Informação

A História de Londrina.

Para quem se interessa pela breve, porém contraditória história dessa cidade. A pequena Londres, antes vista como símbolo do progresso, se torna uma cidade de inúmeras vozes silenciadas por uma história homogeinizadora.

Local: londrina
Membros: 11
Última atividade: 30 Abr, 2012

Fórum de discussão

Este grupo ainda não possui nenhum tópico.

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de A História de Londrina. para adicionar comentários!

Comentário de MURAOKA, Frank K. em 30 abril 2012 às 11:52

Olá Elimar Plínio Machado, 

Agradeço pela participação no grupo, mas tenho uma ressalva à fazer...

Nesse comentário se encontra uma dose de ligação à essa região que contamina  as minhas palavras.

Mas Londrina não é uma cidade estagnada, pode ser a primeira vista, mas existem dois setores dessa sociedade que estão em crescimento econômico vertiginoso, a construção civil e o agronegôcio. As empresas que aqui atuam são referencia para o Brasil. Como, por exemplo, a Ayoshi ou a Integrada. Sente-se também um crescimento na área do comércio, com a abertura de duas outras construções, que particularmente não vejo se a cidade suportará. Bem lembrado a parte universitária da cidade que à meu ver não sustenta Londrina, muito pelo contrário, é uma parcela muito específica da cidade. 

Sobre a política, acho que os problemas aqui enfrentados são de mesma natureza em vários outros locais. Mas acredito que Londrina não se construiu sobre as asas de políticos. Sobre o signo do pioneirismo, mas sim a respeito do imaginário humano e social do povo. De trabalho, de coragem, e se existe uma coisa que me preocupa é a falta disso no atual devir da cidade. 

até mais....

Comentário de Elimar Plínio Machado em 29 abril 2012 às 11:38

Minha leitura da cidade é que em suas várias fases de desenvolvimento, deixou de ser uma cidade com uma cultura agrícola (cafeicultura)- por causa da grande geada que levou a banca-rota muitas pessoas que se dedicavam exclusivamente ao Ouro Verde - e se tornou uma cidade universitária após a criação da UEL.

E, com isso, sua dinâmica de crescimento mudou.

Particularmente, vejo que a cidade está, hoje em dia, estagnada e sem muitas perspectivas de desenvolvimento. Politicamente se encontra mal administrada e com isso, os investimentos a curto, médio e longo prazos são postergados por não haver gente competente e que se importa com esse desenvolvimento.

Conheço vários exemplos de como as coisas funcionavam e como estão agora ... 

Comentário de Elimar Plínio Machado em 28 abril 2012 às 12:31

Ola a todos !

Sou londrinense e nasci em 1964. Mais ou menos 30 anos depois de fundada a cidade ...

Tenho muitas recordaçoes de família, donde meus avos foram quase pioneiros na regiao. Posso colaborar e enriquecer com as informaçoes q tenho ...

Abs.

Elimar. 

Comentário de Benigno Masterson Santos em 17 maio 2011 às 20:22

É interessante retomar a discussão, Londrina é uma cidade que foge de uma análise simplista e poética. Politicamente é uma incognita com vertentes das mais variadas e o diga as duas ultimas eleições.

Para quem é de fora como eu a dificuldade de entender certos parametros, contudo sei que é possível abrir um diálogo mais profundo.

Estarei esperando você postar suas argumentações para discutirmos sobre algumas questões pertinentes. Não sabia que você estuva a história de Londrina professora Glicério, ficarei atento a sua postagem.

Um forte abraço.

A gente se vê por aí.

Comentário de Lúcia Glicério em 12 maio 2011 às 10:56

Oi gente!

Estou por aqui também! Não se esqueçam que eu estudo a história de Londrina.

Em breve, vou postar umas discussões!

abçs

Lúcia

Comentário de MURAOKA, Frank K. em 25 março 2010 às 14:49
Caro Benigno,

Essa influência na formação da população de Londrina, deve-se a "grandiosa" marcha do progresso, que afetou toda a estrutura social de nossa região. Existe um porém nessa problemática, a historiografia tradicional defende que essa aproximação cultural com o estado de São Paulo, se deu no período de de colonização, quando a (re)ocupação do estado do Paraná supostamente se tornou uma extenção da cafeicultura paulista. Apesar dessas conciderações exitem autores que já buscam uma novo leitura desse processo, colocando que a produção do café do norte do paraná era concomitante ao de São Paulo, não um processo de continuação.
recente história porém bem problemática...

Até mais
frank
Comentário de Benigno Masterson Santos em 24 março 2010 às 15:54
A cidade de Londrina é unica em seu status, por opção prefere a hegemonia da capital paulistana a se aproximar de Curitiba, e isto não se reflete apenas ao futebol, é evidenciado em outras áreas... Porém o esforço paulista em "conquistar" o norte do Paraná é suplantado pela iniciativa dos imigrantes europeus e asiático, deliberadamente a história da cidade optou por entronizar o elemento europeu.
A Londrina dos Italianos, Alemães, Espanhois, Poloneses e Japoneses, em detrimento dos paulistas, mineiros, nordestinos e nortistas...
 

Membros (11)

 
 
 

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }