HISTÓRIA DO DIREITO RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

Informação

HISTÓRIA DO DIREITO RELAÇÃO COM A SOCIEDADE

O Direito está diretamente relacionado com a História da sociedade, como é analisado o comportamento das pessoas pela ótica das legislações, sejam elas através de custumes sociais, ou ordenamentos jurídicos complexos.

Membros: 13
Última atividade: 2 Mar

Questão Central as Normas são Insuficientes, ou seja ,brandas demais, ou os valores sociais que se perderam ao longo do tempo, se é que um dia eles existiram verdadeiramente.

Convido a todos, para debater essa questão que me atenta e me faz pensar nesse mundo em que vivemos. Trago o debate para a realidade do Brasil que é a que conhecemos melhor. No Direito aprendemos qual norma se encaixa em determinado crime, ou seja qual é a tipificação adequada para atingir a pretensão do Estado. "O Direito de Punir". Esse Direito de "castigar" alguém, nem sempre foi do chamado Estado, antes era atravez da autocomposição, que nada era do que resolver os conflitos de maneira primitiva e desordenada. Agora vem minha indagação, será que quando o Estado avocou para si esse Direito de decidir o que é errado, e qual a maneira certa de demonstrar isso?

A sociedade fica indignada quando alguém comete algum crime que choca a todos. É engraçado, como as vezes isso pode mudar. Vejam só antigamente por exemplo, o Estado punia no chamado cadafalso, e eram feitas torturas absurdas com esses supostos criminosos, e o mais intrigante que era na frente de todos, em praça pública. O estado queria com isso mostrar, olha estão vendo o que acontece com quem comete ilícitos. Em tese era para a população, como muito se faz hoje, esbravejar, ofender essa pessoa, querer o pior; não é assim que falamos? Só que como as torturas era tão fortes, as pessoas acabavam sentindo pena, e não ódio que em tese é o normal. Estranho? Também acho. Depois desse breve relato, volto a perguntar: são valores de uma sociedade ainda que hipócrita que se foram, ou nossas normas são sensíveis demais para a realidade que vivemos?

Fórum de discussão

Qual a relação do Direito com a religião? Existe tal relação? Escrevi este artigo sobre o casamento homoafetivo, pois tem gerado grandes debates envolvendo os dois institutos. Abraço a todos.

Iniciado por Lucas Antonio P.Q. Cambiaghi 14 Jun, 2013. 0 Respostas

Desde a promulgação da nossa Constituição Federal os legisladores brasileiros vêm reformulando-a e melhorando-a com o passar do tempo, buscando adequar o máximo possível à letra fria da lei com a…Continuar

Questão Central as Normas são Insuficientes, ou seja ,brandas demais, ou os valores sociais que se perderam ao longo do tempo, se é que um dia eles existiram verdadeiramente

Iniciado por Lucas Antonio P.Q. Cambiaghi 29 Set, 2011. 0 Respostas

Convido a todos, para debater essa questão que me atenta e me faz pensar nesse mundo em que vivemos. Trago o debate para a realidade do Brasil que é a que conhecemos melhor. No Direito aprendemos…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de HISTÓRIA DO DIREITO RELAÇÃO COM A SOCIEDADE para adicionar comentários!

Comentário de Lucas Antonio P.Q. Cambiaghi em 3 fevereiro 2012 às 10:41

Todo colaboração é muito bem vinda Carlos, debates sempre levam ao crescimento pessoal! Grande abraço. Peço desculpas por não estar tão ativo neste grupo, mas em breve conversaremos!!1

Comentário de Carlos em 14 janeiro 2012 às 22:51

Recem aceito no grupo, espero dar a minha colaboracao, embora nao sendo da area de Direito a minha formacoa profissional.

 

Membros (13)

 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Não pare na pista

Chega aos cinemas brasileiros o aguardado filme cinebiografia de Paulo Coelho, "Não pare na pista -  a melhor história de Paulo Coelho", dirigido por Daniel Augusto. 

Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960 (período em que é vivido pelo ator Ravel Andrade); a idade adulta, nos anos 1980 (Júlio Andrade); e a maturidade, em 2013, quando refaz o Caminho de Santiago (Júlio Andrade, maquiado). Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como os traumas, a relação com as drogas e a religião, sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

café história acadêmico

Ensino de História: Confira o artigo “A guerra das narrativas: debates e ilusões em torno do ensino de História”, da historiadora Christian Laville, da Universidade Lava, Quebec. Resumo: Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade. No entanto, quando o ensino da história é questionado nos debates públicos, é sempre com referência a esse tipo de narrativa: embora não fazendo mais parte dos programas, esse continua sendo o único objeto dos debates. Este artigo dá inúmeros exemplos atuais de tais debates, antes de concluir que são provavelmente vãos e que as pessoas se iludem sobre os efeitos reais da história ensinada. Alguns exemplos também são dados a esse respeito. Clique aqui para acessar.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }