Por ser atéia, hoje posso dizer isso com convicção, não vejo importância alguma em se ter uma religião para me guiar e, consequentemente, guiar a humanidade.

Exibições: 2438

Respostas a este tópico

Eu,como já discuti com a paula..ahahaha
Não acredito em nenhum tipo de interferência divina, pois acho que somente nós mesmos construímos nosso caminho, através da razão, somente ela é que determina nossas escolhas.
Sem dúvida que a fé cega em algo ou alguma coisa, pode gerar sérios problemas, mas qual das fés que pode ser controlada, eu não consigo imaginar uma fé mais racional, pra mim todas elas são cegas e por isso geram os benefícios ou os malefícios para quem a tem.
Esse é um assunto bastante confuso pra mim, mas estou aprendendo muitopor aqui, que continuem as discussões..ahahahah
Olá Gustavo!

O objetivo é justamente este: que as pessoas argumentem e que possamos aprender umas com as outras, assim sendo, sempre estaremos evoluindo....

Obrigada.
A religião não passa de um sustentáculo dogmatico, obscurantista e negador da vida. A Religião aliena e limita os indivíduos.

A bíblia não pode ser utilizada como fonte da ética e da moralidade. Deus não passa de um processo ilusório.
Como já havia dito antes e volto a dizer: o tema Religião deve ser discutido com total tolerância às crenças ou descrenças, jamais tratando estas duas formas de pensamento com preconceito.

Não acredito que ainda existam pessoas que hajam com intolerância à crença em Deus e à descrença também!

Este é um grupo para se debater as religiões, sua existência, a religiosidade, sua existência ou não. Creio que ações e comentários preconceituosos não sejam de pessoas que pararam para pensar na diferença que há no mundo entre todos os seres humanos.

Quanto ao comentário do Everton: a religião aliena e limita os indivíduos que se deixam limitar e alienar por ela. Não são todos os indivíduos que são assim. A base de todas as religiões é algo que todos os seres humanos deveriam ter em si: a bondade e a caridade. Cada um crê em que quiser mas a bondade e a caridade deveriam estar em todos os seres humanos.

Existe, sim, a fé cega, que muitas vezes prejudicam os seres humanos, mas existe a fé moderada, que é a crença em um Ser Superior e esta não é prejudicial já que faz com que o ser que acredita se sinta mais seguro, mais feliz. Esse Ser Superior não é a solução para os problemas mas é a ajuda para que o ser humano consiga resolver seus problemas, pensando que sempre haverá alguém ao seu lado, que ele nunca estará sozinho. Isso para os que acreditam.

Ainda preciso viver bastante para aprender como é não acreditar em nada, para conhecer pessoas que não acreditam e qual a diferença entre essas pessoas e as que acreditam em algo. Como disse no início da discussão acho fascinante o não acreditar assim como o acreditar!

Acreditar ou não é uma decisão de cada um e devemos compreender e ver que os seres humanos são diferentes e há os que se deixam alienar pela crença mas também há os alienados pela descrença.

Beijos a todos!! =]
O que todos devemos ter em mente é: Deus é um só seja para as religiões Ocidentais ou Orientais. Nomes diferentes para ele, nomes diferentes para os cultos e regras que fazemos a ele não fazem com que ele seja diferente, ou outro Ser Superior. Deus, creio eu, é um só já que, como já disse, a base das religiões é ser bom e caridoso com todos.

Todas as escrituras de todas as religiões são sagradas. Bíblia é apenas um nome para um livro que algumas religiões seguem.

Elaine, como já discutimos acima, religião e fé (ou religiosidade) são coisas diferentes, sim, como você disse também e não é preciso ter religião para ter religiosidade, mas é preciso de religiosidade para ter religião.

O importante não é ter uma religião como muitas pessoas pensam, mas é saber que se deve semrpe fazer o bem, tentar ajudar as pessoas ao máximo e tentar ferir o mínimo de pessoas na vida. E, a meu ver, todas as religiões pregam isso.

Beijos a todos =]
Olá Elaine!

Penso que se nós buscarmos o amor em nós e nas pessoas já o caminho para sermos um pouquinho felizes....
Os textos sagrados e as religiões são passíveis de averiguações e percepções em torno dos seus significados.
Porém deus é inefáfavel, cada um constroi o seu "amiguinho" da maneira que lhe convêm. Nada anormal, só não podemos tentar compartilhar elucubrações de ordem particular. (proselitismo)

“Eu li a Bíblia de capa a capa. Chamar aquele livro de ‘a palavra de Deus’ é um insulto a Deus. Chamar aquele livro de um guia moral é uma afronta à decência e dignidade dos povos. Chamá-lo de guia para a vida é fazer uma piada de nossa existência. E pretender que ela seja a verdade absoluta é ridicularizar e subestimar o intelecto humano.”

O amor é a lei, mas o amor sob vontade!!!
Por vezes, a palavra religião é automaticamente associada à Inquisição, comercialização de pedaços no céu, dízimos, 10% do salário. E neste caso, acho que a pergunta é feita com um outro propósito: a religião e a sua necessidade na vida do ser humano.

Penso da seguinte forma: religião é como se fosse uma base, uma estrutura. Você pode precisar desse apoio, ou não, muitas pessoas ganham força com essa base, realmente precisam de uma sustentação, necessitam olhar pra cima e falar "Deus, me ajude", elas mantém essa fé, acreditam nisso. E com essa certeza de que Deus vai "fazer o que for melhor", elas seguem em frente, é a bengala das pessoas. Fica mais fácil de enfrentar as coisas pensando "no fim tudo vai dar certo". E religião não é Bíblia, pouco importa se você acredita em Rá, Zeus, Odin, qualquer deus, isso é religião, um apoio.

A Bíblia, é apenas um livro. Um livro que sustenta uma religião, lembramos mais deste livro do que de outros, mas não passa de um livro.
Como já havia dito, religião é diferente de religiosidade. Penso que não há a necessidade de o ser humano possuir uma religião, mas acredito que muitos precisam de religiosidade, que é a fé.

Como disse o Maicon, a Bíblia é um livro que sustenta uma religião. Já a religiosidade, a fé, vem de dentro de cada um que decide acreditar em algo.

A religião, os preceitos de cada uma, cabe a cada um acreditar ou não. Já a fé é algo muito mais profundo que a religião, que vem de dentro de cada um, mesmo que não se tenha uma religião.

Eu posso acreditar em Deus mas posso decidir não seguir qualquer religião.

Beijos a todos. =]
Olá Maicon!

Primeiramente, obrigada por comentar e, sua resposta foi bem diferente das que até agora foram postadas. Em relação a bíblia, também penso do mesmo modo:"não passa de um livro".
Quando Deus criou o HOMEM, deixou um lugar no coração de e uso exclusivo DELE, quando o HOMEM coloca
neste lugar algo que não seja a ESPIRITUALIDADE (na qual podemos alimenta-la através da RELIGIOSIDADE), este
local vai ficando mais vazio o "buraco" fica maior, e o HOMEM passa a ser infeliz, pois busca nas drogas, no alcool, no trabalho, nas pessoas, nos estudos, na busca desenfreada do prazer e em mais um monte de lugares que não o satisfazem, resultado: uma sociedade doente, sem esperanças, medrosa, egoista e violenta.
Sou católico praticante e o que digo, o faço com convicção de quem já viveu dos dois lados da história, devo resaltar que a vida,é uma busca constante da verdade. Resumindo, nunca tenha dentro de si certezas absolutas, pois nesta vida tudo é relativo, é preciso ter mente aberta, e tambem honestidade conosco mesmo, em reconhecer nossas limitações; ex; pode alguem aumentar 1(apenas 1) minuto sua vida?
DEUS ABENÇOE A TODOS
Olá Jorge!

Obriga por comentar.
Bem, eu ainda acredito que tudo que nos acontece é prioridade daquilo que nossa mente reproduz; temos uma força própria que faz atrair coisas boas ou ruins as nossas vidas e, isso não está relacionado a crença em um Deus. Em relação a drogas, álcool, entre outras coisas que vc mencionou, existe um fator genético a predisposição ao uso dos mesmos e, também temos que considerar que uma desestrutura familiar pode contribuir e muito, para um indivíduo partir para o uso desses produtos.
Logo, se o indivíduo consegue sair disso, é por pura força de vontade mesmo, ou seja, Deus não está relacionado as nossas decisões.
No entanto, se Deus para ti, te fez superar muitas coisas, te fez bem, não vejo problema algum em você seguir e acreditar nisso. O importante, é que você se sinta bem sempre.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

Ano passado, conversamos com Angela Bettencourt, uma das principais responsáveis por projetos de digitalização dos acervos da Biblioteca Nacional. Clique na imagem e relembre esta conversa.

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez na Anatólia

A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }