Informação

Estado Novo-Portugal

Grupo dedicado ao estudo e debate da IIRepública em Portugal, regime que ficou conhecido como "Estado Novo", que durou de 1933 a 1974.

Local: Portugal
Membros: 22
Última atividade: 20 Jan

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Estado Novo-Portugal para adicionar comentários!

Comentário de Andre Miguel em 9 janeiro 2011 às 19:40

Caro Luis Saraiva, obrigado pela correcao, isto e; Uniao Nacional e nao Movimento de Acao Nacional :) Peco desculpa pelo lapso.

 

Concordo em pleno no sentido que a independencia das antigas provincias ultramarinas foram feitas a pressa. Na altura e ficou evidente, que procuram desfazer a todo o custo das provincias ultrmarinas, algo que acabou por ser muito mau para ambas as partes.

 

Para Portugal que viu-se do dia para a noite com mais de 1 milhao de cidadaos que precisavam de ser integrados na sociedade e para os novos paises africanos que perderam conhecimentos que das pessoas que fugiram desses paises pois eram muito instaveis. Isto sem mencionar o fato de a grande maioria das pessoas que deixaram Africa sairam com uma mao a frente e outr atras, isto e, abandonando propriedades e/ou poupancas de uma vida inteira que acabaram por valer nada devido a inflacao e intabilidade economica.

 

Em relacao ao Humberto Delgado, existem fortes indicios que apontam para o involvimento direto da PIDE/DGS, ou pelo menos conhecimento da situacao. No entanto, nao e claro (preto no branco) que a ordem veio de cima para a eleminacao de Humberto Delgado mas e claro que Humberto Delgado era muam pessoa incoveniente para o estado na altura onde nao escondia o fato de querer afastar professor Oliveira Salazar da vida politica ativa.

Comentário de Andre Miguel em 8 janeiro 2011 às 19:45

Origens da II Republica prendem-se com o fraco da I Republica que ficou marcada com constante instabilidade politica. Portugal de 1910 a 1926 teve mais de 30 governos (incluindo um governo que durou 2 semanas!). Esta instabilidade politica destabilizou o pais ao nivel economico bem como a sua imagem no esterior.

 

A 28 de Maio 1926 um grupo de oficiais do exercito vendo a instabilidade politica, economica e social do pais toma em suas maos os problemas do pais atraves de um golpe de estado que instala uma ditadura militar em Portugal.

 

No entanto, esta ditadura militar tem uam caracteristica interessante pois os militares nao procuram controlar o pais para eles proprios mas estabilizar o pais e devolver um pais estavel aos civis. Professor Oliveira Salazar (professor de econmia da Universidade de Coimbra) e convidado para a pasta de economia onde se destaca pelas suas politicas de estabilizacao economica do pais. Dai de forma natural os militares passam o poder politico para o professor em 1933.

 

Daqui comeca entao a II Republica que sera marcada com uma das decadas de maior desenvolvimento economico do pais .Pela primeira vez o pais consegue se auto-suficiente ao nivel agricula bem como prosperar e recuperar ao nivel do desenvolvimento algo que nao foi possivel devido a uma monarquia fraca ou uma republica instavel.

 

Tambem sera marcado pela guerra colonial 1961 a 1974 que ira por se canalizar grande parte do esforco do pais para manter as suas colonias em Africa (entao vistas como parte integrante do pais).

 

E por um periodo de menos democratico, no sentido que existia uma partido reconhecido - o movimento de acao nacional, e outros partidos ou vozes contra o governo foram perseguidos ou silenciados (exemplo: partido comunista portugues e Humberto Coelho, candidato presidencial assassinado).

Comentário de sandra c. em 14 novembro 2010 às 0:37
Abçs.
Sandra C.
Comentário de Tiago dias de Araujo em 7 maio 2010 às 20:59
obrigado pelo convite.
Comentário de Geraldo em 19 janeiro 2010 às 21:57
mas esse é dessa do anterior que vc citou não tem.
Comentário de Geraldo em 19 janeiro 2010 às 21:53
Comentário de Geraldo em 16 janeiro 2010 às 10:43
Não asssiti pq eu estava muito cansado. Passou no comercial da TV BRASIL. ´E o presidente do PSP só sei o ultimo sobrenome é Saraiva. Talvez vc encontre no site do partido talvez tem a entrevista em video.
Comentário de Geraldo em 13 janeiro 2010 às 21:06
Hoje as 23:00 na TV Brasil o presidente PSP que derrubou o salazarismo em 1974 vai ser entrevistado no programa 3a 1.
 

Membros (22)

 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }