Por que os professores estão tão despreocupados com o ensino de História?

Hoje, não vejo mais professores tão compromissados em passar para seus alunos o que essa brilhante profissão lhes permite fazer! muitos vão para escolas/ faculdades.Só para "enrolar" conteúdo que é bom nada.

Exibições: 426

Responder esta

Respostas a este tópico

Me parece que você não propôs uma discussão. Sua frase parece mais uma afirmativa, partindo de pressuposto generalizante. Vejo bons professores, com interesse em transmitir tanto conteúdo quanto parâmetros éticos da profissão.

Talvez o problema do Ensino de História a que você está se referindo possa melhor discutido, mas não concordo que partindo de pré-concepções possamos avançar. 

Não há como negar tal afirmação. Sou professor de Hitória há 26 anos. Já passei por diversos governos e, nenhuma

perspectiva de compromisso com a educação pública , pude observar nos tecnocratas da educação. Entretanto,creio

que o ensino da História deve ser feito com paixão;  com compromisso com a verdade dos fatos ; com pesquisa

científica ; com estímulo aos estudantes, para conscientizá - los de que são os agentes transformadores da socie   

dade em que vivem e atuam. Chega de livros didáticos decorebas !  Chega de contar história !  Façamos a

História acontecer !

Ah !  com relação aos professores descompromissados com o ensino da História ?

Coitados !  Não conhecem sua própria História .  Como podem ensinar outras Histórias  ?   

Me permita Ferreira, concordo! Moro em Foz, fiz um arquivo de assuntos de Foz de janeiro de 2009 até o momento, devidamente organizado, computador e tal, fácil de localizar assuntos. Agora mesmo, escrevi um material em três partes a 1a.) é o assunto em si, a ossadura, a 2a.) os comentários feitos na época pelos políticos (neste sentido tive que recorrer ao arquivo) e 3a.) o ato de decifrar os comentários, Etc. Este tipo de trabalho, esta conexão, entre o conhecimento histórico e a atualidade, acredito e sei que é o processo histórico. E justamente isso não acontece nas escolas, devido o alcance dos alunos, ou a dificuldade de conexão entre a história e a realidade. Acredito que esta seja a questão. A conexão no âmbito escolar pode parecer política, manipulação e isso é um desastre para o professor e a história... Saudações.
Concordo plenamente com o que disse o colega Allof. De que professores você fala, Rodolfo? De onde fala? Por que fala? Eu realmente sinto muito que as suas experiências tenham sido tão negativas no que diz respeito a ter contato com bons profissionais da área de História, mas daí a generalizar e dizer que "os professores estão despreocupados com o ensino da História"? Que professores cara-pálida? Seria imperdoável de minha parte não responder a seu tópico ao me lembrar de todos os bons mestres que passaram pela minha graduação e com os colegas comprometidos SIM com o ensino sério da História do país atualmente: tem muita gente boa por aí, continuando seus estudos, ralando, preparando aulas e pesquisando para que você afirme isso de maneira tão descuidada. Afinal de contas, estar na Educação nos dias de hoje, por si só É uma opção política. Só não vê quem não quer. Desculpe-me, mas a sua me parece mais uma afirmação frívola e com o objetivo de criar polêmica mesmo, do que um argumento consistente e que faça sentido.

Não concordo nem um pouco. Não vejo problema para discussão. Todos os professores são compromissados porém o que ocorre é que infelizmente os professores atuais saem da universidade realmente sem um pouco de perspectiva e não buscam um melhor aprimoramento da matéria, se apegando conforme afirma Sebastião Ferreira do Nascimento, aos

livros didáticos decorebas. Lá se foi o tempo de Borges Hermidas, Galantes e outros. Amém

professores comprometidos ,que incentivem a pesquisa,o debate na sala ,estao preocupados com o ensino e atualmente dependendo da regiao ,ou condição financeira estudar historia ,o seu conteudo é muito gostoso e gratificante ,portanto nao se pode generalizar no BRASIL tem diversos lugares aonde se repeita e se cultua o fato historico

OLHA RODOLFO, VC ESTÁ CERTÍSIMO E PARECE ESTAR EM EXTINÇAO..... O DESINTERESSE NAO PARTE SÓ DOS ALUNOS, MAS A FALTA DE INCETIVO DO PROFESSOR AO DIZER POR EXEMPLO Q TUDO É HISTÓRIA..... EXEMPLO DO DOCINHO BRIGADEIRO (EDUARDO GOMES - CAMAPNHA DE 1945) , TAÇA "LIBERTADORES" DA AMÉRICA, A PRÓPRIA TAÇA "GUANABARA"......- POR QUE O AMERICA GANHOU UM TORNEIO DO RIO JANEIRO SEM PASSAR PELOS GRANDES TIMES DO RIO - ENTRE 1960 A 1975 - ESTADO DA GUANABARA....   FORA O PIOR DE TUDO ONDE AQUI O BURACO É MAIS EMBAIXO:- - A DESVALORIZAÇÃO POR COMPLETO DAS DATAS DURANTE O ENSINO DE HISTÓRIA -  E DEPOIS RECLAMAM Q O ALUNO TIRA SARRO AO DIZER: - "AH PROFESSOR, EU NEM ERA NASCIDO NESSA ÉPOCA" ........ RÃ..... O Q DIZER ENTÃO DO PELÉ ONDE "VOCÊ" ALUNO, NAO ERA NASCIDO ATÉ MESMO NO ANO Q ELE SE APOSENTOU PROFISSIONALMENTE.........

NAO EXISTE LÍNGUA PORTUGUESA COM ERROS DE PALAVRAS,,,,,, NAO EXISTE MATEMÁTICA SEM OS CÁLCULOS...... ASSIM CMO NAO EXISTE A HISTÓRIA SEM A VALORIZAÇÃO DAS DATAS....... AFINAL 15 DE NOVEMBRO POR EXEMPLO AINDA PERMANCE COMO FERIADO NACIONAL.... AS PESSOAS DESCANSAM NESSE DIA...... MAS, QUAL O SIGNIFICADO????    ENTAO NAO É O LANCE DA HISTÓRIA TRADICIONAL EM CULTUAR ERRONEMENTE HERÓIS, QUE NA VERDADE FORMA VILÇOES COMO O "CAXIAS" MAS ASSOCIAR OS ALUNOS DAS DATAS DOS ACONTECIMENTOS!!!!!!!!!!!    ABRAÇOS A TODOS  KLEBER DELLA COSTA

CORREÇÃO ; ...NA VERDADE FORMAM VILÕES CMO POR EXEMPLO "CAXIAS" E O Q PARECE ESTAR EM EXTINÇÃO É O ENSINO D HSTÓRIA, E NAO VC MEU CARO PROFESSOR!!! DESCULPE O ERRO!!!!!!!!!!!  KLEBER

Sou Professora de HIstória há 42 anos. Escolhi o ensino público. Escolha complexa claro. Meus colegas brasileiros, portugueses, com quem convivi e convivo ainda, eventualmente espanhóis, ingleses e gregos - encontros em trabalhos internacionais ou congressos -, não são todos aqueles com quem iniciei minha vida profissional, ainda não estão despreocupados com o ensino da história. Pelo contrário. Valorizam-no cada vez mais. A desumanização do mundo que nos cabe viver, a descaracterização das culturas nacionais em nome de um falso internacionalismo provocado pela globalização econômica são altamente motivadoras. Embora a desvalorização de um ensino exigente ( a aquisição diária de informações, sua análise constante e síntese dos acontecimentos que as provocam e dos seus resultados, atividades extremamente pesadas), seja um fato consumado. São as contradições com as quais se trabalha todos os dias. O que pode haver é um desgaste intelectual enorme. Mas despreocupação não.

O fato de haver diversos profissionais desmotivados econômicamente não significa que mesmo estes sejam despreocupados com a educação.

Despreocupados com a educação estão em outros patamares de nossa sociedade, de donos de cursos/escolas aos gestores do MEC.

É uma lógica maligna esta que coloca a culpabilidade nos ombros do docente e do estudante. Hoje somos alvo de processos caso façamos um aluno ser reprovado por inaptidão em algumas redes escolares públicas e privadas. Pais e filhos se respaldam em teorias cada vez mais "politicamente corretas" onde a reprovação torna-se um reflexo da incapacidade do professor, quando na maioria das vezes o estudante não teria condições de estar na classe onde chegou por aprovação automática.

Se há alguém que sofre com isto é o estudante, mas o professor deixou de ser agente e se tornou sujeito passivo em muitos dos casos, como é a situação no Estado do Rio de Janeiro onde o sistema educacional draconiano vem oprimindo e desestimulando a classe professoral.

É meu amigo... ( vc não é meu amigo), vc diz que " esse é um tema bastante interessante pena q nenhum profissional ou estudante quis responde-lo". Não vou perder meu tempo com um " JUIZ", pois, a sentença já foi dada.

Eu acho que vc passou ou está passando por algum trauma.

Veja só: Como foi colocado pelo Allofs Daniel, você mais afirmou do que colocou uma discussão. Tem muita gente boa que se doa no ensino de História. Digo pelos meus ex-professores e por mim mesmo. E ainda tem o agravante de que quem faz o curso de história tem uma visão muito ampla das coisas. Seria contraditório o Historiador ir a uma sala de aula pra fazer média. Foi interessante a sua pergunta, contudo foi feita de forma infeliz e, sem perceber, acaba generalizando um pouco a classe. Mas respeito a sua opinião. Apenas discordo.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }