Compartilhe suas experiências didáticas!
Tags:
Permalink Responder até Carla Emanuela de Oliveira em 10 fevereiro 2012 at 11:25
Bom, adoro trabalhar com imagens, seja ela móvel ou imóvel, pois acredito que fica mais claro e dinâmico para os alunos , já escrevi uma texto sobre a importância das imagens no ensino da História, gosto de trabalha com documentários de Boris Fausto maravilhoso para trabalhar História do Brasil, porem a recepção depende de cada turma,tem uns que ama e outros que suporta! Mais o que eu mais gostei de trabalhar nestes 4 anos de trabalho como educadora, é o documentário de Ilha das flores, maravilhoso, eu trabalho o conceito de desigualdade social nas aulas de sociologia. Mais tem inúmeros filmes que já foram citados em outros comentários, mas sentir falta de muitos filmes que trabalho, tais como: Guerra do fogo (clássico) Amistad, Tempos Modernos, Guerra de Canudos, Mauá Imperador e Rei , Alexandre o Grande , Spartacus entre outros filmes .Pois sabemos que filmes tem muitos mais de fato gostaria de ter mais são documentários , pois o tempo é curto para filmes longos, então trabalho só alguns trechos dos filmes acima citados,porem gostaria de dicas de documentários.
Oi! Ainda sou acadêmica de História, e em meus estágios, me utilizei de documentários para incentivar e explicar os conteúdos. Como não tenho experiência com o EF, gostei, pois é uma forma de visualizar, vivenciar o conteúdo e da margem para discussão.
Permalink Responder até ANDERSON PEÇANHA DO NASCIMENTO em 14 fevereiro 2012 at 6:57
Amigos :
Tenho alguns links no Youtube com alguns documentários que pesquei na rede . Meu nick é andersonpec72 . Fiquem a vontade .
Abs a todos
Permalink Responder até Bruno Leal em 1 março 2012 at 9:49
Seria legal se você pudesse fazer aqui uma lista pelo menos com os cinco mais. O que me diz, Anderson? Abs!
Permalink Responder até ANDERSON PEÇANHA DO NASCIMENTO em 20 março 2012 at 15:35
Amigo Bruno :
Desculpe a demora no retorno , é que estou meio enrolado entre férias, pós graduação e filha recem nascida ( que tríade hein )
Bom , documentários estão sempre sendo lançados , e a gente , por vezes , acaba ficando desatualizado . Por exemplo , tenho acompanhado uma série do National Geographic chamada "Redescobrindo a IIGM".
Ela é bastante interessante , porque parte da leitura da guerra por intermédio de seus participantes , as suas cartas , relatos , depoimentos e filmagens . Não fica mais atrelada a retransmissão de informações oficiais .
Tem um também , nacional , chamado SOL , que traz novamente todos os editores , cartunistas e pessoal de jornal que funcionou , de forma bem precária e resistente , ao periodo da Ditadura no Brasil, com o nome SOL . Ou seja , de um forma bem tranquila sem os maniqueismos e rancores inerentes dos remanescentes da epoca, as pessoas simplesmente falam de si e do momento vivido . Bom , "as pessoas " são : Caetano, Gil , Ziraldo , etc . Muito legal também.
Por outro lado , partindo da premissa que podemos utilizar como fontes para o aprendizado e dicussão da História não só os documentários , mas também os filmes de época ( ai incluo os produzidos em epoca especifica e falando do tempo presente, como também os de época específica e falando do passado). Por exemplo , se analisarmos o filme " O incrivel Exército de Brancaleone " veremos não só uma comédia sobre a Idade Média e os seus valores , mas támbém uma discussão sobre os valores e pensamentos do "momento" anos 60 / 70. A serie MASH , também vai também na mesma vertente ( a inutilidade da Guerra do Vietnã) . O filme "Planeta dos Macacos" , que se tornou um cult , não pelos seus efeitos especiais ou coisa do tipo , mas pela mensagem de contra cultura , comum dos anos 70. Então Bruno, a discussão sobre o uso dos documentários é só "uma ponta " das possibilidades . Obras de arte iconográficas , fotografias , musicas , também podem ser inseridas no mesmo contexto. Por exemplo , para falar do Rio antigo , do Rio do final do sec XIX e da primeira metade do seculo XX , você poderia ter como pano de fundo as musicas Rio Antigo ( como nos velhos tempos ) de autoria de Chico Anisio e interpretada por Alcione . Ou Baile no Elite , de autoria e interpretação de João Nogueira. Ou ainda , Donga , interpretando "Pelo telefone ", o primeiro samba gravado no Brasil , e que falava de coisas da "malandragem carioca x policia " . Enfim Bruno , a discussão é longa .... abs
Permalink Responder até Bruno Leal em 14 fevereiro 2012 at 9:42
Obrigado a todos pela colaboração.
Pelo que posso os documentários são bastante utilizados em sala de aula.
Minha contribuição é um site muito legal que disponibiliza documentários em várias áreas, como a história. O link é o seguinte: http://documentarios.org/
Permalink Responder até Brancaleone em 1 março 2012 at 14:00
No século passado exerci o magistério e hoje sou voluntário num projeto de "ampliar as cabeças", dando aulas de reforço para estudantes ou interessados, quase todos adultos.
Na medida do possível, após as explicar as versoes "oficiais" ou constantes dos livros da rede pública, apresento documentários que dão explicações digamos menos "oficiosas" dos fatos.
São quase sempre versões bem humoradas.
Mas se tem um livro que JAMAIS deixo de recomendar a qualquer um que queira aprender mais sobre a história do Brasil, este livro é TIBICUERA, de Érico Veríssimo.
Aliás senhores historiológos e professores, quantos de voces já leram este livro?
Permalink Responder até Carlos Theobaldo em 11 maio 2012 at 19:30
BBC History
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
A Memória que me contam - 2013
Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".
A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por