Olá pessoal! Tudo bem? Acredito que esse grupo está bem construído e não acho que ele fique parado, por isso darei o primeiro passo.... bom, gostaria primeiramente saber quais autores vocês recomendam que trabalham com a temática História Regional....

Bom, por enquanto é só isso... e vamos lá, fazer crescer!

Exibições: 188

Respostas a este tópico

Olá colegas, tudo bem?
Tenho pensado muito sobre o descaso com a história local e regional em diversos âmbitos.
O que mais tem me intrigado é a negligenciação de temáticas locais nas nossas salas de aula.
As crianças terminam o ensino médio sem conhecer sua própria história, muitas vezes sem ver sentido em pesquisar sobre qualquer temática história, pelo fato de sempre estudar a história dos outros e não sentir-se um sujeito histórico.
Gostaria que você discorresse um pouco sobre a importancia que o senhor atribui a abordagem de temáticas locais em salas de aula, e aos prejuísos que esta não abordagem pode causar.
Grata!
Professor Erivaldo Fagundes Neves

gostaria de uma ajuda quanto à referencias bibliográficas, 

afim de poder elaborar meu trabalho de pesquisa, alem de ser meu trabalho de monografia, sobre a historia de minha cidade: uma cidadezinha pequena (30 mil hab.) do interior de Minas Gerais, que também é muito recente, da década de 1960, e ainda, que tem seu povoamento em funçao do gigantesco Projeto de Irrigaçao do Jaiba.

Grato..
Olá, pessoal. Fico feliz em saber que existem pessoas em todos os lugares preocupados em valorizar a história da sua cidade. Bom, um livro importante para desenvolver conteúdo a cerca deste assunto é o da "SIMÕES, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidade". Dentre outros, espero ter contribuido com algo.

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }