Procuro sugestões de atividades (apresentações) para 7 de setembro. Alguma sugestão?

Bom dia pessoal! Trabalho com alunos do Ensino Fundamental 2 e gostaria de sugestões de atividades para 7 de setembro. Todos sabemos que esta data, em seu contexto real, nem mereceria uma comemoração, mas como as apresentações são tradicionais, não podemos fugir à regra... Queria fugir da mesmice... Alguém teria alguma sugestão?

Exibições: 3347

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi, Daiane! Tudo bem?

Há alguns anos, a Revista de História da Biblioteca Nacional, quando ainda se chamava "Nossa História", dedicou a edição de setembro ao tema da independência (Ano1, N.11, Setembro de 2004). Além dos tradicionais artigos, ela trouxe várias questões referentes ao assunto. Para cada questão, ela colocava um texto para o que se acredita e, de outro, o que pensam os historiadores.

A idéia era problemetizar algumas perguntas básicas em relação a independência, muitas delas falaciosas ou exageradas, mas que nos manuais didáticos se estabeleceram como verdades absolutas e centrais no ensino. Por exemplo:

1) A Famíalia Real fugiu às pressas das tropas de Napoleão?

2) Sete de setembro foi o dia da Indpenedência?

3) Nossa separação de Portugal foi imediata e pacífica?

4) O que foi o Dia do Fico?

5)D.Pedro foi um herói brasileiro?

6) José Bonifácio sempre quis a independência?

7) O "Grito do Ipiranga" existiu, de fato?

Talvez, trabalhar essas questões - claro, de forma lúdica - seja uma boa idéia. Se há um momento bom para rompermos com esses estigmas da história, esse momento é o Ensino Fundamental. Enfim, tá aí a dica. Tente encontrar essa edição. Se não conseguir, escreva para a Revista. Eu conheço o pessoal por lá e certamente eles vão poder lhe ajudar. Abraço e bom trabalho!
Adorei a dica! Obrigada... Abraços!
Esta data é mais lembrada como feriado nacional com espiriro capitalizado, a reflexão e sugestões citadas são importantes, se não ficaremos com a tradição militar com desfiles, camuflando o cotidiano social de diferenças-exclusão. O projeto é trabalharmos a semana da pátria de forma crítica, reforçar as crianças e jovens que o amor à pátria e o nacionalismo deve ser visto e entendido na visão de várias classes e a dominação histórica dos grupos economicos e políticos.
abraços

RSS

Links Patrocinados

documento histórico

Versão digitalizada do decreto que aboliu a escravatura no Brasil, dando origem à Lei Áurea. O documento é assinado pela Princesa Imperial Regente Isabel, pelos senadores Primeiro Vice-Presidente Antônio Candido da Cruz Machado, Primeiro Secretário Barão de Mamanguape e pelo Segundo Secretário do Joaquim Floriano de Godoi. O manuscrito original faz parte do acervo do Arquivo do Senado Federal. Faça aqui o download em alta resolução desta importante peça da História do Brasil: http://goo.gl/ewCcee

Conteúdo da semana

Depoimento do coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, ex-agente do Centro de Informação do Exército, que atuou em diversas missões de extermínio de opositores da ditadura e também na Casa da Morte. No depoimento, ele admite tortura, mortes, ocultações de cadáveres e mutilações de corpos.

Cine História

Cortinas Fechadas

Chega aos cinemas brasileiros o drama iraniano dirigido por Kambolza Partovi e Jafar Panahi, “Cortinas Fechadas”.

Sinopse: Vivendo em prisão domiciliar após ter sido condenado pela justiça iraniana, sob a acusação de denegrir a imagem do governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad com seus filmes, o cineasta Jafar Panahi tem seu cotidiano apresentado neste filme.

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. Teremos o prazer em ajuda-lo(a):

Nosso email: cafehistoria@gmail.com

Parceria: NIEJ-UFRJ

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }