Informação

História Local

Discutir as origens e desenvolvimento das teorias sobre História Local, assim como a dinâmica de suas relações com a macro história de uma sociedade, seja ela nacional ou não.

Membros: 130
Última atividade: 14 Nov, 2016

DEFESA DOS ARQUIVOS MUNICIPAIS FONTE DA HISTÓRIA LOCAL


Atualmente acusamos inúmeros crimes que são praticados pelos administradores municipais em nosso país. Uma política da mais profunda ignorância estabeleceu-se em nossas cidades onde documentos até seculares são comercializados como papeis velhos desfalcando o patrimônio histórico nacional, onde a “História Local” possuí sua origem.
Procuraremos a partir desta semana, levar aos nossos companheiros processos técnicos com o objetivo de conscientizá-los quanto à formação de um projeto local que poderá ser defendido nas inúmeras localidades de nosso país.
Começaremos com a inclusão de um documento publicado em “jusnavigandi” com o título de "Em defesa da gestão dos arquivos públicos municipais em tempos de globalização", de autoria de Ana Paula de Rezende e Regina Coeli Hosken de Souza.
Leia o documento.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História Local para adicionar comentários!

Comentário de Benedito Hider Albuquerque em 14 outubro 2016 às 18:49

Boa noite a todo/as!

Comentário de oazinguito ferreira da s. filho em 3 julho 2014 às 20:13

ATENÇÃO:

Uma mensagem de Adelaide Pereira Millán da Costa para todos os membros de História Local em Cafe Historia!

Caros colegas,

Venho noticiar que amanhã, entre as 10.00 e as 16.00 horas (hora de Portugal) será transmitido este seminário em streaming pela Universidade Aberta.

Podem participar. Basta seguir o link - http://www.uab.pt/web/guest/noticias/-/journal_content/56/10136/102....

Até breve,

Adelaide Costa

Visite História Local em:
http://cafehistoria.ning.com/groups/group/show?id=1980410%3AGroup%3...

Comentário de Natania Nogueira em 12 janeiro 2013 às 9:07

Colegas, fiz duas postagens no meu blog sobre Augusto dos Anjos, analisando alguns fragmentos que encontrei em periódicos de 1910 - 1915. Nada muito profundo, mas gostaria de compartilhar. Eles podem ser acessados clicando aqui e aqui.

Comentário de Natania Nogueira em 21 dezembro 2012 às 8:21

Colegas, no dia 19 de dezembro a Integração fez uma reportagem sobre a destruição do patrimônio arquitetônico em Leopoldina (MG). Escrevi um texto no meu blog sobre o assunto. Que tiver interesse o link é http://historiadoensino.blogspot.com.br/2012/12/preservacao-do-patr...

Comentário de Natania Nogueira em 28 abril 2012 às 21:07

Obrigada, Oazinbguito, mas acho que só iremos merecer parabéns quando esta situação mudar. Pior que parece tão simples, mas há tantas barreiras. Penso em entrar com um projeto para reedição do nosso livrinho, revisado, e oferecendo um curso de formação.

Comentário de oazinguito ferreira da s. filho em 28 abril 2012 às 18:20

Querida Natânia,

Sua denúncia procede. Hoje em nosso país a maioria das cidades não sabe exatamente o que estão comemorando. Perdem-se em suas datas comemorativas e não possuem referência pela deficiência no ensino de "história local", de pesquisa nos arquivos "silenciosos" e muitas vezes esfacelados pela desorganização administrativa, ou por culpa de administradores que não consideram o histórico da cidade, principalmente legisladores muitas vezes desprovidos de formação ou qualificação para conhecer o básico no processual histórico das regionalidades.

Hoje em Petrópolis, comemoramos na data de São Pedro Apóstolo o dia do padroeiro da cidade, quando o padroeiro é São Pedro de Alcântara; por muito tempo a data referenciada como comemorativa no município consolidava-se na data da chegada dos colonos alemães, quando o 16 de março seria o da lavra em documento da mordomia da autorização para que se erguesse o povoado, cuja comemoração somente passou a ocorrer há poucas décadas oficialmente, após uma longa batalha dos historiógrafos locais.

Assim caminha nosso país desconhecendo o básico em suas raízes históricas locais e regionais em seus pouco mais de cinco mil municipalidades.

Parabéns ao “município” de Leopoldina, parabéns Natânia.

Oazinguito Ferreira

Comentário de Natania Nogueira em 28 abril 2012 às 11:28

Amigos, ontem foi aniversário do meu município e eu fiz um questionamento acerca do conhecimento (ou desconhecimento) sobre a história local. Dia 27 de abril... você sabe realmente o que Leopoldina está comemorando? http://bit.ly/JHUnAd

Comentário de Natania Nogueira em 13 novembro 2011 às 9:01

Demorou, mas saiu! É um artigo que eu escrevi, baseado na experiência que tivemos com ensino de história local em Leopoldina (MG). Pena que não teve ainda a continuidade que merecia. Mas políticos são pessoas difíceis de se lidar. http://historiadoensino.blogsp ot.com/2011/11/artigo-publiicad o-na-revista-polyphonia.html

 

Comentário de oazinguito ferreira da s. filho em 26 julho 2011 às 7:46

"Havia, também, naturalmente, os mendigos e errantes; todos, entretanto, sentiam-se, em primeiro lugar, cidadãos de suas cidades e províncias natais — de Dijon e Borgúndia, de Amiens e Picardia, de Nïmes e Languedoc, de Aix e Provença,
de Saint-Brieuc e Bretanha — e só depois eram franceses (...)"
GOUBERT, Pierre. Local History. l N: Historical St udies Today. Ed. by Felix Gilbert and Stephen R. Graubard. N.Y. Norton & Co., 1972.
Comentário de Elisana Reis da Silva em 23 junho 2011 às 22:58

Parabéns Natânia, precisamos de mais iniciativas como a sua!

Abraços

 

Membros (130)

 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }