Luiz, Parabéns !
Lucidez não é mesmo coisa que "cai do céu", ou "graça divina" pela fé indolente. É trabalho árduo da curiosidade e do pensamento crítico, não pela ambiciosa promessa de vantagens no paraíso, mas que se contenta com bens preciosos da vida: autonomia, emancipação humana.
Excelente resposta... com muita propriedade, aliás, acrescento que baseados nesse interregno filosofal e passando por fases enegrecidas das pesquisas históricas e de conteúdos à luz da razão, foi que criamos nossa própria filosofia doutrinária, com bases espiritualistas que em breve será lançada para humanidade - O Templismo tá chegando racionalmente e consoladoramente... Reinstruí-vos..
Célio Max / Criador - fundador do Templismo mundial
Permalink Responder até cristiane terleski em 3 março 2011 at 10:11
Cristiane, parabéns. Bonito comentário. É por isso que eu carrego comigo a frustração de não ter podido frequentar um banco de universidade e aperfeiçoar a minha gramática e capacidade para elaborar orações (no verdadeiro sentido da palavra) que pudessem exprimir, como fez você, os meus sentimentos e opiniões a respeito da religiosidade e suas inutilidades.
Percebi sua elegância. Bateu, bateu e nas ultimas tres linhas, deu uma de "barata que morde e sopra" - rsss, para permanecer na discussão no formato proposto. Rigorosamente sob o enfoque histórico, mas acho que não há como evitar "mudar a história" com interferencias pessoais e comtemporâneas, como fazemos aqui, certo?
Eu sou mais na "tora", sou mais rústico, sou direto.
Deus não existe e nunca existiu, sempre foi fruto de imaginação humana, ou da esperteza de alguns.
A diferença entre ontem e hoje, é que: Antigamente a fé era por medo, pavor do desconhecido, por ignorância plena, hoje ela é prerrogativa e preponderante muito mais no sentido empresarial. Um bom negócio, isento de impostos e se "o produto" não resolver o problema proposto, a culpa é do fiel que não mereceu a graça de Deus - rsss.
So pra complementar meu raciocinio na resposta ao R.G, caro Carlos Monteiro e com o devido respeito, ninguém ataca a religião, ela é que nos agride o tempo todo com mentiras e preconceitos medievais e ainda existem pessoas que creditam uma especie de autenticidade ao livro biblia, um amontoado de besteiras e mentiras, repetitivo e claramente propaganda de Judeus que se auto-denominam filhos da tal terra prometida. Se eles são os unicos filhos desse Deus preconceituoso, seriamos então o que; Bastardos? E Jesus ? Teria nascido mesmo de um "sopro divino". Coisa mais infantil, absurda e dificil de acreditar: Uma mulher que não foi engravidada pelo marido que a salva de um apedrejamento (coisa comum na epoca) e faz todos acreditarem que o garoto foi gerado pela santissima trindade? E pior, .para nos salvar, mas salvar do que? Porque imaginariamos um Deus que teria criado o universo, tudo enfim e com todas as imperfeçoes, principalmnte naquela epoca, onde a força bruta, acompanhada das espadas e cavalos velozes, fabricava os reis e reinados?
Pior mesmo crer em frases soltas de que quanto mais se combate a crença cega, mais cegos surgirão? O mundo está munando meu amigo. Os cegos continuarão existindo para que os espertos continuem a sua missão de parasitas da sociedade explorando essa pobre gente que paga os dizimos de uma esperança torta.
Um homem não pode viver de promessas e de um Deus que nunca chega perto, não fala, não se mostra, e muita pretensão querer imaginar que esse Deus, tome conta de cada um de nós individualmente.
O mundo é uma desorganização total, porque somos imperfeitos e somos imperfeitos partindo do pressuposto que exista um Deus, conclui-se pois, que Deus é imperfeito, para depois chegar-se à obvia conclusão que ele nunca existiu, a não ser na cabeça do tal São José que o criou e teve delirios de amor.
Luiz, o Sr entendeu apenas parte da minha fala não disse que os ateus atacam a religião, apesar de alguns fazerem, apenas citei uma fala do histiriador Leandro Karnal, (o video com a citada fala encontra se no You tube). Considero a fala deste historiador bastante coerente, por exemplo, no ocidente existe uma mentalidade de pré- conceito em relação a religião islaminca, a tendência no ocidente é de acreditar que todo muçulmano é terrorista, mentalidade propagada principalmente pela midia ocidental, mesmo assim, o islã continua a aumentar o número de seguidores mundo afora.
Se alguém vai tentar convencer um ateu de que ele não deve ser ateu esse alguém com certeza NÃO sera essa pessoa que vos escreve.
Grande abraço!
Acredito que o ateísmo se caracteriza não por ter provas que Deus não existe,
mas por querer que Ele não exista.
O homem sempre buscou respostas para suas indagações, tais como: De onde viemos?
Para onde iremos? Talvez essas sejam as mais comuns das perguntas, quando nos
deparamos com um mundo que para nós parece ser enigmático.
É muito confortável para qualquer um de nós dizer que Deus existe e não poder provar,
assim como também é confortável dizer que Ele não existe sem oferecer as benditas
provas. Mas, será que Deus não está fora do nosso campo de visão?
Consideremos a seguinte situação:
Uma criança costuma destruir seu brinquedo para entender como o mesmo funciona. O
que a leva a fazer isso é a sua curiosidade em relação ao desconhecido; à medida em
que ela vai compreendendo como aquele brinquedo foi construído, a sua curiosidade vai
sendo saciada, porém, dificilmente ela consegue reconstruir o que destruiu. Dentro dessa
experiência vivida algumas delas conseguem entender que alguém criou aquele brinquedo,
outras não.
Moral da história: Somos como crianças que, procurando compreender o mundo, ás vezes
encontramos Deus, ás vezes não o encontramos.
A religião é uma forma de agregar todos aqueles que creem em algo em comum.
Nesse contexto estamos vendo nascer mais uma nova religião, o ateísmo.
Assim como qualquer outra religião o ateísmo tem seus deuses, seus profetas, seus discípulos
e seus ensinamentos.
Marx, Darwin e Nietzsche compõe a "santíssima trindade".
O livro "A Origem das espécies", representa o livro sagrado do ateísmo.
Como acontece em muitas religiões, o ateísmo diz ter o conhecimento da verdade.
Como em qualquer religião, o ateísmo militante se propõe em difundir a "verdade", através
de seus profetas ( Richard Dawkins ), com o objetivo de fazer discípulos por todo o mundo.
Os adeptos de outras religiões vivem da fé e da busca de milagres, que possam continuar
alimentando a sua crença.
O ateísmo também precisa se alimentar, e depende sempre das novas descobertas científicas.
Assim como em outras religiões, o ateísmo possui guias cegos que conduzem cegos por
lugares incertos.
O neo-ateísmo critica duramente as outras religiões, porém, parece não está preparado para
receber críticas, e assim como os adeptos de outras religiões, se dizem vítimas de perseguições
e preconceitos.
O neo-ateísmo assim como outras religiões não apresenta nada de novo, seus adeptos
bebem na fonte de seus deuses, e tem seus ensinamentos como verdades incontestáveis.
Ou quem poderá me provar que os novos ateus não alicerçam seus conceitos em pelo menos
uma dessas linhas de pensamentos: darwinismo, marxismo ou filosofia de Nietzsche?
Ora, sabemos que a religião é um mecanismo ideológico que pode levar à alienação; em
algumas dessas religiões essa alienação impossibilita seus adeptos do conhecimento do mundo,
no ateísmo, no conhecimento de Deus.
O que existe em comum nessas duas religiões (a que crê e a que não crê) é que as duas
tem Deus como seu objeto de discussão.
Logo, Deus se apresenta de forma silenciosa, e ouve atentamente os que acreditam, mas
muitas vezes não sabe como encontrá-lo, e os que não acreditam, mas não conseguem
se livrar dEle, pois sempre estão falando dELE.
Concluimos então que Deus existe, e as religiões tradicionais tem falhado na condução do
do homem a Ele, e a nova religião chamada ateísmo tem falhado na condução do homem
para longe dEle, além de não ter como provar que Ele não existe, fazendo assim um papel
de rebelde sem causa.
Abraços a todos.
Muito boa suas considerações, porém, não tenho certeza de que uma criança destrua um brinquedo para entender sua construção.
Abraço!
O livro "A Origem das espécies", representa o livro sagrado do ateísmo.Meu caro Horley. Você está transportando um conceito de uma área (a religiosa) para outra (a científica) de maneira totalmente inapropriada. Não me consta que nenhum cientista trate a obra de Darwin como "sagrada". E se assim o fizesse, estaria cometendo um equívoco de proporções colossais. Isso que você disse não existe. Ao contrário da bíblia, o trabalho científico pode e deve ser revisto, aprimorado ou descartado por novas pesquisas. Se fosse sagrado, o trabalho de Darwin seria intocável e eterno, o que não é verdade.
Caro Almir,
O que realmente eu quero dizer é que a crença existe em ambos os
lados, o da religião e o da ciência. A diferença é que no primeiro caso,
a crença é naquilo que não se ver, enquanto que no segundo ocorre o
contrário.
Concordo com você quando diz que o trabalho científico pode e deve
ser revisto e aprimorado, no entanto, existe sim cientistas que defendem
a obra de Darwin como se fosse um livro sagrado, é o caso Richard Dawkins,
que citei no comentário anterior.
Quando qualquer cientista questiona o criacionismo (a exemplo de Dawkins),
logo procura uma resposta plausível à origem da vida, e como a teoria da
evolução é a mais aceita, ainda que não comprovada completamente, alguns
apega-se a ela, e a defende com unhas e dentes. Assim como um religioso
defende sua fé.
Como ficou contemplado no primeiro comentário, o neo-ateísmo não
apresenta nada de novo.
Abraços.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por