Quais foram as estratégias logísticas usadas na guerra do Vietnã?

Me deêm se possível exemplos de armadilhas e táticas usadas pelos vietnamitas durante a guerra.

Atenciosamente!

Jéssica

Exibições: 1288

Responder esta

Respostas a este tópico

Jéssica, dá uma olhadinha nesse livro. Ele pode ajuda-la: 

http://books.google.com.br/books?id=ZprWvO7LeMIC&printsec=front...

Grata Bruno!

Jéssica,

Uma reportagem sobre a ofensiva do Tet, um plano vietnamita para atacar simultaneamente várias cidades do sul e decidir a guerra em pouco tempo. Fracassou militarmente, mas mostra que estavam muito longe de ser guerrilheiros desorganizados. É bem superficial, mas ao menos os gráficos são interessantes, e mostra algumas das armadilhas: http://www.militarypower.com.br/frame-o%20globo.htm#tet

E, caso leia inglês, uma entrevista com o general Vo Nguyen Giap sobre a trajetória de vida dele, os conflitos com os franceses e americanos, etc: http://openvault.wgbh.org/catalog/vietnam-b1661a-interview-with-vo-...

Muito obrigada!

Dei uma olhadinha rápida, mais eu vou ler com calma. Parece ser bem interessante.

Att.

Jéssica.

Boa tarde,Jhes.

Acho muito interessante que uma menina se interesse por um tema que por regra pertence aos homens

Os americanos utilizavam "iodeto de prata " que era lancado pelos "B52" sobre as nuvens e fazer chuver torrencialmente sobre determinada area onde as forcas contrárias se estivessem a movimentar com a intencao de as atrasar .

Espero que seja este tipo de informacao que procuras ,e se for posso dar mais .

Um abraco

Grata pela resposta dada.

Bom eu faço Técnico em Logística, então meu tema era sobre a guerra do Vietnã dentro do contexto logístico. Eu já apresentei, mais vou ler todo conteúdo que vocês estão passando, pois achei interessante a batalha que Giap fez pelo povo e com o povo vietnamita. Infelizmente os livros não mostram toda a realidade da história. Essa tática é uma de muitas, né...

Outro abraço!

Att.

Jéssica

Boa tarde, Jhes

Uma das coisas mais importantes que se passava nesta guerra contra a china e como palco o Vietnam

Vamos comecar pelo princípio : Ho Chi Min ,entao com cerca de vinte anos foi visitar a Franca que era a potencia colonial na altura e viu que o tratamento que os franceses davam aos estrangeiros na Franca ,nao era o mesmo que eles davam no Vietnam .

Na viagem de regresso ,Ho Chi Min ,resolveu comecar uma guerrilha contra o invasor arrogante .

"Despacharam" os francesses que estavam fracos por causa da Segunda Grande Guerra e os Estados Unidos ,entraram em cena com o objetivo de "travar o comunismo " e a China entra tambem pelo Norte enviando milhoes de soldados e mantimentos através da famosa trilha "Ho Chi Min"

Fosse por meio de tuneis ou por terra esta trilha alimentava os "Vietcongs" de bicicleta ou a pé ,eram tantos que ninguém os podia parar ,apesar de serem dízimados pelos bombardeamentos constantes dos "B52 " e pelos helicopteros e ainda pelos soldados do Vietnam do Sul com capital em Saigon e os do Norte com capital em Hanoi

Bom dia,Jhes

As operacoes eram feitas a sangue frio e as suturas feitas com os fios de nylon dos pára-quedas dos americanos .

Nos tuneis ,havia de tudo e que era necessário par afazer a vida negra á nacao mais poderosa da Terra e conseguiram-no .

Para que os "Snyperes"(atiradores furtivos )nao tivessem a vida facilitada ,os B52 deitavam um herbicida desfolhante sobre as árvores para que estes nao se pudessem camuflar .

Nao era por os "Vietenamitas Chineses" serem fortes que derrotaram os americanos ,mas porque eram como as formigas e vinham sempre mais da >China através da trilha "Ho Chi Min".

Um abraco

Varetas pang -

Bambus finos - pouco mais grossos que um lápis, cortados na diagonal - no interior se colocavam fezes -  eram então fincadas nos lados de buracos de uns 30 cm de larg. e uns 50 cm de profundidade. O Objetivo não era espetar o pé - protegido por solas espessas, mas sim a canela do ianque... Podia não matar mas lembre-se que cada soldado ferido movimenta muitos outros na retaguarda.

Minas terrestres caseiras, de pequena potencia, feitas aos milhares. Tambem tinham objetivo de só lesionar, não matar.

O vietcong misturava-se ao povo. Não se sabia quem era "amigo" ou "inimigo". Na dúvida os ianques acabavam bombardeando tudo.

Os vietcongues aterrorizavam para submeter pelo pavor. Atacavam aldeias, matavam lideres, professores, estupravam, sequestravam crianças e jovens pare alistá-los à força - Naquela época como hoje muitos imbecis pelo mundo consideravam isso até válido já que eles faziam todas estas atrocidades  em nome da "causa comunista" ou "pelo bem do proletariado"

Em fim era uma guerra como qualquer outra do passado ou do futuro. Não existem regras,leis ou normas.

Grata pela resposta!

Atenciosamente!

Jéssica.

Seria interessante ver filmes que abordassem a guerra do Vietnã, como o filme PLATOON.

Jéssica, não sei se ainda precisa desta informação...

Mas se for válido o History Channel lançou recentemente um documentário amplo de depoimentos e estratégias que aborda, em alguns trechos, diretamente o impressionante sistema de logística Vietcong, com suas vastas redes subterrâneas de transporte de armas e suprimentos.

Procure no Youtube que vai ter vários epsódios, chama-se: "Vietnâ: Arquivos Perdidos".

Aproveite, Bj

RSS

Links Patrocinados

Cine História

O Homem mais procurado

Acaba de chegar aos cinemas o filme "O Homem mais procurado", dirigido por Anton Corbjin ("Um Homem Misterioso" e "Controle - A História de Ian Curtis"). O filme traz Philip Seymour Hoffman ( em seu último papel), Rachel McAdams e William Defoe.  

Sinopse: Depois de ser brutalmente torturado, um imigrante de origem chechena e russa faz uma viagem à comunidade islâmica de Hamburgo, tentando resgatar a grande herança que seu pai teria lhe deixado. A chegada deste homem desperta a curiosidade das polícias secretas alemã e americana, que passam a acompanhar seus passos. Enquanto a investigação avança, todos fazem a mesma pergunta sobre o imigrante: seria ele apenas uma vítima ou um extremista com um plano muito bem elaborado?

café história acadêmico

Líbano e Egito: Leia na íntegra a dissertação "Alguns aspectos sobre o processo da democratização dos sistemas políticos no mundo árabe: Egito e Líbano como modelos de estudo", do pesquisador Younus Khalifa Haddood. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pòs-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação defendida em 2007. Clique aqui.

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }