Qual a relevância do estudo de história Reginal em uma sociedade que visa todo, ou melhor dizendo que buscar apenas aprender o que sera dado no exame do enem?

Todos estudamos historia regional ou local em algum momento da vida acadêmica, mas percebi que depois que muitas instituicões de ensino aderiram ao no enem a motivação e o interesse foifoi para quase zero, os alunos de ensino médio que vão prestar vestibular sempre fazem a mesma pergunta porque estudar isso se não vai "cair" na prova, e se esquece de ser um cidadão que precisa conhecer as suas origens, nós como historiadores que muitas vesez ajudamos a diciminar esta ideia ainda vemos a história regional como importante ou só a vemos como uma coisa insignificante?

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Roberta, acho que a pergunta está meio confusa. abs!

A História Regional pode ser vista como uma seleção temática e metodológica. A região está contida na História e pode ser estudada de forma mais aprofundada. Vai contribuir para o entendimento do processo histórico, no qual está inserida. Se pensarmos de forma mais pragmática, não precisamos estudar História do Rio de Janeiro, por exemplo. Entretanto, muitos historiadores têm contribuído para o seu aprofundamento, utilizando esta abordagem metodológica. Procure a produção historiográfica em História Regional contida nas pesquisas da UFRJ, UFF, por exemplo.

A Micro História também pode ser abordada sempre associada às questões gerais do Brasil.

Eliana Vinhaes

Não acredito que a prioridade dada ao exame ENEM possa significar o fim para a abordagem da História Regional.

Tenho como convicção que, ao incentivar atividades de estudos da história local poderei junto aos alunos refletir também o todo. Na medida em que os sujeitos interagem com a história local eles podem aperfeiçoar habilidades para compreender o mais geral.

Na verdade é erro do sistema. Toda grade curricular voltada pra o mercado.

A educação deve ter por meta a formação do indivíduo para si e pra a sociedade. Valorizar as próprias raizes é base p se situar no mundo. Isto é - não se ensina gramática portuguesa com vistas ao que vai cair na prova mas porque a vida só se explica com um vasto vocabulário - quanto mais palavras se conhece mais absoluto se torna a visão de mundo - conhecer a geografia do mundo torna a paisagem local mais completa e conectada com o que há além do horizonte - saber a diferença entre um celula e outra alimenta a capacidade de cuidar de si e do ambiente.

Estamos vivendo um mundo de consumismo tão absoluto que não queremos mais saber o que há sob o chão da cidade. Daí que a rede de esgoto que a prefeitura constroi pode ser deficiente e de ma qualidade que ninguém pode contestar.

A educação deve ter o compromisso antes de esclarecer o indivíduo e torná-lo apto a interferir na  sociedade e depois prepará-lo pra as provas, o enen ou a universidade.

 Sim, o conhecimento da história regional é tão importante quanto saber somar um "mais um é?..." - Esta pergunta de matemática não cai no vestibular, mas  se o indivíduo não aprendeu um dia jamais chegará nem  mesmo ao segundo grau.

Com a história regional você pode "linkar" com a macro-história. Fazendo uma dialética interessante e dinamizando a aula.

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O Homem mais procurado

Acaba de chegar aos cinemas o filme "O Homem mais procurado", dirigido por Anton Corbjin ("Um Homem Misterioso" e "Controle - A História de Ian Curtis"). O filme traz Philip Seymour Hoffman ( em seu último papel), Rachel McAdams e William Defoe.  

Sinopse: Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

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Líbano e Egito: Leia na íntegra a dissertação "Alguns aspectos sobre o processo da democratização dos sistemas políticos no mundo árabe: Egito e Líbano como modelos de estudo", do pesquisador Younus Khalifa Haddood. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pòs-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação defendida em 2007. Clique aqui.

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