Qual foi o grau de recepção das ideias fascistas no Brasil?

Entre as décadas de 1920 e 1940, para além apenas do Integralismo, qual foi o grau de recepção das ideias fascistas no Brasil?

Exibições: 293

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei nem tenho absoluta certeza, mas o centralismo existente no Pais é absurdo. Pretender que regiões sejam iguais, e consequentemente regidas por uma mesma forma legal, entendo ser absurdo. Creio que o Pais estaria bem melhor e desenvolvido se cada Estado cuidasse de si.

Periodos de crise são sempre terreno fertil de onde brotam as idéias estapafúrdias. O nazismo surgiu numa Alemanha hiperinflacionada, Chávez apareceu na Venezuela numa crise política. Quando o povo perde a já pouca fé nos  líderes democráticos atiram se nos braços de qualquer aventureiro que proponha fartura a troco de pouco trabalho ou qualquer outra forma de mudança.

No Brasil não foi diferente alem de que as oligarquias da época viam no fascismo uma espécie de ordem, a imposição necessária dum sistema rígido.

caros colegas. Há quem diga que um governo centralizador como o nosso(federal),possa ser uma evidência de influência fascista,discordo.Com o país dividido em multíplos governos teríamos ainda mais intervencões de políticos(que chamo)patro-hereditários,os conhecidos coronés e seus pares como a família ACM na bahia,a família sarney no maranhão e amapá,a família collor em sergipe,a família barbalho no pará e outras tantas que emperram o crecimento do país para continuarem colhendo espólios da pobresa.Se tivesse que citar algum tipo de influência fascista por nossas bandas,começaria por apontar a enorme semelhança dos patriarcas dessas¨quadrilhas¨supracitadas com B.mussolini.

Creio que não foram apenas o Integralismo que recepcionou algumas características do Fascismo Italiano, os Movimentos Patrianovista e a Frente Negra Brasileira em certos aspectos também incorporaram estas características, sejam elas estéticas ou doutrinarias.

Sobre o Integralismo sou criador de um blog que tenta resgatar a memória do Partido que recepcionou, em sua grande maioria, os camisas-verdes apos o fim do Estado Novo (1937-1946), acesse: www.historia-do-prp.blogspot.com

Destaco, o sentimento nacionalista confundiu-se com a aspiração do desenvolvimento econômico e evolução política do período, sendo atrativas as ideologias fascistas e totalitárias.

Anauê!!!!

Tem um texto de Plínio Salgado onde o nome de minha bisavó, Maria Luiza Flores de Carvalho (vó Mariquinha) é citado. Até uns tempos atrás eu tinha  recorte amarelado dum jornal. Não sei aonde foi parar.

Ela apoiava o Integralismo.

Brancaleone, boa tarde, por acaso teria alguma imagem deste artigo?
Outrossim, aproveito a oportunidade para indicar meu blog sobre a historia do Partido de Representacao Popular - PRP (1945-1965), www.historia-do-prp.blogspot.com

Nas décadas dos anos 20 e 30, havia o contexto histórico de crise do pós - guerra e Crise Econômica Mundial do Capitalismo, que expressaram a fragilidade das democracias liberais, portanto, o Totalitarismo em sua expressão fascista transformou-se em uma tendência ideológica que apresentou soluções que os grupos conservadores e burgueses preferiram diante da própria ascensão do comunismo, e tais soluções estavam voltadas ao intervencionismo estatal. No Brasil, além do Integralismo nacionalista, houve toda a postura totalitarista de Getúlio Vargas em suas políticas trabalhistas e nacionalismo econômico. O intervencionismo, o autoritarismo, o corporativismo , o centralismo, que são princípios fascistas estão implícitos na constituição ditatorial de 1937, que instituiu o Estado Novo.  A Própria CLT é influenciada pela Carta del Lavoro italiana. O fascismo também é identificado na educação nacionalista e manipuladora, onde há o culto ao líder Getúlio Vargas. Nas cidades onde havia uma população de imigrantes italianos, nas escolas italianas, há a preocupação de serem repassados os valores nacionalistas do fascismo. Meu pai é filho de italianos e estudou na escola Dante Alighieri. E esse fato estava relacionado a uma preocupação do governo italiano em manter sua população que vivia no estrangeiro com a mentalidade e comportamentos identificados com o modelo nacionalista do governo de Mussolini. E isso era comum entre as famílias de imigrantes, o vínculo era mantido através de livros impressos em Firenze. E é fato que o Brasil , entre os anos 30 ,era muito mais sintonizado com os países fascistas. Economicamente, havia aproximação econômica com a Itália e Alemanha, como a exportação de algodão. Por que os Estados Unidos se preocupou tanto em fazer uma política de boa vizinhança com os países latino americanos? No período da II Guerra Mundial, houve a escassez de carne no Norte do País, porque os pecuaristas faziam fornecimento ao Eixo. Bem, vejo que o grau de recepção das ideias fascistas foi bem intenso, e se pensarmos nos radicalismos extremistas da época, essa doutrina foi bem mais  aceita que o comunismo. 

Para além do integralismo, interessante, bom ressaltar que houve um partido nazista no Brasil com 2900 membros. Fazia suas festas com suásticas, organizou diversas associações como  Juventude Hitlerista e tudo isso favorecido pela simpatia do governo varguista que só veio a mudar com a entrada do Brasil na guerra ao lado dos aliados. 

Creio que elucidaria tal questão a leitura do livro abaixo cujo lançamento será nessa 6a.

Prezados amigos,

Convido-os para o lançamento do livro de minha autoria, Nazismo Tropical? O Partido Nazista no Brasil, resultado de minha tese de doutorado e prefácio do Prof. Renato Dotta.

lançamentos:

SANTO ANDRÉ
Casa da Palavra
Praça do Carmo s/n
24/08/2012 às 20h

CAMPINAS
ANPUH SP – XXI Encontro Regional de História
UNICAMP – Campinas –SP
5/9/2012 às 19h30

Ana Maria, como poderia obter livro morando fora de Sto. André ?

Ola Ana Maria, o livro do veterano dos Centros Culturais da Juventude, entidade ligada ao Partido de Representação Popular - PRP (1945-1965) Sr. Rufino Levi D´ Avila, tambem foi selecionado para ser lançado durante o XXI Encontro Regional de Historia (ANPUH-SP), na UNICAMP - Campinas - SP, no dia 05/09/12, às 19h30.

Para maiores informações sobre o livro, acesse: http://www.historia-do-prp.blogspot.com.br/2012/07/livro-de-veteran...

Entrevista com Sr. Rufino: http://historia-do-prp.blogspot.com.br/2011/03/serie-entrevistas-ii...

Por fim, gostaria de parabenizar a Profa. Ana Maria pelo trabalho.

Obrigado,

Guilherme Jorge Figueira

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }