Sou professora de história, termino a faculdade este ano mas já estou dando aulas...só que como "eventual". É um drama pq o aluno já não tem interesse qdo é o professor de todo dia, imagina com eventual?
Será que alguém tem algumas idéias p/ que eu possa prender a atenção deles?
Valeu gente!

Exibições: 1637

Respostas a este tópico

Olá Cris,

Sua fala é muito pertinente. Essa é a realidade de muitos professores hoje.

Eu tenho uma dica que pode ajudar: que tal reunir os alunos em grupos e fazer com que eles produzam artigos sobre os assuntos que estão no currículo de história? Se você dá aula para o Ensino Médio, pode funcionar muito bem. Se for Ensino Fundamental, você pode propor a produção de verbetes, podendo a turma produzir o próprio "dicionário de história". O que acha? Tenho certeza que pode dar muito certo, atraíndo a atenção dos alunos e fazendo com que eles se sintam mais participanrtes da aula.

abs!
Valeu vou tentar tb!
Pensei nisto, vamos ver é uma boa idéia! Obrigada.
Desculpa, mas vou remar contra a maré...
Não acho que exista um método pra que vc chame a atenção deles. Aliás, chamar a atenção é mais importante do que a pedagogia da aula em si? Porque somos professores, antes de sermos artistas (sim, acho que somos artistas).
Creio que atenção você terá com uma boa aula. E isso pode ser tanto uma tradicional (apesar de achar o tradicionalismo horroroso) quanto a mais progressista delas (já cheguei a jogar o lixo da sala na mesa pra falar de arqueologia). E uma boa aula vem com boas idéias, uma dose de talento (me perdoe quem não tem) paciência, prática e acima de tudo, PLANEJAMENTO!

Talvez você precise se preocupar menos com a atenção deles. Com um bom grito você consegue, mas e aí? E depois?
Concentre-se em uma boa aula, com uma boa idéia e um grande objetivo (sem isso, não existe aula). Atenção é consequência...
Daniel, concordo em parte.