Informação

Guerra do Paraguai

Membros: 22
Última atividade: 20 Dez, 2016

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Guerra do Paraguai para adicionar comentários!

Comentário de Fernando da Silva Rodrigues em 18 fevereiro 2016 às 12:10
Comentário de Fernando da Silva Rodrigues em 18 fevereiro 2016 às 12:09

Este livro traz a público o resultado do trabalho de pesquisadores brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios, e é o resultado de um recente aumento de interesse pela história militar e pela Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). Seus autores investigam com profundidade variados aspectos do conflito, recorrendo à bibliografia historiográfica consagrada, mas principalmente à memorialística e às fontes documentais que se encontram em diversos arquivos públicos e privados. O intuito dos trabalhos foi o de preencher lacunas e superar contradições, imprecisões e mitos que ainda persistem em relação ao assunto e que dificultam a compreensão desse fato histórico comum aos quatro países vizinhos na América do Sul, que atualmente ainda buscam caminhos de integração. Os trabalhos que compõem este livro incluem um amplo leque de temas e de abordagens, que vão desde os aspectos políticos e estratégicos da guerra, às questões das pensões devidas aos voluntários da pátria desmobilizados, passando pela tecnologia e a doutrina militar, a condução das operações, o papel da imprensa na guerra, a participação de crianças nos exércitos, a iconografia e as comemorações pelo término da guerra na Corte do Rio de Janeiro. Os autores incluem historiadores já consagrados, novos pesquisadores e militares profissionais. A participação de autores de outros países envolvidos na Guerra da Tríplice Aliança oferece aos leitores perspectivas pouco exploradas na literatura disponível no Brasil. Essa diversidade faz da obra um manancial de informações e interpretações capaz de atender às demandas de historiadores dedicados à pesquisa sobre a política brasileira na bacia do Prata no século XIX, historiadores interessados no estudo das operações militares e das instituições armadas, militares profissionais e público em geral.

Comentário de Fernando da Silva Rodrigues em 18 fevereiro 2016 às 12:09

Comentário de Bruno Leal em 10 janeiro 2016 às 14:47

Oi, Hermano. E aí, o que acha de criar o primeiro fórum do grupo?

Comentário de Antonio Victor Varro Castanhola em 14 março 2011 às 19:57
Finalizando: acredito que o grande vencedor, ou melhor, vencedora, foi a Inglaterra, que se viu livre de qualquer balizamento frances, fortalecida assim com a manutenção de sua egemonia.
Comentário de Antonio Victor Varro Castanhola em 14 março 2011 às 19:52
A Guerra com o Paraguai, foi na verdade um conflito financiado pela Inglaterra, com o fito de manter sua influência política-econômica-cultural na América do Sul, que estava sendo ameçada pelo desenvolvimento paraguaio - inclusive industrial -, sob bases francesas. Sabe-se que, Solano Lopes, possuia até mesmo uma industria bélica com know-how da França, inclusive fundindo canhões, enquanto que a Triplice Aliança, salvo melhor juízo, praticamente tudo importava, somente fornecendo materia prima sem qualquer valor econômico agregado - unicamente extração e remessa ao centro produtor. 
Comentário de valter ferraz em 3 março 2011 às 10:24

Creio que não houve vencedores. A extensa bibliografia sobre o assunto revela que todos os participantes da Maldita Guerra saíram perdedores. Milhares de vidas, uma dívida astronômica, economias destroçadas foi o saldo.

Embora se fale muito que o Paraguai foi massacrado é preciso entender que numa guerra todos os envolvidos pagam o preço pela escolha do caminho das armas. A população civil, principalmente é a grande vítima dos desatinos de seus governantes.

Comentário de jose g. flavio em 2 março 2011 às 10:12

        Que a guerra do Paraguai,foi uma carnificina para os paraguaios e consequentemente cuminou com a destruiçao da prosperidade e com busca da supremacia no cone sul é fato,porem,por outro lado tanto o Brasil como a Argentina e mesmo o Uruguai em menor escala,tiveram um certo retrocesso em seu desenvolvimento em função do fato.

         Então pergunto aos elementos desse grupo,quem afinal foi o vitorioso na guerra do Paraguai,se Solano Lopes juntamente com seu pais foi destruido,no que compete ao Brasil sobrou apenas uma grande divida a ser paga para a Inglaterra,a Argentina na mesma situação do Brasil ficou lambendo suas feridas e o Uruguai condquistou sua independencia,teria sido esse o grande vencedor da guerra do Paraguai ?

 

Membros (22)

 
 
 

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }