Por que os conhecimentos adquiridos nas pesquisas da pós-graduação não vão para o ensino fundamental e médio?

É interessante como as pesquisas mudam a história dita tradicional e oficial que há muito está nos Parãmetros Curriculares Nacionais. O Professor recebe o conteúdo programático e embora eu não ensine, parece que ainda praticamos a História Política positivista. O que são feito dos conhecimentos pesquisados nas teses de doutorado e mestrado de História? Para onde esse conhecimento está escorregando que não chega aos bancos escolares das escolas fundamental e médio?

Tags: Educação, currículos, pós-graduação

Exibições: 503

Responder esta

Respostas a este tópico

Falando como o Capitão Nascimento: é o sistema. Existe um conteúdo "oficial" que alavanca as editoras que por sua vez estão associadas aos donos de colégios, que exigem a compra de tal livro, autor tal, edição tal e assim vai. Alguns pioram a situação sintetizando o conhecimento no formato de apostilas que são resumos de aulas. As escolas públicas dão livros gratuitos que serão repassados para os alunos no ano seguinte. Sobra algum espaço para o professor? Somente o da criatividade. Acho que todo professor formado em licenciaturas específicas (História, Geografia, Letras, etc...) deveria também fazer Pedagogia. Só assim poderiam unir o conhecimento pedagógico à sua licenciatura. Mas como meu Deus, podemos acumular tanta responsabilidade? Temos que ter conhecimentos psicológicos, pedagógicos e conhecer da metodologia de ensino de História...enfim sermos uma espécie de cantor-ator-bailarino de sala de aula...ufa..
vEJO ESTA SITUAÇÃO COM UM ABISMO CULTURAL E TORN-SE URGENTE O REPENSAR DESSA PRÁTICA, POIS VEJO UMA NECESSIDADE DE UM DIÁLOGO MAIS PRÓXIMO ENTRE OS NIVEIS DE ENSINO, PARA DESTA FORMA FAZER COM O ALUNO DO ENSINO MEDIO OU FUNDAMENTAL POSSA PRODUZIR TAMBÉM CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PESQUISA HISTÓRICA E NÃO APENAS REPRODUZA, POIS DESTA FORMA O ALUNO SENTIRÁ COMO SUJEITO ATIVO DA HISTÓRIA DENTRO DA SOCIEDADE DE ONDE ESTAR INSERIDO

Flávio,

Colocar o aluno do ensino básico como produtor de conhecimento e sujeito histórico autoconsciente é uma ótima ideia. Boa mesmo. Mas tem um obstáculo antes: muitos dos professores não estão nessa situação. O que a Silvaniza disse sobre os professores que ficam reféns dos livros didáticos ou das apostilas tem tudo a ver com isso: como o professor vai ajudar os alunos a refletir sobre a construção da própria realidade se ele não consegue escapar da sua situação de subordinação a outros interesses? Se não consegue fugir ao conteúdo do livro didático?

Emannuel

No estado de São Paulo a Secretaria de Educação obriga os professores a seguirem apostilas fornecidas pelo estado aos alunos, mas elas são feitas por pessoas que nunca pisaram numa sala de aula, portanto, para seguir o programa, tornam-se inviáveis. 

Carlos,

Um exemplo triste de todos esses problemas levantados na discussão. Pena que SP não tenha só muito do que o Brasil faz de melhor, mas também muito do pior. Quando uma escola faz isso já é ruim, mas ainda existem outras por perto que quem sabe são melhores. Mas quando um estado inteiro adota apostilas de quinta categoria... o que fazer? Rezar para que as escolas municipais sejam menos insanas?

Daí, como um professor paulista vai implementar a ideia do Flávio, de tornar os alunos produtores de conhecimento, se ele mesmo é obrigado a se tornar um simples reprodutor de apostilas?

Emannuel:

É verdade. Fora a figura do professor que atua em atribuição de aulas: não é concursado, trabalha para o estado, ganha por aula ministrada (R$ 7.01) para o ensino médio, (R$ 6.90 para o ensino fundamental). O fim da picada. E não tem garantia nenhuma, nem plano de saúde. Só atua se a escola chamá-lo para trabalhar naquele dia, porque o professor "x", chamado "titular" (concursado) faltou (muitas vezes sem dar explicações na direção da escola).

Existe uma mafiazinha de livros didáticos. Alterar conteúdos encarece o produto final e quase sempre quem monta estes livros (não são escritos, mas "copiados e colados" de outros livros) não tem lá muito interesse de inserir  pesquisas e repartir créditos ou pagar direitos.

Brancaleone

As editoras atuam agressivamente nesse sentido. É verdade.

Os livros são uma colcha de retalhos na maior parte e as editoras lucram violentamente ao vender centenas de milhares de exemplares com preços astronômicos todos os anos.

Acho que já sugeri isso antes - um jeito de resolver ao menos esse problema era fazer livros didáticos online, que pudessem ser baixados de graça e fossem fáceis de atualizar sempre que preciso. Daria para achar alguma maneira de tornar o livro economicamente viável se fosse o caso - talvez vendendo cópias impressas para quem quisesse um produto com acabamento melhor. Ou poderia ser voluntário mesmo, como uma wikipédia.

Daí só faltaria contratar guarda-costas para impedir os assassinos contratados pelas editoras para salvar sua boquinha...

Sei que o estado do Paraná lançou online um livro didático há alguns anos atrás. Temos algum paranaense por aqui para compartilhar experiências?

Por mais incrível que possa parecer, a imensa maioria  dos livros didáticos literalmente apodrecem em seus fardos, empilhados em salinhas e porões de escolas. Alunos raramente os recebem - pelo menos aqui na minha cidade. Estranhamente os professores daqui não usam livros padrão. Cada um ensina mais ou menos o que sabe dentro dos conteúdos necessários (tudo bem que temos um contador dando aulas de biologia...)

Mas certamente os professores daqui são geniais, inteligentes e sabem de cor e salteado tudo o que consta nos livros e podem dispensá-los...

Brancaleone,

Pelo jeito os professores geniais decidiram que os alunos também são geniais e não precisam dos livros didáticos nem como material de referência.

E o contador-biólogo obviamente é a encarnação do homem renascentista, um gênio em mais de um campo!

O que os anos 60, 70 deixou de resíduo para os dias contemporâneos? Educação Moral e Cívica, OSPB (Organização, Social e Política Brasileira), EPB (Estudos dos Problemas Brasileiros) tudo isso eu tive que estudar na minha formação educacional. Alguém sabe o que é isso? Currículo imposto pelos militares para controlar a subversividade da juventude. Acabar com a autonomia e liberdade dos movimentos estudantis que eram muito atuantes nos meados dos anos 60 e enrijeceram nos anos de chumbo. Muita coisa ainda resta dessa filosofia de ensino. Os livros didáticos deveriam passar pelo crivo do professor que vai utilizá-lo. O planejamento escolar deve passar por esse juízo,por que devemos confiar no que vem nesses livros? E se eu tiver um estudo que mostre uma afirmação contraditória com o que está nesses livros, mesmo assim eu tenho que repassá-la aos alunos?

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }