Informação

Historiografias

Historiografias são as escritas da História sobre um acontecimento, seus personagens, significados e realações. Este espaço tem como objetivo discutir as construções historiográficas.

Membros: 440
Última atividade: 21 Jul, 2016

Fórum de discussão

Anacronismo

Iniciado por José D'Assunção Barros. Última resposta de Rafael Freitas 24 Set, 2013. 7 Respostas

Historiografia hegemônica no Brasil

Iniciado por Bruno Leal. Última resposta de Semíramis libonati 26 Fev, 2013. 13 Respostas

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Historiografias para adicionar comentários!

Comentário de horacio menezes gomes em 27 janeiro 2016 às 13:40

Sou estudante de História estou querendo abordar algo sobre a questão da lutas dos negros na ditadura militar (1970-1980)gostaria que pudesse enviar material, fontes e indicações de acervo que retratem esse assunto.Também, preciso de  indicações de revistas e jornais que abordem esse tema. Ficarei muito grato. Atenciosamente, Horácio Menezes

Comentário de Jéssika Lima Costa em 3 julho 2015 às 17:39

Boa noite,

 Acho essa temática muito importante para a discussão em Historia,visto que na graduação não há esta cadeira, pelo menos na minha faculdade.  

Comentário de Manuel Rolph Cabeceiras em 12 janeiro 2014 às 7:14

Minicurso na ANPUH-RJ: 011. GUERRA, IMPÉRIO E O LUGAR DO SABER HISTÓRICO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA (clicar ao lado, no título do minicurso, pra acessar página do CAFÉ HISTÓRIA sobre o tópico).

Comentário de João Roberto Laque em 16 dezembro 2012 às 12:17

Olá,
Permitam-me apresentar um livro eletrizante
sobre os Anos de Chumbo no Brasil.
http://guerrilhanobrasil.blogspot.com.br/
Abração

Comentário de maria nely dos santso em 10 março 2012 às 9:23

Tenho interesse em participar do grupo visto que estou lecionando Historiografia Brasileira na Universidade Federal de Sergipe

Comentário de Mauro Sergio em 29 março 2011 às 15:55

http://cafehistoria.ning.com/group/iconografia?xg_source=activity

 

a iconografia como fonte de pesquisa historica, participem pessoal, grupo novo...

abraços a todos!!!
Comentário de Diogo Nunes em 20 julho 2010 às 11:57
UM ATENTADO À MEMÓRIA [e à História] DO PAÍS

http://www.anpuh.org/site/capa

A ANPUH – Associação Nacional de História vem tornar público seu rechaço ao art. 967 do Projeto de Lei do Senado n. 166 que institui o novo Código do Processo Civil (Projeto de Lei nº 166), que foi apresentado em 8 de junho de 2010. Em total desrespeito ao direito de preservação da memória e das regras arquivísticas mais elementares, este artigo do projeto vem reforçar e dar margem a procedimentos que permitem apagar o passado. O texto restaura, na íntegra, o antigo artigo 1.215 do atual Código do Processo Civil, promulgado em 1973, que autorizava a eliminação completa dos autos findos e arquivados há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado". Em 1975, depois de ampla mobilização da comunidade nacional e internacional de historiadores e arquivistas, a vigência desse artigo foi suspensa pela Lei 6.246. Aprovada a atual proposta, estão novamente em risco milhares de processos cíveis: um prejuízo incalculável para a história do país, que já arca com perdas graves na área da Justiça do Trabalho, uma vez que a Lei 7.627, de 1987 (com o mesmo texto do artigo 967), tem autorizado a destruição de milhares de processos trabalhistas arquivados há mais de cinco anos. Além de grave agressão à História, a proposta também fere direitos constitucionais de acesso à informação e de produção de prova jurídica. Apelamos ao Presidente desta casa e aos senhores senadores para que não cometam mais esta agressão contra a história do país. Não é possível escrever a História sem documentação e esta não pode continuar sendo concebida pelo Estado brasileiro e por nossos representantes no Congresso Nacional como um estorvo, como um lixo para o qual se devem definir mecanismos de destruição periódica. Toda documentação tem valor histórico, todo documento interessa ao historiador, a concepção de que existem documentos que são em si mesmo interessantes para a história e outras não é, há muito tempo, uma visão ultrapassada em nossa área de atuação. Não podemos aceitar que fique a cargo de um juiz, que não tem formação na área de arquivística ou da historiografia, definir se um documento merece ser arquivado ou não, tem valor histórico ou não. Conclamamos a todas as instituições que se interessam pela defesa da memória do país que façam coro a este nosso protesto, para que este artigo possa ser retirado do corpo do projeto do novo Código do Processo Civil.
Comentário de Geuel Rabelo em 30 agosto 2009 às 14:50
achei interessante a existência deste grupo e creio que aqui aprenderei muito, pois sou leigo em história, mas aprecio o estudo. Paz!
Comentário de Diogo Nunes em 29 julho 2009 às 3:01
Comentário de Isabel Maria Ferreira Pinto Graz em 22 julho 2009 às 8:12
Olá!
Este ano estou a fazer a cadeira na Universidade "Teorias da Historiografia", por isso achei este grupo bastante interessante!
 

Membros (439)

 
 
 

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }