História Contemporânea.

Informação

História Contemporânea.

Grupo para os pesquisadores e estudantes do conceito de História Contemporânea. Espaço para os debates acerca dos fatos e dos conflitos que contemplam o período determinado neste conceito historiográfico.

Membros: 222
Última atividade: 19 Maio

Fórum de discussão

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História Contemporânea. para adicionar comentários!

Comentário de João Roberto Laque em 18 abril 2013 às 23:20

UM LIVRO DE HISTÓRIA IMPRESCINDÍVEL PARA VOCÊ,

AMIGO DO CAFÉ HISTÓRIA.

MAS É SÓ ATÉ AMANHÃ

PARA CONHECER MELHOR A OBRA ACESSE

www.osanosdechumbo.blogspot.com.br

ABRAÇÃO.

Comentário de aldriana do rocio alves em 1 abril 2013 às 13:21

Olá, estamos divulgando uma nova página.
Se tiver interesse no assunto, venha nos visitar...
Hoje começaremos a postar sobre a História do Homoerotismo Feminino e também sobre o Choque Cultural Entre Espanhóis e Nativos Na Conquista da América...
http://www.facebook.com/pages/Ciências-Humanas/117839921734234

Comentário de João Roberto Laque em 13 dezembro 2011 às 15:13

Pessoal,

sou autor de um livro sobre os Anos de Chumbo no Brasil a partir da ótica da guerrilha e tenho um lote pra queimar com os amigos do Café História até o Natal.

Faça um tour pelo conteúdo do livro e veja a promoção clicando em

http://www.promocaoparacafehistoria.blogspot.com/
Comentário de Fernanda Corrêa em 26 dezembro 2010 às 23:06

Amigos, segue convite para realização de curso lato sensu à distância:

 

Curso de História Militar à distância

 
Estão abertas, durante este mês de dezembro, as inscrições para a 3ª Turma do Curso de Especialização em História Militar da UNISULVIRTUAL, modalidade à distância.
 

Os militares têm as vantagens oferecidas pela Universidade decorrentes dos convênios que tem com as Forças Armadas.

Os interessados devem entrar no site da UNISUL. Lá terão todas as informações e poderão fazer a inscrição.

O Curso tem conteúdo que é responsabilidade do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, parceiro da UNISULVIRTUAL nesse empreendimento. O curso é coordenado pela Prof Karla Nunes, pela UNISUL e eu pelo IGHMB.

Para maiores informações acesse aqui.

Caso não consiga acessar pelo link acima acesse pelo seguinte endereço eletrônico: http://portal2.unisul.br/content/paginacursosvirtual/historiamilitar/index.cfm
 
Apesar de estarmos na marca do gol para o término da inscrição, ainda estamos em tempo ... rsrsrsrs
 
Grande abraço e Boas Festas a todos!
 
Fernanda
Comentário de Fernanda Corrêa em 29 agosto 2010 às 15:39


Prezados colegas,

é com imensa satisfação que divulgo a publicação do meu livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro. Uma história de ciência, tecnologia e soberania", publicado pela editora Capax Dei, em agosto de 2010. Já está sendo distribuído em algumas bibliotecas e livrarias pelo País. Caso não o encontrem, é possível também adquirí-lo pela editora, cujo telefone é (21) 2532-4086 e o e-mail é ocomplo@terra.com.br.

Eu sou mestre em História Comparada com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Defesa/ Pró-Defesa, especialista lato sensu em História Militar Brasileira pela Unirio e graduada em História pela Universidade Gama Filho.

Esse livro foi baseado em minha dissertação de mestrado apresentada à UFRJ em novermbro de 2009. No mestrado fiz parte de um programa do Ministério da Defesa com o Ministério da Educação e Cultura e o do Ministério da Ciência e Tecnologia, chamado Pró-Defesa, onde realizei uma pesquisa multidiciplinar e inovadora na História do Brasil que, além de trazer os assuntos da Defesa Nacional para serem debatidos pela sociedade brasileira, analiso a história do Projeto numa conjuntura nacional e internacional, demonstrando as razões que motivaram os governos a apoiar o Projeto e a não apoiar. Embora o projeto do submarino nuclear brasileiro pertença a uma concepção estratégica do governo Geisel, na década de 1970, ele remonta a década de 1930, quando a ciência nuclear passou a ser incentivada pelo governo Vargas e criou-se a possibilidade de alguns físicos nucleares estrangeiros contribuírem na definição de uma política nuclear brasileira e na formação de pessoal capacitado e qualificado nessa área. A pesquisa chega até o ano de 2010.

Em função de ser um empreendimento político-militar complexo e por ainda haver cerceamentos político-econômicos, o projeto do submarino nuclear brasileiro, que contou com apoio de civis e militares, ainda não pôde ser concluído.

A História se tornou fundamental nesta pesquisa para se entender o cenário que os atores envolvidos com a Defesa Nacional se encontram no tempo presente, para a sociedade conhecer as vulnerabilidades do Estado brasileiro e auxiliar o Governo na formulação de uma política estratégica nacional que atenda as reais necessidades da sociedade.

Apesar dos graves erros cometidos por militares no passado recente (ressalto essa questão também no livro), o projeto do submarino nuclear brasileiro é fruto de uma parceria intensa entre civis e militares em instituições e laboratórios brasileiros durante e após a ditadura.

É com imensa satisfação que faço chegar essa notícia aos colegas que se interessam pelo tema!

Atenciosamente,

Fernanda das Graças Corrêa
Historiadora - Relações Internacionais, segurança e defesa/ Pró-Defesa
CL: http://lattes.cnpq.br/0706169752320464
Blog: www.fernandadasgracascorrea.blogspot.com
E-mail: fernanda.das.gracas@hotmail.com/ fernanda.das.gracas@bol.com.br
Comentário de Luis Eduardo da Silva Monteiro em 28 abril 2010 às 10:47
oi Edilaine, entrei nesse grupo hj e por isso axo q não vai adiantar muito mas de qualquer forma tenho um referencia ak q se tu ainda não tem, axo q pode te ajudar. é o livro "decantando a república", organizado em 3 vol. por Berenice Cavalcante, Heloisa Maria Starling e José Eisenberg. esses livros falam sobre a musica brasileira como uma fonte para interpretar a história do brasl republicano e é muito interessante, de repente te ajuda se caso vc anda se interessar por essa temática. abraços
Comentário de Diogo Nunes em 29 julho 2009 às 3:07
Comentário de Edilaine Silva em 20 fevereiro 2009 às 15:43
Estou fazendo um trabalho sobre representação do Brasil de meados pra fins de 80 através de músicas (selecionei 4 ), mas to dificuldades de referências sobre esse período (momento da reabertura política), vcs podem me ajudar?
Até mais e bjs a todos.
 

Membros (222)

 
 
 

Links Patrocinados

Membros

Cine História

Tarja Branca

Está em cartaz em cinemas brasileiros o documentário de estréia do brasileira Cacau Rhoden. 

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". 

documento histórico

Guerra dos Trinta Anos: Confira o mapa histórico sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma das maiores guerras da história da Europa Moderna. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }