Por que os Reinos Bárbaros tiveram curta duração na Alta Idade Média?

Caros amigos na Alta Idade Média iniciada no século V com a decadência do Império Romano do Ocidente provocando grande fragmentação política e o processo de ruralização ocasionado pelas invasões Bárbaras que a partir do século V conduziria na formação dos Reinos Bárbaros. A minha questão para vc é - PQ OS REINOS BÁRBAROS TIVERAM CURTA DURAÇÃO NA ALTA IDADE MÉDIA?

Abraços e Saudações Históricas para todos e todas!

Exibições: 785

Responder esta

Respostas a este tópico

pode sim ser considerado curta duração pois,o processo no qual, os reinos bÁrbaros se encontravam não mais condiziam com a realidade social,cultural,religiosa e politica desta forma,os reinos roram se ruralizando e o feudalismo foi se estruturando no final da idade média,consequencias do Tratado De Verdun e o aumento gradativivo do poder da nobreza.
Convido todos os que participaram desta sadia (em alguns momentos meio ríspida) discussão, que da questão bárbara se desenrolou quase que completamente sobre a Bíblia, a participarem do grupo sobre a História da Bíblia, um forum específico para esta discussão.
Leonardo Stuepp;boa tarde prazer em falar com vc ainda mais quando fala da Biblia,o assunto que trago é referente ao povo barbaro acredito eu que o rei nabuco do Nozor era babaro caso eu tenha me enganado por favor me conecta com a resposta.Tenha um bom domingo.
Olá Gilmar.
O prazer é meu conversar contigo.
Quanto à tua pergunta se o rei Nabucodonosor era ou não bárbaro, o que tenho a te dizer é que o termo bárbaro (barbarós em grego, que significa "os que gruhem", ou falam línguas inintelegíveis - para os gregos), aparece então na Grécia antiga e como a Europa é devedora em sua cultura à razão grega, acaba usando este termo para os povos que não tinham esta cultura. Já quanto ao rei citado, não podemos falar em termos de o mesmo ser bárbaro, pois na região e à época, havia as relações de Israel com os povos vizinhos. Os israelitas, que se consideram o povo de Deus, chamavam a todos os outros povos de pagãos.
Espero ter contribuido com a tua questão, mas reitero o convite de participares do meu grupo sobre a História da Bíblia, onde tratatemos mais detalhadamente esta questão.
Abraços
Caros Senhores(as),

Tem razão o Sr. Leonardo em convidar todos os "Adoradores do Livro" para se agregarem num grupo específico, onde poderão se satisfazer ao extremo opinando sobre os mais variados aspectos do Velho e Novo Testamentos.
Quanto à questão colocada neste tópico, atribuo a pouca durabilidade dos reinos bárbaros, com exceção dos francos, à precariedade das suas instituições políticas e fraqueza militar. A força dos bárbaros residia na sua alta mobilidade e na facilidade com que alianças militares eram estabelecidas entre os povos aparentados. Esta condição foi suprimida com a formação dos reinos. Empurrados pelo deslocamento dos hunos de encontro às fronteiras romanas, estes povos se viram na condição de ostras, suportando o embate do rochedo com o mar. O melhor para eles naquele momento foi sua admissão dentro dos domínios romanos, com o principiar de um processo de "romanização" que induziu os bárbaros a formarem os destacamentos de fronteira do Exército Romano. Em breve tempo, o descontrole sobre as invasões levou o rei hérulo Odoacro a tomar Roma e destronar Rômulo Augústulo, em 476, pondo um fim à milenar história romana.
É a inexistência de um centro político na Europa ( com o desaparecimento de Roma ) somada ao poder e prestígio da Igreja Católica que leva os antigos povos bárbaros nômades a se fixarem num território, proclamando aí um reino. Só que a situação ainda estava por demais instável, com a continuidade das invasões. Estes reinos, ainda não enraízados, eram excessivamente frágeis tanto do ponto de vista institucional quanto do militar, não se constituindo em obstáculos à avalanche dos novos invasores, como por exemplo, os visigodos frente aos muçulmanos, em 711. Esta é uma análise geral que não contempla os fatores internos de cada reino, que por mais importantes que sejam em cada caso específico, não invalidam a visão de conjunto. '''''''''''
Olá Fernando, a tua análise mesmo sendo geral, foi muito interessante, pois em poucas palavras conseguistes passar um conteúdo considerável.
Este tópico me chamou a atenção e agora, vou buscar conhecer melhor esta questão.
Juvenal santana;muitos membros do café história já me enviol a resposta do povo barbaro e concordo com um membro do c.f.história fazer comparação sobre á blibia;tenha um bom domingo
Acredito que por serem formados por várias culturas esses reinos não possuiam compatibilidade política entre si,além de uns serem maiores e mais desenvolvidos do que outros.
Parece-me que o principal motivo teriam sido as invasões de normandos e árabes que conduziram a Europa a uma fragmentação política em feudos.

A falta de uma organização polítco-administrativa eficiente foi também fundamental para o declínio dos reinos bárbaros.

Um exemplo disso é o Reino dos Francos, que depois da morte de Carlos Magno, em 814, o reino nunca mais foi o mesmo. Luís, o piedoso, filho de Carlos Magno fez um péssimo governo. Depois os 3 netos de Carlos Magno lutam pelo trono, originando uma Guerra Civil(840 - 843), que só foi resolvida com a divisão do império pelo Tratado de Verdun(843). Um abraço a todos!

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }