O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Informação

História e Música

Espaço para discutirmos a relação entre História e Música

Membros: 837
Última atividade: 29 Ago, 2016

Fórum de discussão

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de História e Música para adicionar comentários!

Comentário de Thiago Pach em 9 outubro 2015 às 0:31
Olá, galera!!!

Tô com um novo trabalho influenciado pelo batuque das rodas de samba e pela diversidade dos ritmos brasileiros. Estou em um processo de comunicação musical me preparando para o meu mais novo álbum intitulado 'Canto de Aruanda'. Me visitem no www.thiagopach.com e se cadastrem lá!

Um super abraço!
Comentário de Alvaro L.R.S. Carlini em 9 agosto 2014 às 17:59

Edimilson Kober:

Você não precisa não tocar instrumento algum para utilizar noções de Música em aulas de História.

Para ser mais proveitoso será imprescindível que você invista em você mesmo, buscando conhecer elementos básicos que te possibilitarão a compreensão/ensino aos seus alunos. Sugiro que você busque entender algo sobre som/silêncio/pulso/ritmo (elementos primeiros constitutivos da música) e sobre sua manipulação formal-musical. Algo que te explique a estrutura e o funcionamento de termos como coral, como sinfonia, como sonata, como madrigal, como poema sinfônico, como prelúdio/toccatta/fantasia, entre diversos outros.

Busque entendê-los contextualizando com seus contextos histórico-sociais.

Creio que será um excelente início para você e seus alunos.

Saudações,

Comentário de José Edimilson Kober em 9 agosto 2014 às 14:23

Não sei tocar nenhum instrumento como posso utilizar a música nas aulas de História? Quem pode me ajudar? http://historia21contemporanea.blogspot.com.br/

Comentário de Pablo Michel Magalhães em 24 março 2013 às 9:52

O Historiante está em busca de novos autores/colaboradores. Você que cursa história ou que já é historiador(a), faça já sua inscrição.

Historiante tem por objetivo democratizar o conhecimento histórico, utilizando-se de uma linguagem leve e acessível para o público em geral, focando em estudantes e professores do ensino fundamental e médio, porém, com um rigor teórico acadêmico que garante a qualidade dos textos.

http://ohistoriante.com.br/selecao-historiante.htm

Comentário de Pablo Michel Magalhães em 24 março 2013 às 9:47

O Historiante está em busca de novos autores/colaboradores. Você que cursa história ou que já é historiador(a), faça já sua inscrição.

Historiante tem por objetivo democratizar o conhecimento histórico, utilizando-se de uma linguagem leve e acessível para o público em geral, focando em estudantes e professores do ensino fundamental e médio, porém, com um rigor teórico acadêmico que garante a qualidade dos textos.

http://ohistoriante.com.br/selecao-historiante.htm

Comentário de Ana Carolina em 23 janeiro 2013 às 20:38

A música e a História estão intimamente ligadas, por isto é difícil achar um recorte temporal....mas é muito interessante!!! Vale a pena pesquisar.

Comentário de Hiuri Pereira das Mercês Brito em 9 janeiro 2013 às 0:06

Olá pessoal do CH!!

Eu estava querendo algumas dicas de livros ou de fontes mais abrangentes sobre a história do rock e do heavy metal, sem estarem presas a determinado recorte temporal, determinado local, banda ou artista!!

Quem puder ajudar, ficarei agradecido imensamente!!

Comentário de Nilton Francisco de Oliveira em 6 dezembro 2012 às 22:25

Ola Ana, não sei se isso pode somar em seus conhecimentos, tem um livro muito bom que alem de contar a história dos DJs no Brasil conta um pouco sobre como era as reações das pessoas nos bailes, tem uma importância histórica os registros desse livro que se chama Todo Dj Ja Sambou da autora Claudia Assef 

Comentário de Ana Carolina em 6 dezembro 2012 às 18:34

 olá, estou lendo "História e música" de Marcos Napolitano, Fala sobre a popularização da música, muito interesante, gostaria de ter mais sugestões de leitura, alguém pode me auxiliar? Obrigada.

 

Comentário de Christian David Machado em 25 novembro 2012 às 18:08
 

Membros (832)

 
 
 

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }