Na sua opinião, qual a maior contribuição de Thomas Skidmore a historiografia brasileira?

Seja bem-vindo(a) e obrigado por participar do fórum!

Exibições: 218

Responder esta

Respostas a este tópico

Fundamental à compreensão sobre o pensamento racial brasileiro, já que desenvolveu um estudo sistemático a respeito das base ideológica que vai do surgimento ao fortalecimento do racismo no Brasil.

Verdade, Luciana. Acho "Preto no Branco" uma pedra angular no debate racial no Brasil. Aliás, a Cia das Letras disponibiliza um trecho do livro: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13014.pdf

Ótima opinião, concordo plenamente. Depois que li "Preto no Branco" me apaixonei mais ainda pela história. Skidmore continuará sendo o simbolo do brasilianista além das bordas do Brasil. Abraço a todos.

Eu só li "Preto no Branco. Raça e Nacionalidade no pensamento Brasileiro". Este livro tem uma curiosidade. Gobineau, o primeiro teórico do racismo científico (se é possível falar em ciência neste caso), viu o Carnaval carioca e detestou: Pareceu-lhe uma triste festa de pardos e pretos. "Olha a Beija-Flor aí gente!!!!!"

Verdade, Reinaldo. Gobineau acreditava que o Brasil estava fadado ao fracasso. Mas a elite brasileira formulou um futuro possível: o branqueamento, uma vertente racista específica de nosso país. 

Li apenas "Brasil: de Getúlio a Castelo", nos anos 70. Li de cabo a rabo e gostei muito. Era livro citado na sala de aula, pelos professores. Mas não era a história política que meus colegas e eu gostávamos mais. No entanto, tornou-se uma das nossas referências. Na edição que li, ainda havia o apêndice onde o autor sustentava a ideia de que os Estados Unidos não influíram na derrubada de João Goulart. Não sei se este anexo ainda aparece nas edições atuais. Ninguém levava a sério essa opinião do autor (quanto a não participação dos EUA), mas isso não desacreditava a sua obra. Apenas indicava os seus limites. Um entendimento da história brasileira por um brasilianista, uma abordagem séria, confiável, mas que livrava a cara dos norte-americanos em relação às nossas mazelas: a ditadura militar. 

RSS

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }