Os dados de hoje são unânimes em apontar o Flamengo como clube detentor da maior torcida do mundo. O que na História do clube pode explicar isso?

Muitos se referem a grande fase atravessada pelo futebol na década de 1980, mas parece que antes mesmo disso o time já era popular. Tenho informações de que o time, em seu primórdios, ao contrário dos outros times, treinava na rua, o que trouxe desde cedo o público popular para próximo dele. Será que isso procede?

Tags: esporte, flamengo

Exibições: 0

Respostas a este tópico

Excelente idéia: eis um bom tópico de pesquisa. A paixão pelo clube pode não estar relacionada com o futebol. Eu escolhi torcer pelo Flamengo aos 7 anos de vida quando não sabia o que era futebol, não conhecia as cores do time, nem a dos adversários. A minha escolha deveu-se ao próprio nome: Flamengo.
Interessante o ponto de vista, Domitila. Mas eu diria que a adesão ao clube é mesmo um fator de paixão. O que explica como se deu as condições desta paixão, aí sim entram estas questões, como a aproximação dos populares desde o início.

Futebol, mais até do que qualquer outro esporte, é extremamente passional.

Algumas outras variáveis que podemos considerar: marketing, a "geração Zico" ,o Rio de Janeiro como cidade irradiadora de cultura e projeto político do clube, dentre outros.

Você pensa em mais alguns?
Só narrei minha escolha individual porque não me ocorre nenhuma outra. Vale a pesquisa, acho tuas idéias muito boas. Você conhece o curso oferecido pelo professor Bernardo Buarque na UFRJ "História Social do Futebol"?
Não conheço. Mas pode ser um ótimo contato. Vou tentar entrar em contato com ele e convidá-lo para o Café História.

Conheço o Núcelo de Sociologia do Futebol que existe na UERJ.
bruno,

o Flamengo, logo após a fundação do departamento futebol em 1912 (departamento de esportes terrestres, senão me engano), treinava na praia do Russel (onde hoje é o aterro da Glória) aproximando a torcida ou mesmo apenas os simpatizantes, que mediante aquele contato acabavam sendo 'convertidos' ao flamengo, dos jogadores e assim do clube. Dado como filhote do departamento de futebol do Fluminense, o Flamengo tornou-se a alternativa popular ao clube fechado da zona sul que era o FFC, atraindo os apaixonados por futebol, que na situação de não sócios do clube das laranjeiras não sentiam-se tão ligados assim ao clube.

Por exemplo, assim como o Bangu cresceu muito em sua fundação por estar localizado próximo a Fábrica de Tecidos Bangu, angariando trabalhadores e moradores a torcida do alvi-rubro suburbano. Mas após a falência da indústria, viu reduzida a sua área de influência.
sobre o nascimento da paixão rubro negra, é referência a minha primeira lembrança de futebol. Flamengo 3, Botafogo 0. Na final do brasileiro de 92. resumindo, sou um flamenguista mal-acostumado.

o curso do Prof. Bernardo é muito bom mesmo, já tive oportunidade de assistir algumas aulas e recomendo.
Bruno, aí vai a contribuição de uma mãe sobrecarregada que trabalha e estuda mas, mesmo sem entender as regras do futebol, aprecia uma bela partida. Sobre a geração gloriosa dos anos 1980, registro a paixão do meu filho pelo time: nascido em 1986 só encontrou sofrimento durante anos, sem jamais ter abandonado a "nação". Essa portanto é uma explicação insuficiente. Quanto ao texto que se segue: bon appétit!

O descobrimento do futebol, de Bernardo Buarque de Hollanda.
Editora Biblioteca Nacional, 319 páginas. R$ 20

por Joel Macedo

Em sua estréia, o historiador Bernardo Buarque de Hollanda persegue a trilha que transformou o futebol em esporte popular e paixão nacional, concluindo que a adesão dos intelectuais modernistas de São Paulo e dos regionalistas radicados no Rio, nas décadas de 30 e 40, foi decisiva para a metamorfose. O livro reúne o mais dionisíaco da cultura brasileira: modernismo, música popular e futebol. Personagens da vida carioca como Pixinguinha, Noel Rosa, Graciliano Ramos e Ary Barroso aparecem na pesquisa que, em linguagem acadêmica leve, como convém ao tema, se concentra no projeto modernista de construção de símbolos nacionais que colocava o futebol no terreno da cultura popular, via Mário e Oswald de Andrade, de um lado, e Gilberto Freyre e José Lins do Rego, do outro.
Para estes autores, imbuídos do espírito de brasilidade, crescia a idéia de que, através do futebol, o país podia ser inscrito naquilo que Mário de Andrade chamava de o concerto das nações. O descobrimento do futebol pelos modernistas acontece com o advento do profissionalismo no esporte, nos anos 30, que introduziu os jogadores negros. Com o trio Leônidas da Silva (o inventor da bicicleta), Domingos da Guia e Fausto, a Maravilha Negra, ídolo máximo de Noel (todos da seleção e do Flamengo), o elemento da ginga e da dança é enxergado como componente, identificando-se no futebol o homo ludens, autêntico e espontâneo, já reconhecido no samba e no folclore. Da Guia chegou a admitir que o fato de ser “bom de baile” ajudava nos seus dribles em campo.
Como demonstra o autor, esta visão adquiriu agressividade por intermédio de Lins do Rego em suas crônicas no “Jornal dos Sports” e também nos ensaios de Freyre, curiosamente, autor da expressão futebol-arte, e prefaciador de um livro-chave, “O negro no futebol brasileiro”, de Mário Filho, seleção de textos publicados no GLOBO a partir de 1942. O marco zero da obra polêmica deste dublê de jornalista e animador da cultura popular emergente foi a Copa de 1938, na França, a primeira a ser irradiada e na qual nossa seleção chegou em terceiro, tendo Leônidas como artilheiro.

PARADIGMA LANÇADO POR MÁRIO FILHO É QUESTIONADO

Bernardo discute a obra de Mário Filho, segundo a qual a migração do futebol da elite para o povo teria ocorrido de forma linear e harmoniosa, promovendo democraticamente a ascensão dos negros no esporte e na sociedade. A oposição vem de acadêmicos paulistas, como Leonardo Pereira, autor de “Footballmania”, pelo fato de o irmão de Nelson Rodrigues ter se tornado um paradigma na historiografia do futebol brasileiro, encarnando a versão oficial da História. A academia que tem dedicado cada vez mais atenção a esta mania nacional descobriu que, bem antes, Olavo Bilac, João do Rio, Coelho Neto e Lima Barreto, entre outros, debateram, com antagonismos, as dimensões assumidas pelo futebol na capital. O confronto é apresentado no livro com clareza.
O argumento central da obra é que a incorporação do futebol ao projeto de construção do Brasil moderno pode ser identificada de forma especial nos ensaios e crônicas esportivas de Lins do Rego. No escritor paraibano, cuja paixão pelo Flamengo foi mais que um dado excêntrico de sua personalidade, assumindo a dimensão de busca de nacionalidade, de um suposto caráter nacional-popular, o projeto modernista envolvendo o futebol se apresenta de maneira sistemática e cristalina.
Ao abordar as crônicas do autor de “Menino de engenho” na imprensa, nos anos 40 e 50, Bernardo descobre a importância do Diamante Negro Leônidas para a adesão do romancista tanto ao futebol quanto ao Flamengo. O centroavante em campo exerceu efeito quase hipnótico sobre sua existência, vivida entre a máquina de escrever e o frenesi dos estádios: “Quando me jogo numa arquibancada, nos apertos de um estádio cheio, ponho-me a observar... vejo e escuto o povo em plena criação”. O fato de ser do Flamengo, nesse romancista que absorveu e introduziu na crônica esportiva a linguagem do povo, ocupa a parte final da pesquisa quando Bernardo examina os clubes como “comunidades imaginadas”.
O livro discute a construção da idéia de Flamengo como time-nação (a nação rubro-negra) feita por Zé Lins — “Amo o Flamengo como se fosse um pedaço da terra onde nasci” —-, até ele assumir a chefia da delegação na excursão à Europa em 1951 (dez jogos, dez vitórias), abrindo as portas para o prestígio mundial do nosso futebol e corroborando a frase de Oswald nos anos 20: “E a Europa curvou-se ante o Brasil”. Lamentável, apenas, que uma editora do Ministério da Cultura tenha omitido o crédito do autor da linda pintura modernista que ilustra a capa: Cândido Portinari.
O casamento dos intelectuais com o futebol, se foi bom para este, também proporcionou aos pensadores o resgate da masculinidade bruta, relegada ao ostracismo pela vida urbana, quando muito chamada à existência na hora de matar uma barata ou trocar um pneu. “Aí está minha paixão incontida, o meu maior arrebatamento de homem, confundido na multidão”, desnudou-se Zé Lins em declaração de amor ao futebol e a seu Flamengo de tantas glórias.

JOEL MACEDO é jornalista e psicólogo social.
Publicado em 02/04/2005 com o título INTELECTUAIS SE RENDEM À BOLA em http://oglobo.globo.com/jornal/Suplementos/ProsaeVerso/167494561.asp

Source: www.ceme.eefd.ufrj.br/ive/boletim/bive200504/imprensa%255Co_globo%2...">http://209.85.215.104/search?q=cache:ISM35h53KvwJ:www.ceme.eefd.ufrj.br/ive/boletim/bive200504/imprensa%255Co_globo%2...|lang_fr|lang_en|lang_it|lang_pt
Extraído e editado em 10 05 08 por Domitila Madureira.
Domitila,

Você pode até não saber muito bem como se a formação de uma linha de impedimento, mas isso não a impede de contribuir de forma exepcional para o nosso tema em questão. =)

O trecho em que relaciona os clubes do futebol e comunidades imaginadas é relamente muito bom. O pulo do gato. Aliás, acho que é um ótimo fórum? O que acha?

Vou tentar ler este livro, que parece super pertinente.

Vou inaugurar aqui no grupo...

abs!
Realmente, como se tornou tão grande eu não sei. Mas, muitos dizem que o fato das rádios nordestinas transmitirem os jogos do rio, fez com que a torcida crescesse no nordeste onde a torcida do Flamengo é enorme. Bom, se a hipótese de treinar na rua estiver certa, ela só valeria p/o rio e, deixaria uma lacuna enorme, já que o Flamengo exibe uma torcida que está presente em todos os Estados, ñ acham?
A década de 1980 foi, sem dúvida, a mais benéfica para o Flamengo, que ao ganhar tudo, justo no momento da popularização da televisão, viu sua torcida crescer exponencialmente. Se bem que, o clube já detinha um número maciço de torcedores no Rio de Janeiro e parcelas significativas pelo Brasil. Acho que esse link pode nos ajudar um pouco...

http://www.flaestatistica.com/

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }