Quais as principais vantagens da educação a distância ?

O que ganhamos com a aplicação das novas tecnologias no campo da educação?

Tags: EAD, educação, ensino

Exibições: 380

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Noite a todos!

Li e concordo com todas as opiniões, aos que são contra me recordo ver a alguns anos jovens universitários indignados com o acesso de bolsistas do Prouni, é sempre assim toda oportunidade parece uma malandragem oportunista de quem opta pela modalidade EAD, aos defensores esclareço que o ensino a distancia remonta a época da revolução industrial, quem quiser saber mais pesquise investigue, não so para o nível superior funciona o EAD, os australianos utilizam esta modalidade por razões obvias (claro que os moradores do vasto interior), os americanos também usam desde a "conquista do Oeste", quando me questionam respondo que faço curso pelo Correio ou por correspondência, é legal alguns olhas brilham e perguntam sonhadores outros torcem o nariz, é normal principalmente os mais jovens é típico e não considero desrespeitoso apenas característicos.
Agora no curso a distancia, o mais triste é a solidão, a falta do barzinho (haaaaaa o barzinho, uma geladinha hummmmmmm).
Voltando ao planeta terra, o ensino a distancia é uma forma de educação muito adequada aos rincões de nosso pais, esse negocio de criança andando longos períodos de barco na Amazônia, caminhando horas e horas, ou se submetendo ao transporte praticado por prefeituras imorais que as transportam como gado, ai sim tenho a convicção que a distancia pode ser encurtada por tecnologias não tão nova, mas eficiente, meus professores do Claretiano são mestres a maioria oriundos da UNESP.
Saudações e um abraço aos filhos de Clio.

Dar uma oportunidade para aqueles que residem em locais de difícil acesso ou não tem condições de irem a uma instituição de ensino, mães com recém-nascidos, trabalhadores de aeroportos,cias aéreas, hospitais, rodovias, representantes comerciais viajantes, etc etc etc estudarem e obterem um diploma.

Nas buscas por 'EAD', aqui no Café História achei esse tópico bem interessantes. Vou dar minha opinião como aluno de História pelo sistema do EAD.
Essa é a minha 2ª graduação, pois sou formado bacharel em Química, na dácada de 80 do século XX. Em primeiro lugar, não me interessei em me submeter a um novo vestibular depois de tantos anos, por isso optei pelo ensino privado. Quando fui fazer a matrícula na Universidade Estácio de Sá, é que fui apresentado ao EAD.
Minha intenção era fazer o presencial ou no máximo o semi-presencial. E o que me fez decidir por ele, foi o fato da instituição dar um perído de experiência n 1º período. Acontece que gostei demais da experiência bem e segui no 2º período no EAD. No meu caso, que tenho como um hobby a informática, podendo dizer a nível de usuário avançado. O ambiente virtual, não representou nenhum obstáculo.
Mas é claro, que o EAD traz umas características. Ainda mais no mundo virtual altamente tecnologico; e que difere e muito de antigos modos de 'ensino a distância'. Quem é um pouco mais velho, deve se lembrar do Instituto Universal Brasileiro: http://www.institutouniversal.com.br/ - que já aplicava esse modo de ensino. Era o tempo do curso por correspondência.
Sobre o EAD, as considerações mais importantes que observo é a falta da vida acadêmica; a  dificuldade de instituições, professores e alunos em lidar nesse mundo do computador (onde a velocidade de mudança é avassaladora).
No caso da falta de vida acadêmica, a atuais redes sociais ajudam um pouco a minimizar esse problema. Mas é campo do uso da informática que venho notando os maiores problemas, conforme supracitei. No caso da História, é bam mais complicado se achar professores e alunos com desenvoltura nesse campo, fora que até mesmo as instituições tem suas deficiências no suporte a essas áreas. Recentemente, até me surgiu dúvida sobre algumas regulamentações do MEC para essa modadalidade de ensino, por exemplo: será que existe a figura do aluno monitor de turma, como sempre existiu no ensino superior. Pensei nisso sobre a possibilidade de um aluno ser monitor dos fóruns, juntamente com o professor. Fiz esse pergunta a faculdade, onde estou matriculado e estou aguardando resposta.
Para finalizar, eu acho que por estar num contexto novo de uma sociedade cada vez mais informatizada, certas questões precisam serem observadas para um melhor aproveitamento nessa modalidade. Como por exemplo: o suporte técnico, por parte das instituições aos seus funcionários, professores e alunos deve ser tratada com muita atenção.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }