Conforme texto do Livro de Levítico 18.22: "Com varão não te deitarás, como se fosse mulher:
abominação é;"
E também a carta de Paulo aos Romanos 1.21-22, 25-28: "...porquanto, tendo conhecido
a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes em seus discursos
se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu."
"Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos."
"...pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura
do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém"
"Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram
o uso natural, no contrário à natureza."
"E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram
em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e
recebendo em si mesmos a recompença que convinha a seu erro."
"E ,como eles se nã importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou
a um sentimento perverso, para fazer coisas que não convém;"
Tendo como base esses textos, poderíamos afirmar que a Bíblia é um livro preconceituoso?
E, como os cristãos podem podem professar sua fé, sendo fiéis a Deus, amar ao próximo
sem ferir os mandamentos e ordenanças divinas?
Tags:
Olá Rômulo.
És uma pessoa inteligente e com muitos conhecimentos, o que considero te dê discernimento para entenderes em tudo o que escrevi que respeito todos os pensamentos e as pessoas que assim pensam, desde que não seja algo contra a vida dos outros ou contra a própria natureza (aqui falo da ecologia), porém isto não significa que eu concorde ou queira para mim.
Tudo o que escrevestes é muito importante e leio com todo o respeito.
Abraços.
Permalink Responder até ADILSON BENEVIDES em 5 julho 2011 at 8:51
Olá pessoal,
Estou lendo com atenção os comentários postados, logo estarei comentando a posição de cada um
dos debatedores, por enquanto estou um pouco atarefado com o trabalho. Mas, o assunto promete!!
Até breve.
Olá pessoal,
Obviamente essa uma questão muito controversa, onde as opiniões logicamente, se divergem. Mas,
vejamos.
Os textos citados, deixa claro o posicionamento bíblico sobre o assunto. Gostaria de fazer um
comentário sobre a opinião do Rômulo.
No que diz respeito as igrejas evangélicas, houve uma dura crítica de sua parte. Acredito que isso
seja reflexo de uma doutrina austera sustentada por essas igrejas. Mas eu não concordo quando você
diz que as igrejas evangélicas são preconceituosas.
Os mandamentos bíblicos foram sintetizados em dois por Jesus Cristo: "Amarás ao Senhor teu Deus
sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo." Levando em conta essa máxima, entendemos
que o amor é a base de sustentação do cristianismo, e quando ele não é praticado, logo se torna
desqualificado.
As igrejas evangélicas são constituidas em sua maioria por pessoas que outrora se encontravam
marginalizadas pela sociedade. São bandidos, prostitutas, dependentes químicos, alcoólatras, adúlteros
e também homossexuais. O evangelho tem como objetivo fundamental TRANSFORMAR a vida dessas
pessoas a partir da REGENERAÇÃO. Qualquer igreja cristã que discrimina qualquer uma dessas pessoas
certamente não é praticante da Palavra de Deus.
O que eu quero deixar claro, é que o evangelho reivindica daquele que quer seguir a Deus e ser fiel a Ele,
uma mudança de vida. É o preço a ser pago.
Quando os judeus apanharam uma mulher em adultério, e a levaram até Jesus, suas palavras foram: "os
teus pecados estão perdoados. Vá e NÃO PEQUES MAIS."
Ora, se as igrejas cristãs, começarem a aceitar tudo como se fosse normal, qual será então a diferença
entre o cristão e o pecador? E qual o será o sentido dessas igrejas? Certamente será como cegos guiando
outros cegos.
Rômulo, você diz que a bíblia é um livro HOMOFÓBICO, mas na verdade ela condena somente a prática
do homossexualismo, tendo esse termo sido cunhado muito recentemente para designar o preconceito
relativo a essas pessoas, além das ofensas morais e físicas, que estão mais relacionadas a uma sociedade
machista e a grupos nazi-fascitas do que propriamente a essas igrejas.
Também ela não é um livro ultrapassado que não se aplica à nova realidade, aliás, ela continua atual como
nunca,e é a sociedade contemporânea é que se recusa a viver sobre seus preceitos.
Como você veio de berço protestante, sabe do que estou falando, apesar de me tornado protestante por
opção.
Também, relacionar a amizade de Jônatas e Davi como sendo uma evidência de uma relação homoafetiva é
uma aberrante distorção da Palavra, sendo essas considerações feitas como forma de justificar uma
prática que a própria bíblia condena.
A Constituição contempla todos os cidadãos, tendo esses direitos e deveres sob forma de lei.
O homossexual assim como qualquer cidadão tem direitos e deveres, a busca por conquistas específicas,
o que é valido, mas existem grupos sociais que também como os homossexuais vem lutando a anos para
ter seus direitos reconhecidos, como a mulher, o negro, o índio e o deficiente físico. E nem todos
receberam tamanho apoio.
Talvez seja melhor ser um homossexual em um país que professa o cristianismo do que em um que
professa o islamismo. Para saber de fato o que é fundamentalismo!!
Rômulo sei que seus argumentos são válidos, e você tem todo o direito de pensar de outra forma,
mas quando se trata de evangelho levado a sério, não há lugar pra meio-termo, ou se agrada a Deus
ou se agrada ao mundo.
As "igrejas evangélicas" que tem surgido, que foram fundadas por "pastores" homossexuais, não
possui nenhuma credencial para impor como tal, afinal essas pessoas certamente buscam uma
possível "salvação", sem deixar de lado suas práticas pecaminosas, algo que não seria possível
se congregassem em uma igreja cristã que vive sob as normas contidas na bíblia.
Enfim, é isso. Estarei aguardando novos comentários.
Abraços.
Bom dia Horley.
Conordo quando você fala a respeito do mandamento Bíblico de amar ao próximo como a ti mesmo, e não cabe relativizar uma questão de fé que é a crença no Juízo Final, de que todas as pessoas de orientação sexual diferente, assim como de religiões diferentes, queimariam no fogo do inferno por toda a etermindade.
Não tenho muita base para desmentir o que você disse de que a maioria das pessoas recebidas nas igrejas são de pessoas outrora à margem da sociedade. Talvez seja o caso das pentecostais, e neopentecostais, que fazem um trabalho massivo em presídios, etc. E conheço até mesmo casos dentro de igrejas tradicionais, que fazem trabalhos junto a travestis, retirando-os da prostituição.
Infelizmente, não foi esse o mundo que conheci. Minha família é protestante a quatro gerações, e a escolha da religião nunca foi uma opção para mim. A liberdade de consciência, no meu caso, foi algo a ser conquistado na marra, com unhas e dentes.
A minha visão sobre o preconceito da Bíblia diz respeito à forma como aprendi a intepretá-la, e a uma visão soiológica que tenho sobre a importância da Bíblia na formação da cultura no ocidente.
Na formação cultural do ocidente, a Bíblia está por toda a parte, isso para o bem e para o mal.
O surgimento do humanismo, da valorização do homem, e da posterior valoziração da dignidade humana e da liberdade de consciência tem origem biblica, e vc está certo quando diz que seria muito mais difícil defender os direitos dos homossexuais no mundo muçulmano. Isso acontece porque a tragetória histórica deles foi diferente. Eles vivem hoje uma fase pela qual o ocidente já passou, que é a do governo totalitário da religião.
Como eu já mencionei em outros lugares, os crimes cometidos por religiões não estão relacionados à elas em si mesmas, mas aos poderes políticos que elas alcançam sobre as sociedades.
Infelizmente, meu querido, da mesm forma que a Bíblia foi responsável pelos valores positivos de humanismo que temos hoje, ela também foi responsável, historicamente, por todo machismo e racismo que tivemos que enfrentar no século XX.
Entendo dessa forma pois vejo a Biblia como um produto da história, tendo sido produzida em períodos de muita violência, em que o que temos hoje por preconceito, graças ao evangelho, era lei. Para mim, são claras e irrefutáveis as várias ordenanças divinas no antigo testamento, que hoje em dia não mereceriam outro nome que não o de crime contra a humanidade. E mais, entram em clara contradição com passagens que pregam a benevolência, sobretudo ns evangelhos.
Esta é a minha interpretação, baseada em uma visão histórica e sociológica da bíblia. Você pode ter a sua, baseada em sua fé, mas como eu já disse, acho que essas interpretações "de fé", voltadas para a perpetuação de certas ortodoxias, são tão desautorizadas quanto as seminovas, uma vez que, em muitos casos, não defendem o que está escrito, mas apenas costumes antigos, provenientes da história e da cultura.
O que dizer do cultivo da barba pelos sacerdotes da igreja católica ortodoxa, por exemplo?
Acredito que os religiosos, seja para perpetuar ortodoxias, ou para se sentirem confortáveis com algo em que acreditam sem muitas bases racionais, ressaltam alguns trechos bíblicos, ignorando outros, para construir um "corpus" coerente apenas para ele, ou que esteja de acordo com a sua ortodoxia, ou religião que abraçou.
Se você for olhar certas prescrições bíblicas, sobretudo no levítico, verá que são verdadeiras excressências se relacionadas com o modo de vida dos nossos dias. Dizer que a Bíblia é um livro atualíssimo, é uma opção de fé sua, mas ela não é racional, e não possui bases racionais. E racionalmente falando, é uma tremenda forçação de barra, que ignora vários trechos aberrantes presentes naquele livro.
Reitero que esta é apenas a minha visão, com base no meu entendimento racional, e no conhecimento que adquiri ao longo da vida.
Ok você continuar acreditando que o homossexualismo é pecado, que precisa de regeneração e etc. Mas não tente impôr sua fé à esfera pública, pois é impossível para a maioria admiti-la, pois não compartilha dela.
A minha interpretação da bíblia atribui a ela uma responesabilidade histórica pelos nossos males, assim como pelos benefícios de tolerância e igualdade que desfrutamos em nossa cultura, que infelizmente não são usufruídos por boa parte da população mundial. Não atribuo Às igrejas responsabilidade pelos ataques homofóbicos, mas acho que seriam bom pensarmos a respeito disso por alguns motivos.
Outro dia assiti a uma reportagem do SBT repórter, no qual foram entrevistados SkinHeads homofóbicos, que atacavam pessoas nas ruas, etc. Quando o repórter conversou com eles, só faltou eles falarem onde se encontravam as passagens bíblicas que citaram , pois vários defendiam suas atitudes dizendo: "Deus fez homem e mulher, etc", "Isso vai contra a lei de Deus, etc...". Então, acho melhor as igrejas pararem de dizer que não tem nada a ver com isso e reverem seu posicionamento na esfera pública.
Uma coisa que não podia deixar de dizer com relação ao que você disse sobre "credeciais", de que tais pastores homossexuais não teriam "credenciais" para fundar suas igrejas:
Quem deu "credenciais" a Lutero para denunciar as indulgências como heresia, e depois defender sua consciência diante de um tribunal, e iniciar a reforma protestante? Quem deu "credenciais" a Calvino para dizer que a doutrina da predestinação tem respaldo bíblico, de que Deus já separou salvos e condenados desde antes da fundação do mundo? Quem deu "credenciais" para a igreja católica dizer que foi fundada por Cristo, na pessoa de São Pedro, e daí dizer que todos os outros estão errados e são hereges?
Sinceramente Horley, em questão de fé, quem dá as credenciais é a consciência de cada um. Ou você acha que todas estas orientações religiosas que eu falei foram a algum tipo de cadastro no céu, pegaram suas credenciais, e Deus concedeu todas? Todos eles responderiam que retiram suas "credenciais" da Bíblia, e estão corretíssimos, isso porque a Bíblia dá espaço para todos eles, pois está suscetível a diversas intepretações.
O que dizer da idolatria da igreja católica, das pastoras das igrejas pentecostais, não são também heresias claramente condenadas pela bíblia? No entanto, seu adeptos dizem que nãããããão! Que não e bem assim, que é assado, e não sei o quê. Sinceramente, em matéria de fé e de religião, cada um faz o que quer, e o que a sua consciência manda.
Outro dia assiti ao vídeo de uma mãe cristã cuja folha lésbica se suicidou, e dentre os fatores para o suicídio, estava a rejeição da mãe. Ela perdera contato com a filha meses antes do fato, e sabia que se estivesse do lado dela, tal não teria acontecido. Depois da morte da filha, a mulher estudou, pesquisou, orou muito, e ficou convicta de que Deus não condena os homossexuais, de que este era um preconceito da época (do mesmo modo que as outras igrejas dizem que havia preconceito contra s mulheres, que os tabus alimentares e étnicos eram uma bobagem, etc), e passou a fazer um trabalho de assistência junto a pais de homossexuais.
Quanto à intepretação de Davi e Jônatas, também não vejo nela uma relação homoafetiva, pois, pelo que eu sei, os povos do oriente médio possuem, e praticam uma visão sobre a amizade que é diferente da nossa. Lá, os homens se beijam, aqui, não o fazem para não colocar em dúvida sua sexualidade. Enfim, atribuo aqueles trechos calorosos a uma diferença culturais, deles conosco, e não acho que eles fossem gays. Entretanto, reconheço a liberdade que cada um tem para intepretar. Seja para dizer que nããããão.... que não era bem assim, ou para dizer mesmo que era um preconceito da época e que este trecho deve ser ignorado.
O que estou vendo neste grupo, reiterado pela primeira frase de seu post, é o não reconhecimento das pessoas em trazerem novas interpretações. Ok vocês terem sua fé, mas acho que um verdadeiro respeito às diferenças não combinam com dizer que alguns são mais legítimos que outros.
Grande abraço.
Rômulo.
Olá Rômulo,
Gostaria somente de salientar que o objetivo desse fórum e do grupo, evidentemente,
é discutirmos sobre questões que são de interesse diversos. Portanto, todo ponto vista
é sim respeitado, pois acredito que até aqui ninguém o obrigou a concordar com aquilo
que não quisesse. Como todo fórum de discussão, há sempre opiniões divergentes, o
que ajuda a enriquecer os debates.
Mas, eu queria fazer uma colocação sobre seu último comentário.
Assim como você, eu também, e acredito que o Leonardo, não procuramos
compreender o mundo somente sob o aspecto da fé. Sou professor historiador e
também pesquisador, certamente você deve saber como é difícil um historiador
não ser um materialista, contudo, aprendir a conviver com a fé e a razão. Todo
o conhecimento que tenho da bíblia é fruto de uma árduo e dedicado estudo, assim
como de qualquer um outro livro que me interesso.
O Leonardo tem um bagagem intelectual bem maior do que a minha.
Procuro compreendê-la a partir do contexto social e histórico, e não somente teológico.
A propósito, muito do que aprendir na bíblia foi quando ainda cursava História, onde
aprendir a questionar tudo, pois todo historiador é um questionador. Portanto, não
me considero um produto fabricado e formatado pela igreja evangélica.
A respeito das credenciais, se Lutero, Calvino ou o catolicismo não estiverem de acordo
com as vontades divinas, somente o tempo dirá.
A bíblia hoje é um livro acessível a todos, se existem pessoas que fazem uso passagens
soltas para tentar fundamentar seus ideais (como os neonazistas) isso não é de competência
das igrejas cristãs.
Sabe qual é maior desafio do cristão na atualidade? É que, se ele toma para si as apenas
algumas passagens e ignoram outras, corre o risco de se viver um pseudocristianismo,
mas se procura tomar o todo como regra de fé, é tido como fundamentalista.
Amigo Rômulo, sei que Deus ama os homossexuais, e cabe somente a Ele julgar o
que é certo ou errado, cabendo aos cristãos somente se orientar pelo que a Bíblia
ensina.
Olha Rômulo, não quero parecer indiscreto, sua postura revela um pouco sobre
sua personalidade. Quero continuar seu amigo, mas... você é homossexual??
Não precisa responder se não quiser, sou compreensivo e não sou preconceituoso.
Por favor Rômulo, não me interprete mal!!
E acredito que o amigo Leonardo, por ser uma pessoa bastante madura também
irá compreender.
Aguardo retorno. Abraços.
Permalink Responder até Carlos Roosevelt em 7 julho 2011 at 10:52
AGORA EU É QUE NÃO QUERO SER INDISCRETO!
Creio que a orientação sexual não vem ao caso, só pelo fato de alguém defender um grupo social que está em crescente exposição. A defesa pode ser por vários motivos, até pelo fato de sua veia literária apresentar argumentos e interpretações voltadas para a causa, lembrando que eu também apresentei uma situação contra a homofobia quando citei a câmara mortuária egípcia.
Lembrei do filme "Filadélfia" (com Tom Hanks), onde um advogado homossexual luta para processar a empresa onde trabalhou por uma demissão gerada pelo preconceito de seus superiores. Para tanto, conta com a ajuda de um outro advogado, porém, este é homofóbico.
Recomendo voltarmos ao objeto inicial, afinal, pelo formato que a discussão está tomando, já já teremos que "peneirar" palavrões do que é realmente válido.
"Isto" fica feliz por ser útil!
Bravo Carlos! Concordo absolutamente. Mesmo porque, a luta LGBT é de todos os seres humanos, e quando se garante o direito de uma minoria, os direitos de todos são automaticamente reforçados.
É interessante vc citar o filme Filadélfia, pois não me lembrava do Denel Washington ser homofóbico nesse filme. Puxando pela memória, teve partes em que ele foi sim, mas não foi por ser heterosexual que rejeitou a causa de um.
Com toda certeza, se ele rejeitasse, o dia em que ele fosse requerente em uma causa de racismo, e só encontrasse advogados brancos disponíveis, qualquer um deles poderia dizer que não o defenderia por serem brancos, e não terem nada a ver com isso. Ele que procurasse um advogado negro para se defender.
Porque um heterossexual não pode se envolver em uma luta pelos direitos humanos?
Detalhe, negros e judeus, dentre outras minorias, costumam contar com suas próprias famílias como ponto de apoio contra a discriminação da sociedade, os gays nem isso, pois para a maioria, o primeiro lugar de rejeição é a família.
Acho que essa é uma situação similar à das mulheres, pois a sujeição delas também começa dentro de casa.
Abraço a todos.
E espero que não tenhamos que nos defender de palavrões aqui (qualquer coisa denuncia).
Permalink Responder até Silvaniza Maria Vieira Ferrer em 8 julho 2011 at 9:40
Olá Silvaniza.
Gostei do teu comentário. Eu trabalhei em escolas e em banco, onde tive vários colegas de profissão que eram gays e a grande maioria sempre teve um respeito enorme por todos e em nehum momento vieram com cantadas para cima de ninguém, e, eram profissionais muito bem quistos pelos alunos e clientes, sempre foram respeitados por todos.
Mas, já tive meus percalços com alguns que, sendo homo, vinham com conversas um pouco estranhas e até cantadas, o que considero um desrespeito, inclusive aos próprios amigos homo.
Quando vejo dois homens ou duas mulheres, que se amam, considero isto como algo a ser respeitado, pois é um sentimento especial deles, só não venham com a desculpa de que, por serem homo tem o direito de buscar algo com que não o é.
Então, concordo com a posição do personagem que fala que é por causa desse comportamento (que é mais comum do que se imagina) que a sociedade tenha algum tipo de preconceito.
Abraços.
Permalink Responder até Carlos Roosevelt em 11 julho 2011 at 7:41
Interessante o argumento sobre a defesa para aqueles que sofrem pelo racismo por parte de advogados brancos, o filme Filadélfia é extremamente maravilhoso, oportuno e nunca foi tão atual. Depois de receber minhas indicações sobre o filme, um amigo topou alugar e acabou chorando durante a cena em que Tom Hanks dança e Denzel Washington sai de sua casa. Com efeito, o advogado (Denzel) pode até não ser homofóbico, como citei anteriormente, mas ele tinha um ponto de vista não muito favorável para a causa.
De fato, a luta dos gays é um tanto solitária, visto que não recebem apoio da família e muitas vezes muitos sequer querem admitir sua própria natureza, mas tudo isso está mudando atualmente. Temos uma presidentA (o que seria inimaginável na época do meu pai) e temos um negro no comando da maior potência mundial.
E ainda mais, um negro com nome árabe (ou algo assim).
Achei prudente intervir diretamente, pois as respostas posteriores poderiam (certamente) comprometer a discussão, pretendia dar "um norte" novamente o grupo e acredito que todos lucraremos com isso.
Ok Carlos,
Já me desculpei com o Rômulo pelo fato de ter sido tão direto. Mas a intenção
não foi expô-lo publicamente como um possível alvo de críticas, já que as
discussões estão abertas a qualquer membro participante, independente de
orientação sexual, credo religioso e raça.
Mas a discussão também está longe de tomar caminhos que levem a usos
de palavrões, afinal esse grupo é composto por pessoas que tem por princípio
a educação.
Espero novos comentários.
Abraços.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por