Getúlio quando da revolução de 30, vestido de soldado da Brigada Militar do RGS. Note-se que era algo simbólico, pois ele não combateu, nem comandou combates, sendo apenas a liderança política do movimento.

fonte: Portal São Francisco. http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/g.... Acesso em: 16/12/2008.

Exibições: 24633

Respostas a este tópico


O imenso cortejo fúnebre que acompanhou o corpo do Dr. Getúlio pelas vias cariocas, sabendo-se que este seguiu de avião para o RGS e foi inumado em São Borja.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/GetulioVargas.htm. Acesso em: 16/12/2008.


Laudo pericial referente ao exame de local e cadáver relacionados a morte de Getúlio Vargas.

fonte: FGV CPDOC; idem.


Vargas e Roosevelt no RJ em 1936.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos30-37/ev_relint002.htm. Acesso em: 19/12/2008.



A Constiiuição de 1937 (conhecida por Polaca) foi outorgada por Getúlio Vargas e o transformou em ditador do Brasil. Na postagem vê-se a sua capa e a folha final.

fonte: FGV CPDOC. http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos30-37/ev_golpe_estado.htm. Acesso em: 19/12/2008.


Getúlio Vargas reunido com seu ministério após a declaração de guerra ao Eixo, 1942. Rio de Janeiro (RJ).

fonte:
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_guerranobr001...


Na foto Walt Disney encontra-se com Oswaldo Aranha, 1941. Data dessa época o nascimento do conhecido personagem dos Estúdios Disney, o papagaio Zé Carioca. O filme Alô Amigos, que apresentou esse personagem ao mundo como amigo do Pato Donald, enfatizava a política de boa vizinhança.

fonte: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_guerranobr_ti...


Getúlio Vargas e Franklin Delano Roosevelt (à sua frente), visitam a base aérea de Natal, no RN, em 1943. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra mundial, a base de Natal passou a ter papel fundamental no transporte de homens e materiais para o teatro de operações do norte da África.

fonte: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_brnaguerra_fa...


"A cobra vai fumar” e “Senta a pua!”, slogans que incentivaram os militares brasileiros na Segunda Guerra Mundial. O Brasil foi o único pais sul-americano a ter participação efetiva na II Guerra Mundial, mediante uma força expedicionária de 25.000 homens, que lutaram na Itália contra a Alemanha nazista. Fazendo isto respondeu aos ataques submarinos desta, praticados em aguas costeiras do Brasil contra embarcações mercantes de nosso país.

fonte: http://www.brasilescola.com/historiab/brasil-segunda-guerra.htm


Cartaz protestando contra a ditadura de Getúlio Vargas, quando da Revolução de 1932.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Cartaz_Revolucion%C3%A1rio_1.jpg


Multidão reunida em protesto, devido ao assassinato de quatro estudantes (Martins. Miragaia, Dráusio e Camargo) por integrantes do "tenentismo", antes da Revolução de 1932.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Multidaommdc.jpg

O Anjo Negro- Gregório Fortunato

O Pistoleiro-Alcino
Fonte: O Bafafa

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }