Como o site eh novo, tem como objetivo a integração e a troca de informações à respeito de história e, principalmente, porque a minha prima me perturbou para q eu tivesse participação efetiva no seu mais novo espaço virtual - descilpa a ironia, paulinha, eh mais forte do q eu - estou criando esse espaço para que os usuários possam dar boas dicas de filmes a serem vistos. qto mais sugestões melhor!!! assim poderemos enriquecer nosso acervo e renovar nossos conhecimentos sobre determinados assuntos!!! vale qualquer filme, desde q seja histórico, seja ele um blockbuster ou naum!!!!

Exibições: 1930

Responder esta

Respostas a este tópico

Fique longe de Glauber - filmes chatos demais ( os pseudo intelectuais adoram, mas é só para parecerem intelectuais)

Fique longe dos filmes de diretores "da moda", em especial quando forem de países dos cafundós do juda. Teve uma moda de filmes iranianos que pelamordedeus!! Era cada tranqueira que ainda bem que passavam de graça, senão dava briga para pegar de volta a grana do ingresso...

Cuidado com filmes "viscerais".; Sabemos bem o que tem em nossas visceras...

Cinema italiano dos anos 50 e 60 e os tais "noir" franceses até que são suportáveis, mas em doses homeopáticas.

A Missão

Apocalipse Now

Último dos Moicanos

2001 - Uma odisséia no espaço

O mais longo dos dias

Mas o bom mesmo é arriscar e assistir meio que tudo. Demanda em tempo mas sempre se pesca alguma coisa.

Cuidado com os "críticos" A maioria é um  bando de frustrados que não conseguiram emprego como diretores, atores, roteiristas e dai desandam a reclamar do trabalho dos outros.

Sou cinéfila daquelas que assiste até Sessão da Tarde inédita (se isso fosse possível). TOP 5? Não necessariamente do melhor para o pior está bem? Vamos lá:

1.  A lista de Schindler

2. Olhos azuis (achei perdido e entrei em crise existencial quando assisti - sobre a supremacia americana - diálogos imperdíveis)

3. Gandhi

4. Irmão Sol, Irmã Lua

5. Kolya (1996)

A algum tempo postei isso na minha página aqui. Como quase ninguém lê o que escrevo na minha própria página (exceção a alguns desavisados e amigos...) resolvi transcrever neste post, já que tem a ver com cinema...

" A crítica cinematográfica tem uns arroubos de consciência e volta e meia decide conceder méritos a filmes e diretores do Iran, Iraque, Uzbesquistão, Turcomenistão e outros cafundós.

Quase sempre são filmes chatos, chatérrimos até e, para entende-los  voce precisa  conhecer toda a biografia do diretor para saber que ele nasceu pobre,  viveu de leite de camela, o pai era comunista ou bêbado,  a mãe era fã de paulo coelho (arghhhh!!!) e que parte dos irmão morreu de fome ou  numa guerra qualquer e que por isso ele faz filmes "viscerais", "densos" , "repleto de imagens que  remontam a conciência coletiva" etc. etc. etc. etc.

Quase sempre são filmados  em meio a  cidadezinhas  poeirentas com  dois, no máximo 4 personagens ( quase sempre amadores), usando sacolejantes cameras e com diálogos  longos, tediosos e incompreensíveis a ocidentais normais.

Claro que a intelectualha  finge 'a-do-rar' estes filmes, pois se eles  fizerem críticas como as minhas serão chamados de analfabetos e terão que ouvr que gostam mesmo de Jack Chan e Van Dame.

Creio que muitos filmes brasileiros quando exibidos no exterior causam impressões parecidas aos estrangeiros. Poucos deles vão gostar de  ficar vendo um bando de gente correndo por favelas, fumando maconha  e com diálogos baseados num dicicionário de no máximo 50 palavras, sendo as palavras "p...a" e  "f...-se" repetidas à exaustão...

Claro que este meu comentário, caso venha a ser lido por alguem (o  que duvido muito...) vai causar urticária naquele tipo de gente que acha Glauber um gênio embora considere os filmes dele uma b...

Tem é claro os que acham alguns filmes "reais", "que mostram o verdadeiro ser humano" e que por isso são "in-crí-ve-is!!". Grandes coisas. Assisto filmes para me distrair, para "desopilar a cabeça". Se eu quiser saber  como são os humanos (se bem que eu sei exatamente como são...) assisto ou leio jornais.

Vou ao cinema comer pipoca e me distrair.

Brancaleone

Você expôs sua opinião sobre filmes dilacerando os outros gostos. Até concordo com voce em muita coisa (no gosto). Não gosto dos filmes de Glauber Rocha e algumas produções francesas são insuportáveis. Mas isso é a nossa opinião sobre os nossos próprios gostos. "Deixe que pensem, que falem...". Um filme impacta para uns e outros não. Por isso não gosto de ler a crítica sobre algum filme. Porque o crítico fala da universalidade da arte na especificidade do espetáculo. E eu, vou ao cinema com a minha subjetividade, fruto de todas as minhas experiências vividas até então. Então, adooooooooooooro Uma linda Mulher. Por que? Porque talvez eu, como algumas outras mulheres que conheço, ainda sonhe com o príncipe montado no cavalo branco...Fazer o que? Eu sou humana, demasiadamente humana...Repetimos, não inovamos as tragédias gregas, os dramas shakespirianos, os românticos de Wherter...

Silvaniza,

Interessante o seu comentário, mas qual é o crítico que realmente "fala da universalidade da arte na especificidade do espetáculo"? A impressão que me fica dos críticos é que eles revestem sua opinião subjetiva por trás de considerações pomposas...

Somos muito ácidos com os críticos, reconheçamos. Concordo quando dizem que os críticos criticam aquilo que eles nunca seriam capazes de conceber. Lembra de Amadeus (o filme)? Porém essa é uma seara de vaidades. E são poucos os inspirados. No passado os espetáculos eram os mesmos (tragédias gregas - Aristófanes, Ésquilo, etc). Os festivais eram para saber quem contaria a mesma história de forma mais perfeita. O ideal era repetir o mesmo superando o criador. Fazemos o mesmo com a tragédia da Paixão de Cristo todos os anos. As vezes é o fato de se romper com o igual que nos leva a fazer o novo, e muitas vezes esse novo é muuuiiiiiiiiiiiiittttttttooooo chato. Fica o benefício da tentativa. Eu acho por exemplo, que nenhum filme brasileiro conseguiu até hoje ganhar um oscar, porque não se permitiu sair desse casulo do "especificamente brasileiro". Sentimentos são universais (amor, ódio, ternura, paixão) independente da língua. Se eu fosse pela cabeça dos críticos não entraria nunca numa sala de cinema.

Ok, eu confesso.

Adorei Feitiço de Aquila...

Curti de montão Travolta aos Sábados à Noite...

Assiti 2001 uma dezena de vêzes.

O Iluminado então!!!

E os do Woody Allen?? Geniais.

Platoon!!

E até mesmo O Predador!!

Ghost foi tiro e queda na minha namorada...

E Manequim??? Primeiro filme que assiti com minha esposa!!!

Como eu disse, conheço bem os humanos e eu sou um deles (acaso biológico, não opção minha...)

E porque dilacerei o gosto alheio?? Porque os tais "alheios" na sua maioria olham de canto para nós, os meros espectadores. Eles acham que a cada filme voce deve dar um salto evolutivo, alcançar algum nirvana cinematografico ou então sair do cinema  PHD Magnum cum Lauda em sociologia, filosofia ou coisa que o valha.

Na dúvida, atiro primeiro. Pode às vêzes ser injusto mas quase sempre é o certo...

Justamente por conta daqueles que "se acham"

Mauá - O Imperador e o Rei

Elisabeth (os 2 filmes)

Carlota Joaquina - a princesa do Brasil

Cruzada

Australia

0bra-prima de Jerzy Kawalerowicz, expoente máximo do Cinema Novo Polonês, "Madre Joana dos Anjos - Matka Joanna od aniolów", de 1961, aborda episódio fictício que espelha o ser e o modo do interior da Polônia do séc. XVII.

Denso, profundamente humano e arrebatador, conquistou Prêmio de Júri do Festival de Cannes de 1961.

Mephisto (1981), do húngaro István Szabó, com elenco internacional, particularmente do Leste Europeu, coloca o Homem, suas contradições e escolhas diante da História. Baseado em texto homônimo de Klaus Mann   - filho de Thomas Mann, Prêmio Nobel de Literatura -   narra a trajetória de Gustav Gründgens, o maior ator da História alemã, casado com Monika Mann, filha de Thomas Mann. Mephisto, do Faust de Goethe, foi o papel de sua vida.

O texto do maior poeta alemão conta a história do Doktor Faust, que em idade provecta apaixona-se pela jovem Gretchen (Margarida) e vende sua alma a Mephisto  (o Diabo)  em troca da juventude para conquistar o amor de Margarida.

Pois bem, com a ascensão de Hitler à Chancelaria do Reich, verificou-se o maior êxodo cultural da História da Humanidade. Gustav Gründgens permaneceu na Alemanha. Vendeu sua alma pro Diabo, isto é, para o nazismo.

A História individual tem como pano de fundo a História de uma época.

Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1981.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }