É uma forma de preconceito só comemorar feriados cristãos no Brasil?

Moramos em uma república "democrática de direito",no entanto, algumas tradições e costumes não são tão democrática assim a exemplo dos feriados religiosos que são voltados para o cristianismo.

É bem verdade que fomos colonizados por Europeus que detinham o poder religioso que definiam como verdade absoluta o que fez dessa religião ser considerada "oficial" nesse país  porém, hoje temos nossas mentes abertas pra saber que todas religiões tem um importante papel na sociedade e nenhuma sobrepõe a outra no ponto de vista social e moral.A fé sempre será um combustivo essencial para manutenção das religiões e ela tem que ser levada a sério.

Exibições: 197

Responder esta

Respostas a este tópico

O Brasil é um país de religião predominantemente cristã (com sua variações: evangelicos, católicos apostólicos romanos, enter outros). Quando disse predominantemente, não quis dizer, completamente. Acredito que desde os tempos coloniais, fomos influenciados pela religião católica, com a colonização pelos portugueses, criou-se um costume a tal religião. (Não que os escravos não tenham preservado sua cultura, em parte). Acredito que foi a questão do comodismo mesmo. Para mim, nem deveria ser feriado, em termos de recesso de trabalho, mas apenas uma forma de lembrar, se por acaso for sua religião. Até porque, um indivíduo que segue o espiritismo ou candomblé não comemora o Natal (nascimento de Jesus em si, talvez a troca de presentes!).

Isabelle.

é interessante o que escreveu e concordo em partes com nesse "predominantemente" porém,não podemos pensar só nas maiorias e se somarmos todas as outras religiões com certeza não vamos ver uma "predominância  tão acentuada assim.

Quando você fala que fomos influenciados pela  igreja católica, é bem verdade mas ,;até quando vamos continuar sendo?

Sabe Isabelle, talvez pra mim nem pra você isso seja um problema mas pra muitas pessoas que tem uma outra religião, é uma ofensa muito grande ter que " trocar presentes no natal". Um abraço Paz e bem!

Oi Eliabe,

Pode ser que essa maioria não seja tão acentuada, mas acredito que a religião cristã ainda é predominante sim. Talvez você esteja certo se a gente considerar que hoje os cirstãos já não possuam tanta fé como antes, e se digam cristãos apenas por dizer.

Em relação a sermos influenciados, faço da sua indagação a minha também. Sou cristã, mas frequento missas da igreja católica, e vejo que as pessoas hoje estão desanimadas na fé. Chegam na missa, assistem ao sermão do padre e pronto. Ninguém leva aquele discurso a sério, pra vida. Vejo que muitas pessoas hoje são acomodadas, acham que ir pra missa é salvação e pronto. Poucas pessoas fazem questão de serem pessoas melhores no futuro, em todos os aspectos.

Em relação a trocar presentes no Natal, não acredito que isso seja uma ofensa para pessoas de outras religiões. Na minha opinião, a questão da troca de presentes perdeu seu real significado. Virou uma questão meramente comercial. Poucas são as pessoas que levam isso pro real significado!

oi isabelle,

Tratando de volume ou de presença física, com certeza essa predominância da igreja Cristã(evangélicos, católicos e outros)é real porém o que me refiro, ou pelo menos tentei, foi com relação as "verdades" pregadas por essa predominância que pra mim e para muitas pessoas, historiadores ou não, nunca vai ser superior a qualquer tipo de crença alheia.

Primeiro pela a imposição ridícula dessa religião por parte dos  europeu com derramamento de sangue e outras coisas mais que eu e você sabemos muito bem. depois a lavagem cerebral na imposição dogmática que reina, com menos intensidade, até os dias de hoje.

Não tenho religião e respeito todas; acho que todas tem sua importância dentro da sociedade sobretudo a brasileira no entanto, procurei conhecer muitas religiões e até mesmo ceitas a fim de pesquisa sou pós graduado em história das religiões e criei esse forum porque, além de ser de família árabe, tive um intenso contato com uma comunidade de judeus brasileiros como eu e você que tem sofrido muito com esses assuntos, principalmente com a troca de presentes rsrsrs.

Obrigado pela contribuição , respeito muito seu ponto de vista. Paz e bem!

Eliabe,

Podia explicar o que incomoda na troca de presentes? Claro que tem a questão de ser uma data especificamente cristã, mas me parece que já é mais um feriado capitalista do que cristão a essa altura, como a Isabelle disse.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }