Se pudesses ser um outro personagem histórico, qual escolherias? Por que?

Tags: alter, ego, história, personagem

Exibições: 2090

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse ano fez 50 anos que o filme estreou, parece que foi inspirado no filme sete Samurais.Um belíssimo bang bang. O Yul era um tipo exótico com a cabeça raspada, inesquecível tbm no filme os dez mandamentos.

Com coragem e dignidade  recebeu a noticia de que seu câncer era inversível e que fatalmente entraria na fase terminal. Denunciou  o fumo como causador dos males do pulmão, gravando um tape que deveria ser divulgado logo após sua morte.Emissoras de televisão, não só nos Estados Unidos, como no mundo, colocaram o tape no ar, gratuitamente.

O texto, gravado em Janeiro de 1995 e só divulgado em Outubro daquele ano, dizia o seguinte:

“Agora que eu já fui, digo a vocês: Não fumem, o que quer que vocês façam, apenas não fumem. Se eu pudesse voltar atrás, deixando de fumar, não estaríamos falando agora sobre nenhum tipo de câncer. Eu estou convencido disto."

Eis o que chamo de uma interrogação insólita! Os personagens históricos, e o lado heróico ou trágico de suas vidas, participam concretamente, e acima de todos os homens de seu tempo, dos momentos decisivos de uma situação contextual que os convoca a responder heroica ou tragicamente. Somente conheceremos a nossa "face oculta", quando ela inexoravelmente é chamada à luz das decisões significativas. De que vale eu dizer que gostaria de ter sido PEDRO I ? Ou Napoleão? Ou que importância real me autoriza ser capaz de pretender decisões acima das minhas medidas de caráter? Posso desejar ser alguém, mas faltar-me a dignidade e a estatura... A velha anedota: "Você gostaria de ser aquilo que você pensa que é?" Somos apenas o que somos e não podemos ultrapassar os nossos limites, sob a pena do fracasso. A cada um, segundo a sua parte. Por que Fidel não pode ser fiel aos seus ideais revolucionários, ao depor o ditador Fulgêncio Batista? Faltou-lhe a estatura, a dignidade, perdeu seus limites e traiu-o o seu caráter. Como o velho filósofo grego já disse, "somos a medida de todas as coisas". Então, é preciso primeiro conhecer a nossa medida, e para tanto convoca-nos a história e somente então, descobriremos o que somos e o que podemos ser. Um abraço cordial do mario.
" Πάντων χρημάτων μέτρον έστίν ‘άνθρωπος".

"O homem é a medida de todas as coisas , das coisas que são enquanto são, das coisas que não são enquanto não são". Protágoras.
Olá Jane Rosana Cassol, tudo bem "guría"?

Bem, de acordo com a sua pergunta, fico feliz em também ser um personagem histórico e, o outro que eu queria ser mesmo seria "Imhotep" (em egípcio: ii-m-ḥtp *jā-im-ḥatāp, lit. "aquele que vem em paz"; chamado de Ιμυθες, Imuthes, pelos gregos).

Este cidadão foi demais pra minha cabeça, viveu aproximadamente no período de 2655 a.C a 2600 a.C.. Ele foi um polímata egípcio, que serviu a Djoser, rei da Terceira Dinastia, na função de vizir ou chanceler do faraó e sumo-sacerdote do deus-sol Rá, em Heliópolis. É considerado o primeiro arquiteto, engenheiro e médico da história antiga.

A lista completa de seus títulos é:
Chanceler do Rei do Egito, Doutor, Primeiro na linhagem do Rei do Alto Egito, Administrador do Grande Palácio, Nobre hereditário, Sumo Sacerdote de Heliópolis, Construtor, Carpinteiro-Chefe, Escultor-Chefe, e Feitor-Chefe de Vasos.

De modo que, como minha mãe era professora de História do Egito, sou fascinado pelos temas relativos ao Egito e civilizações antigas, primeiro porque, como faz muito tempo, força todo mundo que está interessado em saber algo a verdadeiramente estudar sobre o assunto e, pesquisar bastante para compreender algo a respeito.

Imhotep arquitetou a primeira pirâmide do Egito - a pirâmide de Sacara, com seis enormes degraus, e que atinge aproximadamente 62 metros. As primeiras pirâmides do Egito eram formadas por degraus, que nada mais eram que mastabas empilhadas (mastaba palavra que provém do árabe maabba, "banco de pedra" ou "lama", dependendo do autor, que por sua vez vem do aramaico misubb, podendo ter origem persa ou grega). Esta configuração foi idealizada por Imhotep a pedido do Faraó Djoser, que desejava para si um túmulo mais grandioso que os que o antecederam, este monumento sugeria ainda, segundo alguns arqueólogos, a ascensão ao céu. O estudioso britânico Sir William Osler (séc. XIX) disse sobre Imhotep: "a primeira figura de um Arquiteto Médico a surgir claramente das névoas da antigüidade."

Temos um documentário extraordinário sobre Imhotep: "O Olho de Hórus" http://thepiratebay.org/torrent/4020107/O_OLHO_DE_HORUS-EL_OJO_DE_H... de Fernando Malkún (original: El Ojo de Horus) - Documentário sobre a fantástica construção das pirâmides egípcias, não perdendo de vista as razões culturais-sociais-religiosas do Egito e integrando a contrução da piramide de Sakara aos mais modernos conceitos da Física Quântica. Descreve algumas piramides e seus significados, sao 10 capitulos ao todo, sendo os principais: 5 e 6 que se referem a piramide escalonada construida por Imotep considerado Hermes. Essa piramide está em Sacara no Egito, os sacerdotes a consideravam a chave para acelerar a evolucao humana, contatar seres de outras dimensoes, amplificar o campo do poder mental, permitindo que cheguem a caminhos superiores da realidade que ainda nao percebemos, e possível fazer comunicacao e receber a informação, utilizam a energia do pensamento, a energia taquionica que se move mais rapido do que a luz.

A construcao da pirâmide era com pedras intercaladas nas quinas e perfeitamente acopladas, sem nenhum vão. Há uma pirâmide do nivel do chão para o céu e uma menor dentro dela e há uma piramide invertida, ou seja, do nivel do chao para baixo. E tinha o significado de conhecer primeiro o interno e depois o externo. Tambem tinha o significado de: "assim como é em cima, é em baixo" (conhece-te a sí mesmo, o universo é semelhante ao ser humano).

Ao redor dessa piramide ha muro com fios de ouro, no filme mostra que moviam pedras gigantes, com um tipo de energia como se faz com o trem do Japao, as pedras levitavam, nao era magia, era algum tipo de energia.
Num dos filmes ha uma esfinge que existe no Egito, e um corpo de leao com com cabeca de Faraó, servia como referência de tempo, para saber a era astronômica em que foi construída.

Curiosidades: Existem dois tipos de olhos de hórus, o esquerdo e o direito, o primeiro (esquerdo) simboliza a lua, o feminino e a capacidade de enxergar o desconhecido, sombrio e ESPIRITUAL . Já o segundo (o direito), simboliza o sol, masculino e a capacidade de enxergar além do conhecido comum, ver detalhes com clareza, enxergar o físico e mental tal como ele é.

Me tira uma dúvida aqui Jane http://cafehistoria.ning.com/forum/topics/voces-sabiam-que-segundo-... deixa um comentário seu por gentileza!

Há, o "guría" foi espontâneo, minha infância foi em Canoas - RS e aprendí a ler e escrever com vocês, beijos, fiquem todos com Deus e que Ele ilumine nossos pensamentos em pról de um mundo melhor!

Wallace Gonçalves de Souza.

oi Wall

"tri legal" tua explanação sobre esse personagem magnifico,muito aquém de seu tempo, "Imhotep"; tive a oportunidade de ver uma estátua dele no Louvre. Não sabia q existem dois olhos de ÓRUS interessante essa dualidade. Quanto a tua dúvida, realmente não sei nada sobre esse assunto. Vou ler o fórun e aprender.Parabéns pelas tuas postagens. Abraços

curiosidades sobre Mozart

• Mozart tinha aproximadamente 1,53 de altura
  • Sua orelha esquerda era visivelmente deformada (concha da orelha), sem a parte do lóbulo.
  • Seu nariz era avantajado
  • Sua pele era pálida
  • Era franzino durante a juventude.
  • Mozart conheceu Beethoven 1787, quando esse tinha 16, e disse para as pessoas prestarem atenção nesse menino, pois um dia ele seria muito conhecido.
  • Não é verdade que Antonio Salieri foi responsável pela morte de Mozart. Salieri invejava o compositor abertamente, porém não foi o culpado de sua morte.
  • Saleiri foi responsável pela educação musical de vários compositores e músicos famosos, entre eles podemos destacar: Beethoven, Carl Czerny, Hummel, Liszt, Meyerbeer, Moscheles, Schubert, Süssmayr, e o filho mais novo de Mozart, Frans Xaver.

Olha, depois de tudo que tenho visto, lido, ouvido, sabido e conhecido sobre a humanidade e após 50 anos de vida eu queria mesmo era ter sido  um tigre dente de sabre e teria devorado  toda a primeira tribo dos primeiros homo sapiens  assim teria poupado o planeta de tanta coisa ruim...

Não é por nada não mas todas as maravilhosas realizações de nossa raça são suplantadas esmagadoramente  por nossas canalhices, iniquidades e  imbecilidades.

Somos os carrascos do planeta e de nós mesmos.

Meio pessimista, bastante depressivo mas pense bem...

Olha ai Brancaleone com todo respeito, somos parte da natureza e agimos sob diversas maneiras utilizando-nos do instinto que possuimos. Tudo que o ser humano faz não deve ser julgado assim, de uma maneira tão simples e implacável. Não gostei da sua opinião e somente por um instante, eu gostaria de ser aquele tubarão e pegar voce bem ali sozinho, dando sopa no meio do oceano e eu faria de voce meu prato preferido para que a humanidade pudesse seguir o seu caminho gostoso, cumprindo seu destino. Portanto, um tubarão bem vampirico so pra triturar voce inimigo azedo da humanidade. Não gosta de ser como somos, desapareça sozinho, cara. Eu pessoalmente acho que o Planeta terra seria um saco se não fosse o ser humano e vem voce ai a xingar e maldizer a unica coisa que presta na face do planeta e que somos nós. Acho que vou transformar voce num XUXÚ. Voce é um chato de galocha.

Olha Luiz...

Não sei porque cargas d'agua nós os humanos nos achamos o ápice da criação. Somos tão arrogantes que nos consideramos cópias de algum deus e até nos demos  uma alma, como se isso fosse uma  espécie de alvará para trucidarmos e tripudiarmos  todo o resto do planeta.

Com certeza o planeta seria um saco  sem os humanos. Principalmente para os urubus que teriam muito menos o que comer...

E dá uma maneirada né - Achar que nós  somos a unica coisa que presta na face da terra é o supra sumo do ápice do máximo do egocentrismo!!!

Liga não Luiz. Sou rabugento e tendo  ao exagero.

"Vida Longa aos Tigres!!! Morte aos Humanos"

rsrsrsrsrs

Eu não acredito em Deus, Brancaleone, só sei que somos o que somos, indiscutivelmente os donos do planeta terra. Além dessa merda, mundo cão, nada mais sei. Só sei que tenho que sobreviver, atropelar, ser forte. Sinto me bem assim, faz parte da natureza. Se você conseguiu chegar aos 50 sem achar graça no planeta, sem vibrar com um gol, sem xingar um juiz, sem ter conseguido escapar do Dops em 64, sem andar de avião e sentir medo, sem atender um celular tomando decisões importantes, e se nunca participou de uma reunião de uma empresa e disse: "fechado, vai ser assim", ou simplesmente nunca pode dizer a um filho seu: " a decisão é minha e não me importa o que voce pense", então morra logo. A vida não se resume em "twittar" 140 caracteres com frases curtas e soltas, repetitivas, coercitivas ditas por alguém que afinal não diz nada. A vida consiste realmente em ser importante, ser relevante e não ficar ou se tornar um rabugento porque um papel de bala saiu pela janela de um ônibus.

Voce dá sua opinião como idivíduo e compartilho dela. A questão não é o homem individual mas sim o que ele é capaz de fazer quando em bandos.

Sua opinião é ainda egocentrica e diz respeito às suas ações e reações no planeta.

A humanidade a que me refiro é uma ululante horda bárbara travestida de torcida organizada, de  descaso com o ambiente, de politicalha corrupta, de fome até a morte na  Africa, das guerras sem causas e das causas que nunca geraram guerras.

O humano como indivíduo é maravilhoso (com exceções, é claro) mas a humanidade como um todo é uma aberração da criação.

Tambem sou ateu. Odeio futebol e até hoje jamais  acessei, nem lí nem teclei no tal de tuiter.

Seu ufanismo com a raça humana decorre de que voce se considera maravilhoso como humano ( e pode até ser, sei lá)  e achar que todos os humanos são como voce. Eu tambem me acho até que bem legalzinho como humano (não me arrogo maravilhoso pois  sou um tanto mais modesto) mas sei que pertenço a uma raça que como raça  esta a caminho da autodestruição.

E nos meus cinquentinha bem vividos tive experiências bem interessantes e emocionantes mas são as MINHAS experiências e não as da raça a que pertenço.

E se voce acha que  eu afinal não digo nada, lamento por isso. Eu poderia perfeitamente escrever em vez de 140, 1400  caracteres prolixos, bem nunciados  e como os filósofos enrolar uma coisa óbvia e simples  até ela parecer complexa e hermética mas sou pragmático demais e honesto de demais para isso.

Sou da opinião que as maiores verdades do universo não precisam dum espaço maior que um parachoque de caminhões para serem escritas.

Meu caro Amigo, vc não existe. Se não existe, eu estou aqui a conversar com os meus proprios botões. Ou então, acorda, cara, somos os donos do planeta Terra, esse cisco galático perdido no universo. Todo comportamento humano individual ou coletivo é o resultado de nossa vontade. Vontade de fazer sexo, vontade de degustar um bom pedaço de pudim, vontade de dar um soco na cara de um policial corrupto, vontade de massacrar minorias ruidosas, enfim, a vida é saborosa, é ardilosa, pecaminosa, seja o que for é o que temos e que nos inflma. Inflame-se amigo, ainda é tempo.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }