Cafe Historia

A Sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

Amigos,
Moro em Maceió e faço licenciatura em História. Penso em fazer uam pós em estudos africanos, mas parece que apesar da lei ser de 2006, algumas escolas não ensinam História e muito menos Geografia africana. Será que o assunto já está esgotado? Se não há mais campo para um professor com pós em estudos africanos, faria uam pós em que área?
Por favor, opinem.

Tags: 2006, africanos, de, estudos, lei

Compartilhar Twitter

Responder esta

Respostas a este tópico

Simone,
Há muito campo para a História da África pois, alem de o assunto estar longe de ser esgotado - a maioria das obras data da pós-colonização - uma ínfima minoria buscou se especializar na área, uma vez que a lei foi sancionada ainda em 2003, mas só o ano passado o assunto voltou a tona com mais firmeza, pois agora as universidades são obrigadas a instituir a disciplina em suas grades curriculares. A minha universidade mesmo só vai incluir a Historia da Africa a partir do ano que vem, e olha que eu entrei no curso em 2004, um ano depois da lei.
Concluo minha pos em Historia da Africa em novembro e ja estou me preparando para o mestrado na mesma linha!
Um abraço.

Responder esta

Agradeço muito a sua resposta, Thammy!

Responder esta

uma boa e vc fazer Historia e Cultura Afro-Brasileira e Áfricana, vc pode começar a conhecer alguns historiadores que escrevem esses assuntos,Andenson Ribeiro Oliva:A historia da África nos bancos escolares, Manuel Maria Difuila:A Historiografia da História da África, Mary Del Priori:Ancestrais, uma intriodução á historia da África

Responder esta

Poxa, Frank, muito obrigada, mesmooooooooooo!!!!
Você me deu coragem e quando for grande quero ser igual a você,kkkkkkk
Simone Lessa

Responder esta

Estou terminando o curso de pós-graduação em História das Culturas Afro-brasileiras, pela FTC a distancia, o curso é bom, e vc conhece pessoas de várias partes do Brasil, o curso tem DVD, acesso pela internet e apostilas, com tutor e prova presencial, dê uma olhada no site da instituição que é da Bahia na seção curso a distância http://www.ead.ftc.br/pos/c_educacao_historia_cult_afro.php, um grande abraço e boa sorte.

Responder esta

Valter,
Que coisa...estudo na FTC/Ead,kkkkk
Veja bem, estou na licenciatura de História e claro, conheço a grade da pós da FTC. Agradeço muito você ter me falado sobre. Na verdade, minha dúvida não [e onde fazer mas, se devo fazer, se existe campo, entende?
Comecei ontem, meu estágio da faculdade nuam escola estadual. Graças a Deus, peguei uma porfessora nova e muito legal. De cara, ela falou "Simone, primeiro termina o curso, faz concurso pra o Estado/Munípio e depois veja isso de pós, pois não temos a valorização pelos cursos, infelizmente.
Gostaria que você comentasse isso tambem comigo.
Um grande abraço,
Simone

Responder esta

Bom, sei que é um pouco longe de Maceió, mas aproveito para comunicar que a Pós-Graduação Lato Senso (Especialização) em História Afrobrasileira na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), encontra-se com as inscrições abertas. Com coordenação da Professora Drª. Adriana Pereira Campos
Contato: PROESP: (27) 40092524/40097651/e-mail:proesp_cchn_ufes@yahoo.com.br

Philipi Alves =)

Responder esta

Philipi,
Antes de mais nada, agradeço sua resposta e atenção!
Bem , ainda estou no 4º período em Ead, o que corresponde ao meio do curso de licenciatura presencial.
Agradeço muito a sua informação e pederia pra você postar também está informação no grupo sobre pesquisas.
Simone

Responder esta

RSS

Cinehistória

ABRAÇO PARTIDO

Ariel (Daniel Hendler) é um jovem de vinte e poucos anos, que largou a faculdade e ainda vive às custas da mãe (Adriana Aizemberg). Sua vida gira basicamente em torno de dois locais: a loja de lingeries de sua mãe e o cybercafe local, onde costuma encontrar sua namorada.

Ariel sempre estranhou o fato de nem sua mãe nem seu irmão falarem sobre seu pai, que nos anos 70 partiu para lutar na Guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais retornou. Com a crise econômica instalada na Argentina, que força o fechamento de várias lojas tradicionais no bairro onde está a loja de sua mãe, os amigos de Ariel sonham em conseguir a cidadania européia e partir do país em busca de emprego. Ariel também tem este sonho, mas cada vez mais alimenta o desejo de conhecer seu pai e também a verdade sobre seu afastamento da família.

"El Abrazo Partido", filme argentino de 2004 fez bastante sucesso aqui no Brasil. No fundo, sua trama gira em torno de Ariel, que não consegue aceitar o fato do pai tê-lo abandonado para ir lutar na guerra do Yom-Kippur. Essa rejeição à figura paterna também fica explícita no pouco conhecimento que Ariel tem do judaísmo. Face à crise que se abate sobre a economia de seu país, Ariel decide batalhar pelo passaporte polonês (seus avós eram poloneses) e, dessa forma, ter a possibilidade de entrar na Europa e viver com um seguro-desemprego.

Membros

• Maria do Socorro Mafra de Andrad
  • Lisete Silveira
  • Bruno Leal
  • Ademar Queiroz Ferreira
  • Marcos Davi Duarte da Cunha
  • Jose Flavio de Araújo
  • Beatriz de Aguiar Hanssen
  • Guida Linhares
  • Jorge Carvalho do Nascimento
  • Rodrigo Martins
  • Marcos Aurélio da Rocha
  • Rosane Scandolara Zeferino
  • gustavo leffa lumertz
  • Julio eIsaCosta
  • Denise Oliveira

Eventos

Badge

Carregando...

© 2010   Criado por Bruno Leal no Ning.   Crie uma Rede do Ning!

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo