Informação

O Nascimento do Capitalismo

AS ORIGENS DO CAPITALISMO, DESDE WEBER

Membros: 64
Última atividade: 26 Fev

NASCIMENTO DO CAPITALISMO

O E.U.A. largou na frente de todos, desde sua fundação (emancipação) implementou um modelo de capitalismo (laissez faire - liberalismo sem interferência estatal, conhecido também como lei da oferta e da procura). Esse modelo consolidou o seu imperialismo, em 1ª instância nacionalmente, expansão p/ o oeste e fronteiras estendidas. Posteriormente com a doutrina Monroe - A américa p/ os americanos (Tio Sam), bem como a implementação da política naval imperialista, uma marinha forte e a política Roosevelt de que qualquer "guerra justa" seria capaz de unificar o país. Esse mecanismo funciona até os dias de hoje, com alguns aperfeiçoamentos, é claro.

Fórum de discussão

O natal como é comemorado hoje, é somente um evento comercial ou alguém fica parado na frente de algum pároco p/ prestar atenção no que se fala na missa do galo ?

Iniciado por elzimar de souza ribeiro. Última resposta de Bruno Leal 22 Maio, 2012. 3 Respostas

A Igreja trocou as datas pagãs por mitos católicos, o capitalismo desvirtuou o espírito natalino. Hoje é apenas um empreendimento capitalista, para vender-se itens para a extorquir o seu 13º salário.

O impulso p/ aquisição, a ânsia do lucro, o qto. mais dinheiro melhor é o espírito do capitalismo ?

Iniciado por elzimar de souza ribeiro. Última resposta de miqueias marcelino gomes 5 Jan, 2011. 1 Resposta

Isso sempre existiu em todas as classes sociais, está  no DNA do homem em geral e todas as épocas e nações. Pelo contrário o desejo de ilimitado não se identifica c/ o espírito do capitalismo; pode…Continuar

O capital erótico (colocar seios de silicone, fazer lipoaspiração) é uma nova aquisição p/ o mercado de trabalho?

Iniciado por elzimar de souza ribeiro 21 Jun, 2010. 0 Respostas

Exemplo disso, foi o que fez a Geyse Arruda que aproveitando-se dos seus 5 min. de fama, fez uma recauchutagem completa, isso fez um diferencial, ou não?

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de O Nascimento do Capitalismo para adicionar comentários!

Comentário de Carlos Volnei Machado em 24 dezembro 2011 às 20:42

Paz a todos.

Não sou um grande conhecedor do tema, mas pretendo, participando neste grupo de estudos, trocar informações sobre o assunto.

Um abraço.

Comentário de Murilo de Oliveira Homem em 6 janeiro 2011 às 8:38

De fato um importante estudo de Pirrene, nos mostra que o capitalismo nasceu em Gênova, com mercadores que detinham o controle das especiarias, no entanto extremamente primitivo.

Porém, o estudo de Pirrene nos leva a compreender que o capitalismo que nasce primitivamente na península Itálica se transporta até a região de Flandres (região da Bélgica e Holanda), com as Cias das Índias Orientais o que de fato trouxe relevância ao comércio Europeu e tirou a hegemonia até então Genoveza. Considera-se ainda, que bolsas de financiamento (idéia rudimentar de bolsa de valores), foram criadas na Holanda para financiar as Cias, dividindo-se os lucros da empreitada.

 

O mercantilismo que em sua palavra nada mais é que um plano econômico absolutista, acelera a possibilidade de surgimento do capitalismo, que segundo Pirrene consolida-se na região do Flandres.

 

Esta é a teoria de surgimento do capitalismo (embora resumida) de Pirrene.

 

No entanto, Maurice Dobb refuta esta teoria, com a idéia de que o capitalismo nasce na Inglaterra, sobretudo com o enriquecimento da Gentry.

Logo mais, postarei a teoria de surgimento do capitalismo de Dobb.

Comentário de miqueias marcelino gomes em 5 janeiro 2011 às 16:17
Apartir da consolidação do capital no surgimento da produção em massa de certo produto, cria-se uma supervalorização do mesmo alterando até o padrão de beleza,social e moral p/o consumo em grande numero. 
Comentário de miqueias marcelino gomes em 8 dezembro 2010 às 14:27
Meu caro amigo, interessante seu ponto de vista a respeito do nascimento do capitalimo.Todavia gostaria de acrescentar a questão da Revolução Industrial no Reino Unido em meados do sec.XVIII, quando incicia novos meios de produção atraves de tecnologias mudando do artesanal para industrial.
 

Membros (64)

 
 
 

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

Cine História

Saint Laurent

Acaba de chegar aos cinemas o filme "Saint Laurent", de 

Sinopse: Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent (Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier), os casos amorosos extra-conjugais e a relação com o álcool e as drogas, que quase destruíram o império da marca YSL.O avô húngaro de Alex Levy Heller, diretor e roteirista deste documentário, teria escondido um relógio Patek Philippe com seu irmão mais velho antes de ser preso no campo de concentração de Auschwitz. Na busca por esse objeto, Alex faz duas viagens: Uma até a Polônia - atual Romênia e a Israel - usando o relógio como pretexto para descobrir mais sobre a história da sobrevivência de sua família. Na outra, ele entrevista sobreviventes do Holocausto que vieram morar no Brasil, resgatando as memórias dos sobreviventes desse período negro da história

café história acadêmico

Arte: Leia, na íntegra e gratuitamente, o livro “A Era de Caravaggio.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }