Oi, sou nova por aqui, mas quando vi um grupo de estudos sobre o oriente entrei direto. Gostaria de saber qual a linha de pesquisa que os mebros têm sobre a história do oriente. A minha é sobre relações internacionais e o Japão contemporâneo. E a de vocês? Espero que nós possamos trocar idéias e informações.

Exibições: 5

Respostas a este tópico

Oi!
Bem, minha área de estudo é sinologia, focando principalmente o pensamento confucionista e a história antiga chinesa. Já faz um tempo administro também o Projeto Orientalismo, para colocar fontes primárias em português na internet sobre história da China e Índia.
Olá, Raquel, desculpe-me por ter demorado tanto a responder. Na verdade, não tenho uma linha de pesquisa definida e única ainda sobre esse assunto. Tenho inclinação para sociedades do Antigo Oriente Próximo,chinesa, indiana e japonesa, ou seja uma resposta difícil de se dar. Imagino este ser o tema de sua monografia. Há outros assuntos que lhe interessam dentro de Oriente (qualquer um dos Orientes aos quais nos referimos)?
Sim, a China e Coréia me interessam bastante, fiz um artigo sobre a Coréia ano passado que gostei muito de pesquisar.
Mas o tema da minha monografia ainda está indefinido, mas acho que será relacionado com História do Brasil contemporâneo. Não satisfeita com um tema de pesquisa inventei de fazer outro... mas as relações internacionais é um tema que mora há tempos no meu coração, adoro pesquisar tudo que posso. Começa hoje minha cadeira eletiva sobre relações internacionais, a primeira que a pucrs montou diretamente para o pessoal da graduação.
Acho muito bom que você estude coisas diferentes, diversificadas, ou seja, não fique como aquelas pessoas especializadas em História das Cadeiras Vitorianas. A verdade é que a "multi-especialização" ou diversificação é um desafio (ou são desafios) maior(es).
A propósito, você está em que período?
Até a próxima,

Bruno
Contemporâneo pós-1945, e você?
Olá! Eu gosto de assuntos de várias épocas, mas pretenderia estudar Antigüidade. Na verdade eu perguntei em que período / semestre da faculdade você está...
Até a próxima,

Bruno
Ah, desculpa!! Estou no oitavo semestre do curso da PUCRS. Era para ser o último, mas vou até o nono, para terminar licenciatura e bacharelado juntos. Também no final do ano tento entrar no mestrado da puc daqui... .u.ú
E você?
Estou entrando no sétimo agora. Você conseguiu bibliografia sobre a Coréia em português?
Um abraço,

Bruno
Em português não, só em inglês. Eu já havia me obrigado a aprender a ler em inglês, já que a maioria dos livros que falam sobre o japão estão em ingleês também...
Caros colegas:
dêem uma olhada no site do "Le monde diplomatique", na versão em portugues. Existem vários artigos interessantes sobre Ásia, que podem ser buscados, inclusive, por país ou tema.
O link é:
http://diplo.uol.com.br/
grande abraço
André Bueno
Olá a todos.

Estou cursando o 6o. semestre de História. Abandonei o curso de Direito principalmente pela minha paixão por História da Ásia, em especial pela japonesa.

Gosto de tudo o que está relacionado à Ásia, mas no momento estou me debruçando sobre a História da Ásia contemporânea, com foco no período compreendido entre a primeira investida colonialista, neocolonialismo e descolonização da região.

Caso tenham interesse em discutir temas relacionados, gostaria muito de compartilhar experiências e enriquecer minha leitura sobre o tema com sugestões, etc.

Um abraço!

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

Ano passado, conversamos com Angela Bettencourt, uma das principais responsáveis por projetos de digitalização dos acervos da Biblioteca Nacional. Clique na imagem e relembre esta conversa.

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez na Anatólia

A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }