Estudos sobre História Oral

Informação

Estudos sobre História Oral

Grupo criado com o intuito de discutir a utilização de depoimentos orais em pesquisas historiográficas.

Membros: 297
Última atividade: 12 Jan

Fórum de discussão

será a história oral apenas uma metodologia?

Iniciado por Marcus Paulo. Última resposta de Guilherme José Motta Faria 8 Jan. 8 Respostas

O vocẽs acham da história oral ser fonte de pesquisa?

Iniciado por Francisco Sérgio Sousa Miranda. Última resposta de Bruno Leal 18 Maio, 2015. 3 Respostas

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Estudos sobre História Oral para adicionar comentários!

Comentário de Guilherme José Motta Faria em 8 janeiro 2017 às 15:06

Acredito que a História Oral é uma importante ferramenta metodológica que nos permite ampliar o leque de narrativas/olhares sobre um determinado período da História. Tenho dialogado bastante com a História Oral nos meus trabalhos acadêmicos. Estudo as Escolas de Samba do Rio de Janeiro em suas relações com os campos da Cultura e da Política. Realizei diversas entrevistas com membros da Velha Guarda da Portela e do Salgueiro, além de professores e pesquisadores sobre Carnaval e pude utilizar esse material como uma das fontes de análise da minha dissertação e da Tese. Sou um adepto e defensor dessa possibilidade metodológica. 

Comentário de MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS em 4 janeiro 2016 às 11:54

oi!

Comentário de Alessandra Bertão Ribas em 4 janeiro 2016 às 10:47

A fonte oral pode acrescentar uma dimensão viva, trazendo  perspectivas à historiografia, pois o historiador,tem a necessidade  de documentar variar documentos, não apenas os escritos. Vale mostrar aqui a evolução de uma prática importante que compõe parte da historiografia contemporânea. Assim, o objetivo  é esclarecer algumas dúvidas acerca do uso da oralidade como fonte e trazer a visão e as vantagens descritas por alguns historiadores.

Comentário de Sara Suliman em 5 novembro 2015 às 17:16

Olá!! Tudo bem com todos e todas?
Particularmente, gosto de trabalhar com História Oral, já realizei alguns trabalhos durante a graduação. Mas, atualmente, a experiência mais legal que estou vivenciando é a orientação de monografias de alunos do curso de História, de uma faculdade particular na cidade de Ananindeua- Pará, que estão trabalhando com História Oral para recompor a memória de grupos sociais de uma cidade do interior do Estado chamada Ipixuna do Pará. Deste modo, percebo que a História Oral vai além de uma metodologia, ela nos possibilita construir nossos documentos e dialogar abertamente com nossas fontes. Esse processo é enriquecedor e transformador.  

Abraços!


  

Comentário de Tania Regina Angioletti Serpa em 22 setembro 2015 às 11:08

A  apresentação  proposta de meu presente trabalho teve por objetivo pesquisar 
discutir a respeito da produção e conservação da História Oral. Uma
metodologia no campo da história que proporciona ao historiador e
pesquisador um elevado respeito pelo conhecimento dos indivíduos
como um todo!!

Comentário de Ary Albuquerque Cavalcanti Junio em 24 janeiro 2015 às 19:21

Trabalhar com história oral é estar atento (a) às relações de poder presente nos discursos bem como sua subjetividade. Contudo, a encaro e utilizo como uma ferramenta importante na construção histórica.

Comentário de Francisco Sérgio Sousa Miranda em 4 novembro 2014 às 13:21

MEU TRABALHO FOI FEITO SOBRE HISTÓRIA ORAL, POIS ACHO MUITO IMPORTANTE, SÃO AS FONTES ORAIS QUE CONSTRÓI, A HISTÓRIA.

Comentário de Fabio Alves Jorge em 28 outubro 2014 às 21:51

Estou fazendo um trabalho do PIBID e vou usar fontes orais e estou um pouco apreensivo pois nunca fiz algo igual, se alguem tiver algo a compartilhar que possa me ajudar ou alguma leitura a indicar eu agradeço!

Comentário de Kelton Misael Silva Nogueira em 7 outubro 2014 às 8:27

Olá, eu estou realizando uma pesquisa de término de curso de história bacharelado e tenho como desafio trabalhar com História Oral. Meu tema diz respeito aos sujeitos de uma Delegacia de Menor, bem como a questão da Delinqëncia Juvenil, mesmo já fazendo algumas entrevista temo não saber trabalhar com as técnicas da história oral em sua metodolgia. Isto é como deve ser aplicada de forma correta? Como selecioná-la? Como analisá-la? Interpretá-las? Enfim, preciso de ajuda com material para leituras ou indicações. Se não não dizer que a história Oral que desenvolvo não passa de meras fofofcas...Rsrs

Comentário de Bruna Garcia em 17 abril 2013 às 12:25

Minha monografia foi toda voltada pra História Oral. Tanto a metodologia em si, quanto as fontes! Pra mim, ela é muito mais que uma metodologia e uma disciplina.. Ela tem legitimidade suficiente pra ser considerada como tal! Respondeu todos os meus questionamentos, e me fez enxergar que a História é feita por pessoas, e não somente por teorias e metodologias dentro da acadêmia..! Ela faz com que a disciplina histórica se torne mais humana.. E é isso que mais me chama a atenção.. Alguém interessado em trocar uma ideia sobre esse assunto, é só me add.. :)

 

Membros (297)

 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }