários posso dizer que não praticam o que dizes.
Pode ser até que alguns o façam, mas com certeza os que são responsáveis na paróquia por encaminhar donativos aos desassistidos da vida, não podem fazer qualquer tipo de julgamento.
Eu participo com minha esposa de trabalhos voluntários e neste trabalho há uma boa parcela de empresários que ajudam, será que ao contatar com estes empresários eu preciso pedir a eles uma auditoria para ver se seus impostos estão todos legalizados?????
Abraços.
Claro, que você não vai solicitar uma auditoria rsssss E claro também que eu não sou maluco de denunciar ninguém mesmo porque a gente sabe que o Estado fecha os olhos para esse tipo de coisa, já que o Governo tem arrecadações garantidas e controladas em atividades produtivas e economicas em grande escala, como importações, combustiveis, automoveis e vários outros produtos que o imposto já está cobrado na fonte.
Não foi uma denuncia que fiz e eu nem disse que igrejas sabem que as doações são sobras de sonegações. Sabem disso, mas não é um problema deles e certo é que muita caridade mesmo assim, apesar disso é feita, graças e pessoas bem intencionadas que nem você que acreditam que esse tipo de ação social melhora a situação de pessoas humildes. Parabéns por isso. E parabéns também pela resposta politicamente correta - rssss
Permalink Responder até Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 15 julho 2011 at 10:56
O luiz Bento tem um espírito imundo .
Nestes casos vamos fazer o que deve ser feito a um espírito que se revela abertamente contra o Senhor ,ignorá-lo
Vamos ignorar o Luiz Bento
sic - Pois não, me refiro a esta pessoa acima, e eu gostaria de saber Silvaniza, como responder a uma idiotice dessas sem ser sarcástico e irônico. Ou quem sabe eu teria o direito de processá-lo, usando um bom advogado? Por exemplo, por atitude de desprezo, por insulto, por preconceito ou por discriminação ao direito do pensamento livre?
Permalink Responder até Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 15 julho 2011 at 12:25
Fico feliz, que não tenhas me "ignorado" rsss
Silvaniza, sempre ouvi de pessoas que na minha adolescencia eu imaginava que poderiam se tornar referencias importantes na minha vida, na minha formação, de que "não se deve discutir, futebol, politica e religião", mas ao longo do tempo, convenci-me de que isto é uma covardia, ou uma fuga de quem não tem competencia para pensar rápido, para oferecer contra-argumentos, enfim, pessoas que não discutem, porque não sabem se defender com palavras. O tempo foi passando e do alto dos meus 66 anos, fui evoluindo de agnóstico que sempre fui desde os 15 ou 16 anos, para uma condição de ateu convicto.
Meus conhecimentos acadêmicos são limitados, mas para discutir com doentes, fanáticos religiosos, são suficientes, pois eles não têm como se defender, a não ser depreciando e ofendendo os descrentes com termos exdruxulos importados da biblia. Ou seja, eles sequer têm argumentos próprios e ai, como eu não tenho outra opção senão começar a rir, das besteiras que leio, ou ouço, meu caminho natural é a ironia.
Perdoe-me então se não possuo o estoque de sutilezas e finas ironias que o seu conterrâneo Chico Anizio, do qual sou fã incondicional, e Fagner um compositor inteligentissimo, além das belas melodias, duas figuras ilustres e super inteligentes que o Ceará produziu para o mundo inteiro admirar e que, por coincidencia são ateus confessos, salvo algum engano meu.
E mais, o tempo das cruzadas acabou, agora estamos na era da plena liberdade e a internet, vai nos desencravar dos tempos do medievo, onde os historiadores e pesquisadores hoje, ganham mais credibilidade ou no mínimo mais visibilidade, para que as mentes possam estar mais abertas e receptivas a novas idéias e desmistificar a cabeça de humanos.
Permalink Responder até Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 15 julho 2011 at 15:28
Caro Luiz Bento
Esse fórum é riquissimo nos debates mas também é conhecido por seus integrantes criarem laços de amizades. Uma outra característica é que ele possui vários membros (nos quais eu me incluo) de pessoas que amam o cristianismo em suas diversas denominações. Então não há como fugir das querelas e não há como de vez em quando um ou outro se sentir incomodado nas suas crenças. Mas veja o que há de bom e traga os seus questionamentos que eles sempre serão bem-vindos. Quem acredita deve estar preparado para testar sua fé. Nunca fui agnóstica nem atéia. Passei de uma crença moderada, para uma fanática e depois para uma fé amadurecida. Hoje sei que não poderia negar o que sinto, pois o sinto. Cada um faz seu caminho e não podemos impor o que escolhemos para nós nem mesmo para os nossos filhos. E deixemos que a vida se encarregue de provar o que é certo e o que é errado. Numa coisa nós somos iguais mesmo que em diferentes épocas: somos humanos. E a humanidade nos aproxima dos tempos passado, presente e futuro. Obrigada por admirar nossos talentos. Saiba que há muito mais de onde eles vieram só que não obtiveram a mesma notoriedade. Um grande abraço.
Permalink Responder até joaquim schieder da silva em 15 julho 2011 at 13:30
Olá Silvaniza .Eu nao disse que o Luiz Bento é imundo ,o que eu disse é que o Luiz Bento tem um espírito imundo nele ,está possuido .Entao nestes casos devemos ignorá-lo .
Um abraco
Olá amigo Joaquim.
O Luiz Bento iniciou sua participação batendo abaixo da linha da cintura, como podes ler nos meus comentários, eu o enfrentei, usando da mesma forma.
Então, depois de nos colocarmos quase de joelhos de tantos golpes baixos de ambas as partes, começamos a deixar aflorar em nossos comentários aquilo que a vida nos ensinou e os nossos cabelos brancos devem demonstrar: o bom senso.
Agora, podes ver que já temos uma conversa cordata, onde apresentamos nossas idéias e mesmo que, ainda cada um caminhe caminhos diferentes quanto à fé, podemos pelo menos apresentar um pouco do roteiro de nossa viagem e, vislumbrar algum lugar bom para se aportar.
Concordo com a Silvaniza, que solicitou ao Bento que tenha mais moderação e seja menos sarcástico bem como a ti para não ter assim esta tua normal impulsividade e, na melhor das intenções de buscar a salvação de um homem, tratar o assunto da maneira que não é entendida por todos.
Vamos então, todos com a maior urbanidade possível, buscar nos entendermos e com isto buscar o aprendizado com o outro e dentro de nossas possibilidades levar algum conhecimento para todo o grupo.
Que a Paz impere no grupo.
Abraços.
Permalink Responder até joaquim schieder da silva em 16 julho 2011 at 3:06
Olá Leonardo .Eu respeito o Livre-Arbitrio de cada um e espero que os mesmo dos outros colegas .
Eu já dei a minha opiniao e nao vou mudar enquanto nao houver uma outra atitude do Luiz .
Um abraco
Permalink Responder até Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 15 julho 2011 at 15:19
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por