Pensando em como a Filosofia pode ser útil e questinando o próprio conceito de "utilidade" da sociedade atual, escreva suas considerações sobre o assunto, aproveitando tudo que foi estudado nas aulas...Se achar necessário, pesquise, troque ideia com alguém antes de postar a "SUA" resposta.

Tags: -, Filosofia, Introdução

Exibições: 3260

Respostas a este tópico

filosofia pra mim é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas,a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise conceptual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos a priori.

Lucas que bom que vc tomou a iniciativa de ser o primeiro a responder o fórum...

Vale lembrar que é importante dar os créditos aos autores que contribuem com nossas respostas, então sempre mencione o nome do autor e/ou site que vc retirou "partes" para compor sua resposta...

Filosofar é algo que nascemos para praticar... mas que perdemos ao decorrer da vida, envoltos por essa cortina que o mundo nos impõe, como se fôssemos obrigados a sermos sempre "úteis", obstruindo nossa visão de possibilidades, de enxergar como o mundo poderia ser melhor. As pessoas que não acreditam na filosofia não aceitam o fato de que o mundo pode ser diferente do habitual, pode ser melhor, pior... é apenas o que é. Não precisamos abrir mão de crenças religiosas, como muitos pensam, nem nos afiliarmos com algum filósofo póstumo que não corresponda á nossa realidade. Precisamos enxergar as possibilidades, refletir sobre o que podemos mudar, os "porquês" das coisas. É um simples raciocínio não-lógico, algo que surge com a imaginação, a experiência... Não podemos nos fechar no mundo "concreto", se não perdemos o que o ser humano tem e mais belo e interessante, que é a capacidade de questionar o mundo...

Olá Analia!

Um trecho da sua resposta me chamou a atenção - "É um simples raciocínio não-lógico..."

Eu acredito que podemos discutir sobre esse assunto...

Até mais!

No meu entendimento, a "filosofia" em si, serve para pensarmos em algo com mais cuidado, refletirmos, questinonarmos, até mesmo, questões do nosso próprio dia-a-dia. Quando a usamos, estamos desfrutanto de um certo tipo de reflexão voltada pra nós mesmos. Paramos, pensamos, analisamos cada detalhe de qualquer tipo de situação.

Essa é sua verdadeira utilidade... análise X reflexão.

Pra mim filosofia é uma ciência que tem como objetivo estudar o comportamento dos seres humanos, sua forma de pensar, agir, reagir e resumindo estudar a mente. Segundo o site Wikipédia a filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C., mas, acho que a filosofia surgiu junto com os homens, pois se ela estuda o modo de pensar, ela diz que quando os homens surgiram eles não pensavam, e é impossível o homem ter começado a pensar depois de tantos mil anos, pois nascemos pensando, somos cabeças pensantes a todo momento, sobre milhares de assuntos diferentes, que até hoje ninguém conseguiu definir exatamente.
Depois do que foi comentado acima, pude perceber que filosofia é útil sim, contrariando muitas pessoas, para podermos entender nossa mente, ou melhor, nossa vida!
Eu li um artigo sobre a utilidade da filosofia que diz que a filosofia não é só uma ciência mas sim amor a sabedoria e eu acho que a filosofia é isso,não é só buscar fundamentos teóricos ou explicar algo como uma ciência,mas que sim é uma forma de você amar a sabedoria,como diz o artigo "o termo filosofia significa amor a sabedoria'',esse artigo específica que a filosofia não é uma ciência ou seja ela apenas busca explicações para muitas coisa e que não é preciso ninguém concordar com tudo pois cada um tem um pensamento diferente de se expressar,você tem que ter humildade no saber,filósofo para mim não é o sábio mais sim aquele que estar a procura do mais,em saber muito mais.Tem uma frase que eu achei muito interessante que diz;Nisto reside a utilidade da filosofia despertar amor a sabedoria pois o verdadeiro"diabo'' é a ignorância.
bom adorei comentar sobre esse tema é bom ter esse conhecimento de saber quais são as utlidade das coisas.

Que bom que vc está gostando de estudar esse assunto Janaína...

e de se expressar  através desta nova ferramenta de estudos.

Eu gostei do seu comentário... Pesquisou antes de postar...Destacou os pontos que lhe chamaram a atenção no artigo lido além de introduzir sua própria opinião sobre a questão...

Só faltou indicar qual é este artigo, qual o autor e o site em que ele se encontra.

Melhor que estudar é aprender, não!?

Até mais!

Filosofia para mim é questionar,desvendar,os misterios das "coisas",que se tornaram banais para todos,é descobrir a razão dos acontecimentos e da conformidade. É não aceitar o obvio,é um pensamento sistemático.
Filosofia para mim se defini basicamente ne uma ciência que faz você ter um ponto de vista diferente do que ela nos traz ao longo do dia-a-dia, e muitas pessoas nao enxergam assim .. Muitos veem Filosofia como mais uma matéria para ser estudada ao longo do ano e que não nos somará nada como pessoa. Mas na verdade é muito ao contrário pois a Filosofia nos faz ter uma visão diferente do meio social que se encontra como ja foi dito no começo desse comentário.

A filosofia nos ensina a pensar criticamenre é decidir racionalmente no que acreditar ou não acreditar.É usar nosso pensamento racional e ponderado para obtermos melhores resultados nas atividades que desenvolvemos no mundo.É saber julgar proposições,argumentos e opiniões e,através de investigação ativa,obter justificações para nossas decisões e crenças.

RSS

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

Cine História

Saint Laurent

Acaba de chegar aos cinemas o filme "Saint Laurent", de 

Sinopse: Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent (Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier), os casos amorosos extra-conjugais e a relação com o álcool e as drogas, que quase destruíram o império da marca YSL.O avô húngaro de Alex Levy Heller, diretor e roteirista deste documentário, teria escondido um relógio Patek Philippe com seu irmão mais velho antes de ser preso no campo de concentração de Auschwitz. Na busca por esse objeto, Alex faz duas viagens: Uma até a Polônia - atual Romênia e a Israel - usando o relógio como pretexto para descobrir mais sobre a história da sobrevivência de sua família. Na outra, ele entrevista sobreviventes do Holocausto que vieram morar no Brasil, resgatando as memórias dos sobreviventes desse período negro da história

café história acadêmico

Arte: Leia, na íntegra e gratuitamente, o livro “A Era de Caravaggio.

Parceiros

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }