discutir as varias maneiras de se analisar os fatos como participes na construçao de historia problematizadora.

Exibições: 2291

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

sera que existe somente os grandes nomes dentro de determinado acontecimento?
Olá Fabricio, sou professor de ensino médio para turmas do EJA e achei pertinente seu questionamento sobre o papel social da história, nas turmas de EJA o professor se vê diante da realidade social e econômica brasileira personificada em cada aluno, atualmente a função social concientizadora da história é sem dúvida seu papel fundamental, os alunos no caso do EJA por serem adultos e com maiores experiencias de vida estão ali sedentos por explicações que norteiem ou que direcionem sua forma de ver as coisas a sua volta perguntas como "O senhor acha que o LULA é bom para o Brasil??"
ou quando dizem " Eu achava melhor no tempo dos militares que pelo menos a gente não ficava sabendo dessas roubalheiras", aí o professor ou transforma a aula em discussão política ou em concientização sócio-existencial.
Um abraço, até mais.
valeu colega pelas explicaçoes nesse pequeno espaço de discussoes,pois so assim podemos contribuir com uma historia viva e nao somente dos livros de ensino medio, capaz de envolver os alunos com essa bela disciplina,nao somente com a famosa´decoreba`, gostaria de perguntar nao somente a vc, mas a todos o que se sentirem interessados em nesse espaço, se vem desenvolvendo algum tipo de pesquisa, e qual seria ela?
exponho aos colegas sobre a micro-historia e a historia vista de baixo, para discultirem acerca da ampliaçao de trabalhos nessa linha de pesquisa, dando voz aos considerados´marginalizados` pela historiografia tradicional, se vcs tem algum trabalho, divulgui-o nesse espaço,abraço a todos!!
Ola todos,

A história é uma atividade científica (e como tal deve usar de todos os métodos científicos disponíveis) que visa prover informação real e precisa sobre eventos históricos passados ou recentes. Ela não pode ser absoluta, e tal como qualquer outra ciência é passível de revisão - veja o revisionismo do holocausto, guerra do Iraque, 911...

Não cabe a história induzir ou trazer mudanças sociais, esse papel é do usuário da história.

Abraços

RSS

Links Patrocinados

Cine História

Sobrevivente

Chega aos cinemas o filme islandês "Sobrevivente", de Baltasar Kormákur. 

Sinopse: Durante o inverno de 1984, um barco pesqueiro naufraga no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia. Os tripulantes tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja facilmente concluída, restando apenas Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um homem bom, de fé, querido por todos, e com uma vontade de viver inacreditável. Após nadar por cerca de seis horas e enfrentar vários percalços, ele consegue contato com a civilização. Após a incrível experiência vivida, Gulli terá ainda que viver com a dor da perda dos amigos e, pior, a incredulidade de todos, que não entendem ele ter sobrevivido a uma situação tão extrema e insistem em fazer testes para saber como isso pode ter acontecido. Baseado em fatos reais.

documento histórico

Guerra do Paraguai: Prédios paraguaios após a Guerra do Paraguai s.l., [186-]. Arquivo Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. Fonte: Arquivo Nacional

Conteúdo da semana

Leituras da escravidão: O mini-documentário 'Leituras da Escravidão' aborda a escravidão na província do Paraná através do relato de estudantes de História da Universidade Federal do Paraná, que pesquisam o tema em processos judiciais do século XIX no Arquivo Público do Paraná

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }