Gostaria de colocar o tema:Portugal descobriu o Brasil ou tomou o país de seus legítimos donos que foram usurpados,maltratados,escravizados?Uma terra só é descoberta quando é inabitada,como se fora uma casa.Uma casa com moradores jamais poderá ser invadida por quem quer que seja...e assim foi com o Brasil.Se nesta terra havia habitantes como outro país se arvora há 500 anos como "descobridor"?Que comemoração deve ser feita no dia de hoje?Ou seria lamentação?

Tags: ?, Brasil, Descobrimento, portugueses

Exibições: 643

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Gabriel, Você pegou  "na veia", é exatamente isto. sem tirar nem por!
Olá amigos! Para fazer uma pausa bem humorada sobre este tema, proponho a leitura de um livro genial, da autoria de Ângela Dutra de Menezes, intitulado "O Português Que Nos Pariu". Verão que vale a pena uma boa risada de vez em quando. Abraço-vos!
Valeu Tomás, vou procurar!
As discussões aqui postadas foram bem interessantes. É bom lidarmos com o contraditório,  a existência do confronto de ideias é de fato democracia. Em relação ao assunto em questão penso que o Brasil não foi descoberto ( me apoio no comentário do colega Pedro Cunha). O Brasil foi invadido pelos Portugueses, assim a relação é de conquista e não de descoberta.

Considero que o Brasil não foi descoberto por Portugal num sentido formal. Essa terra já era habitada pelos nativos, ou indígenas. De fato, os portugueses dominaram os seus habitantes, ocuparam e usurparam as terras brasileiras para si. Entendo a expressão descobrimento sob um outro olhar. O continente americano entraria definitivamente na cena geográfica mundial, ainda que de forma exploratória por parte dos europeus.

Querida Sonia, Saudações! Os historiadores relatam incursões de espanhóis ( vide Pinzòn) bem antes dos relatos da descoberta portuguesa, talvez o "erro" dos mesmos tivesse sido começar suas entradas pela parte Norte, há relatos de expedições pelos rios da Amazônia. De qualquer forma sob o meu ponto de vista, estou com você; se  alguém adentra uma casa que não a sua com armas nas mãos, este alguém com certeza tem alguma intenção maior do que tão somente observar aquele lugar. Daí minha cara, dançamos, como se diz na gíria, pois o resto todo mundo já sabe.......

Sonia regina,meus cumprimentos.

Estou de acordo.Ate o nome Brasil foi copiado,ja existia.Valorizo são os imigrantes europeus,que foram convidados aqui se instalarem em colonias sul e sudeste  e devemos agradecer por eles,pois as grandes potências nacionais,foram eles que ajudaram a produzir.

Para mim a historia do Brasil começou dai.Admiro os indios por existirem.

Toda raça tem seu valor dentro do contexto històrico.Uns se distacam por produzirem mais.

Temos que revisionar essa història mentirosa.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }