bom esse talvez e a pergunta que nos estudantes/pesquisadores da historia mais ouvimos das pessoas de uma forma geral....
mas como ciência humana a história tem suas mais variadas formas de interpretação e significados, então na opinião de vocês Historiadores e Historiadoras qual a função da historia? por que a estudamos?

sei que talvez esta seja uma pergunta banal para o café, mas talves ouvindo as mais diversas opiniões e visões sobre a História podemos pensar em algo que ainda não nos ocorreu.

Exibições: 3600

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá...
História é meu norte, minha bússola, meu oxigênio. Porque estudá-la??? Acredito que todos nós precisamos de uma formação humanistíca, concordo com Jeú Daitch, estudar história ajuda a entender esse louco mundo e suas irracionalidades. Não me crucifiquem, vou simplificar uma questão polêmica.... Um suicida pode ser alguém com problemas patológicos ou alguém que não vê sentido na vida e é através da história que eu continuo vivendo pois ela me ajuda a constituir sentido...
Boa noite, Creio que estudar História é nos redimencionar no tempo e no espaço. A História incumbe-se de trazer á tona a verdade em sua nudez, mesmo compreendendo que a mesma é transitória. Estudar História não é somente apanhar um objeto no fundo do mar e trazer á superfície( Hanna Arendt), mas também se apossar de objetos, fatos e acontecimentos que possam evidenciar a subjetividade de todas as explicações dadas pelo o homem em todos os âmbitos possíveis.

Abraços,

James
Saudações pessoal,

Giba, interessante seu tópico, inclusive aproveitando o tema, veja em anexo uma matéria de Jucenir Rocha, (Professor de História do Brasil no Anglo Vestibulares), sobre o ensino de história nas escolas, suas dificuldades e importância... Muito interessante...

Dá para ser feliz sem estudar História?

Abraços,
Anexos
O Luiz Carlos repercutiu o pensamento do Jucenir do Anglo no texto "Dá pra ser feliz sem estudar história?" e este resume a motivação no estudo de história no pensamento: "Preferências à parte, é possível passar pelos vestibulares conhecendo mal a programação de História?" Bem, história é uma programação didática estabelecda pelos donos dos cursinhos e das organizações de vestibular?
Eu acho que não.
História não é um conteúdo prático.
Ou é?
Estudar história é algo que além de procurar compreender o passado nos remete a uma amplitude de questões sobre a humanidade de forma analítica, procurando contextualizar com o que vivenciamos no presente numa perspectiva transdisciplinar. Assim, unificando o saber uma vez que se trata do cognoscível sobre a humanidade cognoscente...Diante deste contexto temos a compreensão que estudar história nada mais é que procurar conhecermos e afirmar nossas convicções e, transformar o que negamos para nos afirmar como humanos verdadeiramente humanos...
Pergunta esta que é muito complexa de ser respondida, porque as diversas ciências que estudam o comportamento assim como a História , como a Sociologia, a Pscologia, a Pedagogia, a Antropologia entre outras tem umas interpretações do comportamento humano que são muito diferentes um do outro, portanto não é algo que como algumas ciências mais exatas como a matematica, tem uma resposta correta.
As ciências exatas jamais poderão exercer suas precisões diante da complexa dialética do comportamento humano... Conhecer especificamente as ações do comportamento humano através da História nos faz descobrir a universalização cultural do ser humano que busca a cada dia superar a si mesmo diante da realidade pesquisada e vivenciada...
Há tantas respostas, tantas possibilidades.
O conhecimento desse universo tão rico torna o homem capaz de refletir sobre si e sobre o outro.
Amo a busca desse entender-se no estudo do homem através da História.
Se esse conhecimento não fosse esclarecedor e relevante, porque então durante o regime militar tantos homens e mulheres da área de humanas foram caçados, exilados ou aposentados compulsoriamente?

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }