A última semana de março foi uma das mais tensas e movimentadas dos últimos anos no que se refere ao "aniversário" do golpe civil-militar de 1964. Em 2012, os protestos foram diferentes dos demais no que diz respeito a sua natureza. Grupos de jovens protestaram em frente a casa de supostos torturadores, atos conhecidos como "escrachos".
É preciso que se faça uma diferença entre os que utilizaram as instituições brasileira,suas armas que lhes foi dada para defender a patria e a nação e utilizaram estes instrumentos para impor através da força suas conviccões politicas atentando violentamente contra a democracia e contra o povo. Aqueles que se levantaram contra o ato destes indiciplinados eram chamados de subversivos como se fossem eles os subversivos da ordem democratica e não o contrário.Utilizavam toda sorte de mentiras e calúnias ,veja o "Caso Parasar"mas teve muitos outros desde o princípio.Quanto ao Zé Dirceu: Acredito se tratar de uma visão cìnica das leis brasileira.Falo do "mensalão". Para mim tanto faz tirar o dinheiro público em espécie ou em forma de falso emprego para um comparsa de um político para que ele vote pelos interesses daquele que o beneficie.Para mim , tudo é crime.No caso "mensação" só o primeiro e crime: Pagar em espécie,
Permalink Responder até Gabriel da Ressurreição Galdino em 22 abril 2012 at 0:35
Cara, como eles iam aderir a luta armada sem dinheiro? Como iam fazer e obter objetos de guerrilha sem roubar os bancos? Eu acho que todo ser humano tem o seu limite, e os estudantes daquela época passaram muito além disso, e toda vez que olho pra essa história sinto orgulho do povo brasileiro pois enquanto tinha(e tem) muita gente que não tava(e está) nem aí pra a sociedade e se preocupava(e se preocupa) consigo mesmo, tinha gente que lutava pelos seus direitos e idéias. Se baterem na minha cara, eu aceito e não revido pois sou homem suficiente pra saber que não vai ser um tapa que vai mudar minha vida, mas e se me pegassem de jeito e além de me baterem na cara me colocassem num pau de arara e me torturassem, até o meu limite, eu não me revoltaria? Se você visse seus amigos, na mesma situação, será que você continuaria indo as ruas só gritar? Olhe a sua volta querido Brancaleone, e acredite no que Fiodor Dostoievsky diz "Na falta de esperança, criam-se verdadeiros monstros".
Permalink Responder até Gabriel da Ressurreição Galdino em 21 abril 2012 at 23:31
Não apoio, porque até naquela época esses torturadores, se tivessem tal capacidade crítica de julgar os estudantes as reais vítimas da situação, não podiam negar pois seriam julgados por omissão, e claro, podia sobrar pra eles como ser preso e esses tinham família(que podiam ser perseguidas), uma vida social, será que seria inteligente ele dá a cara a tapa por uma idéia que mudasse a vida dele pra uma situação HORRÍVEL? Se algo realmente tivesse que ser feito era pra ser feito na época, hoje os caras estão velhos, como eles vão pagar algo? O que devia ser feito era a abertura total dos arquivos secretos das três forças, independente de represálias a exemplo do comandante da aeronáutica que ameaçou renunciar, e investigar a morte daqueles que lutaram por um Brasil melhor, é isso que deveria ter sido manifestado no dia do Aniversário do Clube Militar, a exigência do desenvolvimento da Comissão da Verdade era pra ter sido posta em prática.
Permalink Responder até Márcio Almeida em 22 abril 2012 at 10:22
Considerando a apatia política de nosso povo é louvável a ação dos jovens nos protestos contra aquele insulto a democracia que foi a comemoração do golpe militar que aboliu as poucas liberdades democrática que existia no Brasil naquele momento, agora enquanto historiadores temos que observar os eventos da maneira mais isenta possível, mas somado a isso temos que mostrar historicamente os desmandos da elite nacional do nosso país frente aos anseios do povo, portanto é bem vista a ação de nossos jovens frente a esse crime contra a humanidade que foi o a ditadura civil - militar brasileira, mas também temos que combater a corrupção política que está instalada no congresso e que vem tem como lideres muitos políticos da época da ditadura.
Muito bem falado. Meus parabéns
Permalink Responder até taynara p. silva. em 23 abril 2012 at 15:12
Não apoio qualquer tipo de vingança.
Se vc tivesse tido um fiho, pai ,mãe ou algum ente querido trucidado por estes canalhas que usaram as intituições brasieira para cometer crime, acho que mudaria de ideia. Faço isto não por mim mas em solidariedade à aqueles que perderam seus entes queridos ou sofreram diretamente a ação destes criminsos.
Permalink Responder até Brancaleone em 23 abril 2012 at 19:30
'Se vc tivesse tido um fiho, pai ,mãe ou algum ente querido trucidado por estes canalhas que usaram as intituições brasieira para cometer crime, acho que mudaria de ideia. Faço isto não por mim mas em solidariedade à aqueles que perderam seus entes queridos ou sofreram diretamente a ação destes criminsos.'
E quanto aos que por acreditarem ou lucrarem com ideologias privadoras da liberdade (como era a nossa antiga esquerda) tambem praticaram crimes, mataram pessoas, sequestraram outras ou roubaram bancos???
Ou será que a "causa proletária" justifica crimes identicos aos dos torturadores?
Era a esquerda verde e amarela tão senhora da verdade que se achava no direito de praticar o que bem entendesse?
Inocentes foram presos, torturados e até mortos em ambos os lados.
E os que na época eram "guerrilheiros" ou "revolucionários" e recentemente usaram tal passado para se eleger ou conseguir bons cargos no governo só para roubar, com Zé Dirceu, Genoíno, Guchiken... Não precisam tambem serem "escraxados"???
Oque eu não posso admitir é o assalto às instituições nacionais entre elas , as forças armadas, para assenhorar-se do poder e cometer crimes, principalmente o homicidio qualificado,quando alguém não concorda com atentados à democracia. Para mim tanto faz se da direita, centro ou esquerda Neste caso, foram os ditos da direita proibidos por juramento à bandeira de defender a pátria e a nação brasileira e não utilizarem as armas para impor domínio ao povo.Caso parecido se passa na Síria . Vivi este época negra da nossa história.Os que devem ser condenados são os que atentaram contra a democracia e não os que a defenderam.
Qto ao Zé Dirceu, Genuino, etc, : Não houve roubo e sim a utilização do dinheiro pública para pagar políticos corruptos como é o caso do ex-deputado Roberto Jefferson. Teria sido legal e não seria mensalão se tivessem optado por desviar o dinheiro público em forma de "empregos e cargos" no serviço público.Para mim tanto é crime um como outro, Desculpe a extensão do texto. Gosto da discussão polémica sempre consiguimos aprender alguma coisa. Grande abraço.
Sou a favor ,ja o resultado parece ser muito pequeno ,pois os torturadores continuam impunes ,mas deixando algo bem claro, violencia houve de ambos os lados e grande parte desses grupos que lutavam contra a ditadura queria trocar uma ditadura por outra ,a do proletariado e ditadura nenhuma para mim e benefica para seu povo.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Era uma vez na Anatólia
A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.
Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por