Getúlio quando da revolução de 30, vestido de soldado da Brigada Militar do RGS. Note-se que era algo simbólico, pois ele não combateu, nem comandou combates, sendo apenas a liderança política do movimento.

fonte: Portal São Francisco. http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/g.... Acesso em: 16/12/2008.

Exibições: 28702

Respostas a este tópico


O imenso cortejo fúnebre que acompanhou o corpo do Dr. Getúlio pelas vias cariocas, sabendo-se que este seguiu de avião para o RGS e foi inumado em São Borja.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/GetulioVargas.htm. Acesso em: 16/12/2008.


Laudo pericial referente ao exame de local e cadáver relacionados a morte de Getúlio Vargas.

fonte: FGV CPDOC; idem.


Vargas e Roosevelt no RJ em 1936.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos30-37/ev_relint002.htm. Acesso em: 19/12/2008.



A Constiiuição de 1937 (conhecida por Polaca) foi outorgada por Getúlio Vargas e o transformou em ditador do Brasil. Na postagem vê-se a sua capa e a folha final.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos30-37/ev_golpe_estado.htm. Acesso em: 19/12/2008.


Getúlio Vargas reunido com seu ministério após a declaração de guerra ao Eixo, 1942. Rio de Janeiro (RJ).

fonte:
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_guerranobr001...


Na foto Walt Disney encontra-se com Oswaldo Aranha, 1941. Data dessa época o nascimento do conhecido personagem dos Estúdios Disney, o papagaio Zé Carioca. O filme Alô Amigos, que apresentou esse personagem ao mundo como amigo do Pato Donald, enfatizava a política de boa vizinhança.

fonte: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_guerranobr_ti...


Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt (à sua frente), visitam a base aérea de Natal, no RN, em 1943. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra mundial, a base de Natal passou a ter papel fundamental no transporte de homens e materiais para o teatro de operações do norte da África.

fonte: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_brnaguerra_fa...


"A cobra vai fumar” e “Senta a pua!”, slogans que incentivaram os militares brasileiros na Segunda Guerra Mundial. O Brasil foi o único pais sul-americano a ter participação efetiva na II Guerra Mundial, mediante uma força expedicionária de 25.000 homens, que lutaram na Itália contra a Alemanha nazista. Fazendo isto respondeu aos ataques submarinos desta, praticados em aguas costeiras do Brasil contra embarcações mercantes de nosso país.

fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm


Cartaz protestando contra a ditadura de Getúlio Vargas, quando da Revolução de 1932.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cartaz_Revolucion%C3%A1rio_1.jpg


Multidão reunida em protesto, devido ao assassinato de quatro estudantes (Martins. Miragaia, Dráusio e Camargo) por integrantes do "tenentismo", antes da Revolução de 1932.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Multidaommdc.jpg

O Anjo Negro- Gregório Fortunato

O Pistoleiro-Alcino
Fonte: O Bafafa

RSS

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

café história acadêmico

FIFA: Na última semana, o escândalo envolvendo a FIFA, entidade máxima do futebol, ganhou o noticiário internacional. Neste sentido, o Café História sugere a leitura da tese de doutoado de Sérgio Settani Giglio, da USP, intitulada "COI x FIFA: a história política do futebol nos jogos olímpicos". Esta tese, segundo o autor, trata da constituição do campo esportivo (BOURDIEU, 1983) do futebol nos Jogos Olímpicos. Clique aqui para conferir. 

bibliografia comentada

Cine História

Crimes Ocultos

Está em cartaz nos cinemas brasileiros o filme “Crimes Ocultos”, do diretor Daniel Espinosa ( “Protegendo o Inimigo”). O filme, que é uma produção entre Estados Unidos, República Tcheca, Reino Unido e Romênia, traz no elenco nomes como Tom Hardy e Gary Oldman.  

Sinopse: Durante o governo stalinista na União Europeia, um oficial da segurança ouve falar de um país onde o número de assassinatos de crianças é muito alto, a ponto de se considerar a existência de um serial killer. O Estado não quer saber do caso, que pode ter conexões com altos funcionários do governo, e exila o oficial para que ele não possa prosseguir com a análise dos fatos. No entanto, este homem obstinado decide chamar a sua esposa para investigarem o caso por conta própria.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2015   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }