Pensando em como a Filosofia pode ser útil e questinando o próprio conceito de "utilidade" da sociedade atual, escreva suas considerações sobre o assunto, aproveitando tudo que foi estudado nas aulas...Se achar necessário, pesquise, troque ideia com alguém antes de postar a "SUA" resposta.

Tags: -, Filosofia, Introdução

Exibições: 3156

Respostas a este tópico

filosofia pra mim é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas,a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos a priori.

Lucas que bom que vc tomou a iniciativa de ser o primeiro a responder o fórum...

Vale lembrar que é importante dar os créditos aos autores que contribuem com nossas respostas, então sempre mencione o nome do autor e/ou site que vc retirou "partes" para compor sua resposta...

 

Filosofar é algo que nascemos para praticar... mas que perdemos ao decorrer da vida, envoltos por essa cortina que o mundo nos impõe, como se fôssemos obrigados a sermos sempre "úteis", obstruindo nossa visão de possibilidades, de enxergar como o mundo poderia ser melhor. As pessoas que não acreditam na filosofia não aceitam o fato de que o mundo pode ser diferente do habitual, pode ser melhor, pior... é apenas o que é. Não precisamos abrir mão de crenças religiosas, como muitos pensam, nem nos afiliarmos com algum filósofo póstumo que não corresponda á nossa realidade. Precisamos enxergar as possibilidades, refletir sobre o que podemos mudar, os "porquês" das coisas. É um simples raciocínio não-lógico, algo que surge com a imaginação, a experiência... Não podemos nos fechar no mundo "concreto", se não perdemos o que o ser humano tem e mais belo e interessante, que é a capacidade de questionar o mundo...

Olá Analia!

 

Um trecho da sua resposta me chamou a atenção - "É um simples raciocínio não-lógico..."

Eu acredito que podemos discutir sobre esse assunto...

Até mais!

No meu entendimento, a "filosofia" em si, serve para pensarmos em algo com mais cuidado, refletirmos, questinonarmos, até mesmo, questões do nosso próprio dia-a-dia. Quando a usamos, estamos desfrutanto de um certo tipo de reflexão voltada pra nós mesmos. Paramos, pensamos, analisamos cada detalhe de qualquer tipo de situação.

Essa é sua verdadeira utilidade... análise X reflexão.

Pra mim filosofia é uma ciência que tem como objetivo estudar o comportamento dos seres humanos, sua forma de pensar, agir, reagir e resumindo estudar a mente. Segundo o site Wikipédia a filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C., mas, acho que a filosofia surgiu junto com os homens, pois se ela estuda o modo de pensar, ela diz que quando os homens surgiram eles não pensavam, e é impossível o homem ter começado a pensar depois de tantos mil anos, pois nascemos pensando, somos cabeças pensantes a todo momento, sobre milhares de assuntos diferentes, que até hoje ninguém conseguiu definir exatamente.
Depois do que foi comentado acima, pude perceber que filosofia é útil sim, contrariando muitas pessoas, para podermos entender nossa mente, ou melhor, nossa vida!
Eu li um artigo sobre a utilidade da filosofia que diz que a filosofia não é só uma ciência mas sim amor a sabedoria e eu acho que a filosofia é isso,não é só buscar fundamentos teóricos ou explicar algo como uma ciência,mas que sim é uma forma de você amar a sabedoria,como diz o artigo "o termo filosofia significa amor a sabedoria'',esse artigo específica que a filosofia não é uma ciência ou seja ela apenas busca explicações para muitas coisa e que não é preciso ninguém concordar com tudo pois cada um tem um pensamento diferente de se expressar,você tem que ter humildade no saber,filósofo para mim não é o sábio mais sim aquele que estar a procura do mais,em saber muito mais.Tem uma frase que eu achei muito interessante que diz;Nisto reside a utilidade da filosofia despertar amor a sabedoria pois o verdadeiro"diabo'' é a ignorância.
bom adorei comentar sobre esse tema é bom ter esse conhecimento de saber quais são as utlidade das coisas.

Que bom que vc está gostando de estudar esse assunto Janaína...

e de se expressar  através desta nova ferramenta de estudos.

Eu gostei do seu comentário... Pesquisou antes de postar...Destacou os pontos que lhe chamaram a atenção no artigo lido além de introduzir sua própria opinião sobre a questão...

Só faltou indicar qual é este artigo, qual o autor e o site em que ele se encontra.

Melhor que estudar é aprender, não!?

Até mais!

Filosofia para mim é questionar,desvendar,os misterios das "coisas",que se tornaram banais para todos,é descobrir a razão dos acontecimentos e da conformidade. É não aceitar o obvio,é um pensamento sistemático.
Filosofia para mim se defini basicamente ne uma ciência que faz você ter um ponto de vista diferente do que ela nos traz ao longo do dia-a-dia, e muitas pessoas nao enxergam assim .. Muitos veem Filosofia como mais uma matéria para ser estudada ao longo do ano e que não nos somará nada como pessoa. Mas na verdade é muito ao contrário pois a Filosofia nos faz ter uma visão diferente do meio social que se encontra como ja foi dito no começo desse comentário.

A filosofia nos ensina a pensar criticamenre é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar.É usar nosso pensamento racional e ponderado para obtermos melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo.É saber julgar proposições,argumentos e opiniões e,através de investigação ativa,obter justificações para nossas decisões e crenças.

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Anistia

Chega aos cinemas brasileiros o filme "Anistia", de Bujar Alimani..

Sinopse: A visita íntima é finalmente legalizada na capital da Albânia, Tirana, e uma vez por mês Elsa (Luli Bitri) desloca-se por vários quilômetros para passar alguns momentos com o marido encarcerado. Por conta da jornada ela se aproxima de Shpetim (Karafil Shena), marido de uma detenta, mas uma anistia aos presidiários atrapalha o nascimento deste novo amor.

café história acadêmico

Escravos em Minas Gerais: confira na íntegra a dissertação "Justiça e direitos costumeiros: apelos judiciais de escravos, forros e livres em Minas Gerais (1716-1815)", defendida pelo historiador Jener Cristiano Gonçalves, em 2006, na UNiversidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }