Cinema e Psicanálise

Informação

Cinema e Psicanálise

Objetiva-se neste grupo discutir as relações entre o cinema e a psicanálise buscando analisá-los a partir de uma perspectiva teórica e crítica.

Membros: 201
Última atividade: 17 Mar, 2015

Vamos retomar o grupo

Saudações meus caros, vamos retomar as discussões do grupo!

Fórum de discussão

Jan Svankmajer , Luis Buñuel e cineastas que podem ser usados em sala de aula

Iniciado por Marisa Garcia 13 Out, 2012. 0 Respostas

Olá gente , eu sou estudante do Terceiro ano , de uma escola pública do interior do Maranhão , e particulamente , vejo uma extrema carência de métodos que aproximem o aluno , da respectiva matéria ,…Continuar

Exemplo de personagens do cinema que poderiamos discutir as mentes e também para quem não assistiu servindo de dica...

Iniciado por Diego de Oliveira. Última resposta de Jefferson Ramos da Silva 9 Abr, 2012. 6 Respostas

Eu começo com o personagem Coringa(curinga) estrelado por  Heath Ledger no filme Batman, é em minha opinião o personagem mais elaborado e estruturado do cinema nos dias de hoje, o personagem nos…Continuar

O que é e o que significa a foto de nosso grupo?

Iniciado por Bruno Leal. Última resposta de Anderson Montagner 29 Jul, 2010. 6 Respostas

Quais os sentidos ?

Tags: psicanálise, cinema

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Cinema e Psicanálise para adicionar comentários!

Comentário de Beatriz Villela em 13 março 2012 às 9:11

Bom dia amigos, esta é minha primera postagem neste site. Adoro cinema. Ao assistir filmes com os quais me identifico, em algumas cenas emociono-me, choro, sinto raiva, alegria... e ao final percebo que estou mais leve, como me sinto ao sair da minha sessão de terapia. Alguns filmes para algumas pessoas funcionam assim, creio!  será que falei bobagem?

Comentário de Sally Barroso em 20 janeiro 2012 às 21:36

Sem dúvida "Laranja Mecânica", o castigo individual e coletivo, assim como a violência. 

Comentário de marcos gomes em 5 janeiro 2012 às 8:21

     Essa mulher da foto parece ana.O.Seria breuer abrindo seu olho para que pudesse enchergar melhor?Fiquei curioso em saber.

Comentário de monica de brito dias em 12 dezembro 2011 às 9:23

Um dos filmes mais interessantes que já assisti é The Imaginarium of Doctor Parnassus (O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus) além de tratar das angústias humanas ainda apresenta uma estética super interessante! Vale a pena assistir com certeza!

Comentário de oscar guilherme lopes em 2 março 2011 às 10:48

Caro José Henrique

Gostei da sua crítica sobre o filme (que, se não me engano, foi premiado com quatro Oscars, todos relativos às funções técnicas, inclusive fotografia, toda de computador...). Você não foi nada confuso, pelo contrário. Obrigado e um abraço. 

Comentário de José Henrique P. e Silva em 22 fevereiro 2011 às 10:52
Olá Oscar, de alguma forma o diretor tentou "traduzir" o processo do sonhar, com todos os seus deslocamentos (mudanças inusitadas de situação) e condensações (colagens que parecem absurdas e inexplicáveis), mas se isto foi ousado, na realidade concordo com voce quando isto se revela um fracasso de conteúdo, pois equivaleria a dizer que é possível um tipo de acesso consciente total à linguagem inconsciente do sonho. O sonho é um teritório do inconsciente por onde vestígios de nossa consciência "passeiam", mas que controle consciente temos? Acho o fime inovador quanto ao tema, ousado em tentar retratar o sonho em efeitos especiais, mas lida com uma "impossibilidade", pelo menos momentânea, que é a do acesso consciente ao sonho inconsciente. Claro que na psicanálise esse "acesso" se dá mediado pela palavra e pela interpretação, mas ele está tratando de um acesso direto, sem intermediários...isso é ousado, mas ainda é fraco em termos de conteúdo. Seria legal ouvir mais pessoas. Não sei se fui didático, ou confuso, igual a um sonho..rsrs. Abraços.
Comentário de oscar guilherme lopes em 22 fevereiro 2011 às 10:38
Caro José Henrique, gostaria de ler um comentário seu sobre o filme "A Origem", o qual, confesso, achei bem medíocre do ponto de vista do "conteúdo", salvando-se apenas os "efeitos especiais". Abraços. 
Comentário de José Henrique P. e Silva em 19 fevereiro 2011 às 19:39
Diogo...não perca a chance...ou então depois veja em DVD. Na realidade, o filme parece chamar a atenção pelo aspecto da "dança", mas o pano de fundo é a história da personagem. Não espere por um espetáculo teatral, mas certamente voce vai ver uma tragédia pessoal levada ao extremo. Abraços.
Comentário de Diogo Madeira em 19 fevereiro 2011 às 19:21
José Henrique, o seu comentário sobre o filme Cisne Negro é muito interessante. Ouvi falar muito bem deste filme mas infelizmente eu ainda não o vi. Quando passar o filme no cinema aqui em minha cidade, com certeza vou ver.
Comentário de José Henrique P. e Silva em 19 fevereiro 2011 às 19:14

Aproveito e deixo este outro. Trata-se de um comentário acerca de "O discurso do rei". É muito interessante como são vários os filmes que voce pode "olhar" psicanaliticamente.

 

http://henrique-analise.blogspot.com/2011/02/o-discurso-do-rei-dor-...

 

Membros (198)

 
 
 

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }