Bom dia caros leitores .
Este Tópico destina-se aos livros que embora contenham partes inspiradas das Escrituras judaicas ,nao permaneceram imunes ao passar dos tempos e assimilaram partes menos inspiradas (esótericas e outras )por isso eu as catalogo neste grupo .
Servem como estudo e nao como guia .
Cumprimentos
Tags:
Permalink Responder até joaquim schieder da silva em 26 outubro 2012 at 8:54
[Novo post] A Função dos Anjos no Livro do Profeta Daniel
Newsletter | 14:14
Antworten ▼
"Revista Virtual Herança Judaica" Bereinigung planen
An jofragosi@hotmail.de
Respond to this post by replying above this line
Novo post em Revista Virtual Herança Judaica
A Função dos Anjos no Livro do Profeta Daniel
by herancajudaica
No livro de Daniel, a “palavra de Hashem” nunca é dada diretamente como é o caso nas profecias clássicas. Essa é uma das razões por que estudiosos de Daniel algumas vezes hesitam em indicar o escritor do livro como um profeta. Em disso, D’us geralmente usa intermediários. Embora o próprio Daniel interpreta os sonhos de Nabucodonosor e Belsazar, agentes espirituais atuam como intérpretes nos capítulos 7 a 12. Na maioria das vezes, o anjo intérprete no livro de Daniel é Gabriel. (O angelus interpres é também encontrado em outros documentos bíblicos classificados como “apocalípticos”). É esse uso de intermediários que tem levado estudiosos da literatura exemplificada pelo livro de Daniel a falarem do D’us transcendente e distante na “apocalíptica”.
Na cena do julgamento, no capítulo 7, o “Ancião de Dias” está rodeado por miríades de seres celestiais (7:10). Conselhos celestiais semelhantes estão reunidos ao redor de D’us em M’lakhim Alef/I Reis 22:19 e Iyov/Jó 02:01.
A atividade dos anjos no Tanach é provavelmente mais proeminente em Daniel. Um anjo protege Daniel na cova dos leões (6:22) e, na mente de Nabucodonosor, aquele “semelhante a um filho dos deuses” é um anjo enviado por D’us para livrar seus servos da fornalha ardente (3:25,28). “Um guardião, um santo” desce dos Céus no sonho de Nabucodonosor e revela o futuro imediato do rei (4:13). A sentença é proferida sobre o mesmo rei “por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos” (04:17).
Um espectador celestial interpreta o sonho do capítulo 7 (7:16). Gabriel explica a visão do capítulo 8, vem oferecer sabedoria e entendimento da visão no capítulo 9, e explica o que irá acontecer ao povo de Daniel no futuro (8:16; 10:14). Daniel ouve dois seres celestiais conversando em 8:13 e 14 e contempla a aparência brilhante de um “homem vestido de linho” (10:05 a 09).
O profeta é informado de que Miguel (“um dos principais príncipes”) e outro ser celestial (provavelmente Gabriel) estão envolvidos numa controvérsia com supostos príncipes angélicos da Pérsia e da Grécia (10:13 a 21; 12:01). Aqui, Daniel tem um vislumbre do combate celestial entre poderes da luz e das trevas, um combate que tem um correspondente nas lutas históricas na terra. O livro é excepcional em atribuir importância específica a anjos individuais.
Fonte: adaptado de Estudos sobre Daniel, Origem, Unidade e Relevância Profética – Editor Frank B. Holbrook, 2009, UNASPRES, pág. 41, autor: Authur J. Ferch
herancajudaica | 26 de outubro de 2012 às 10:14 | Tags: Ancião de Dias, anjos, Belsazar, filho dos deuses, Gabriel, HaShem, M'lakhim, Miguel, miríades, Nabucodonosor, Tanach | Categorias: הנביא דניאל O Profeta Dani'el | URL: http://wp.me/p1mrk6-vm
Comentário Ver todos os comentários
Permalink Responder até joaquim schieder da silva em 21 novembro 2012 at 13:22
Boa noite,caros leitores
Tenho recebido regularmente artigos da Revista "Heranca Judaica" e que tenho partilhado convosco por achar que sao confiáveis, e o sao nao sua maior parte ,mas recebi um sobre a Cabala que me desapontou e nao tenho mais vontade de partilhar ensinamentos que andam para a esquerda e para a direita como se isso normal fosse.
Quero lembrar de que a Cabala contém partes esótericas muito fortes que nao combinam com o evangelho que o Senhor Jesus Cristo nos deu ,por isso nao devemos seja em que proporcao for aceitar ensinamentos deste livro .
Cumprimentos
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
O Grande Gatsby
Está em cartaz nos cinemas brasileiros a mais nova adaptação do celebrado romance do autor americano F. Scott Fitzgerald. A obra destaca-se por ser fiel ao romance - mantendo falas originais - e, ao mesmo tempo, quebrando a ortodoxia musical da época, ao juntar hip-hop ao jazz do início do século XX. Na parte visual, um desfile de cores e tomadas.
Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por