Na sua opinião, a mestiçagem é um tema bem discutido pela historiografia brasileira?

Florestan Fernandes, Gilberto Freire, Darcy Ribeiro foram alguns dos pensadores que refletiram sobre a questão da mestiçagem (e seus contrários) no Brasil. Na sua opinião, o tema foi bem discutido pela historiografia brasileira? Quais os principais "problemas" e "questões" deste tema para os historiadores?  

Exibições: 1103

Responder esta

Respostas a este tópico

Não vejo mas motivo para se discutir esse assunto, estamos bem resolvido nessa questão, não há nenhum povo no mundo que seja racialmente "puro", as populações contemporânea são a prova viva.

Antonio, na verdade, estamos discutindo a mestiçagem enquanto um problema historiográfico e não como ideologia. 

Verdade Bruno .

Tenho acompanhado as discussões quanto a questão da mestiçagem e hibridismo cultural. Até porque desenvolvo os meus trabalhos voltados para a mestiçagem e  a hibridação no campo da religiosidade brasileira. Aqui no Café , tenho percebido que as pessoas estão  mais voltadas para a questão étnica,o que não deixa de ser importante, mas que é só mais um item da imensa lista de objetos hibridos e mestiços ,  principalmente no Brasil e Latino América. Bom , poderiamos citar alguns , para enriquecermos e darmos "startes" aos debates :

a) Idiomas Hibridos : O Inglês falado em Miami ou nos bairros chicanos de LA ( EUA). O português falado no Brasil e as suas influências moura, africana e autócne .

b) Objetos culturais hibridos : Obras de arte, esculturas , monumentos,  e especialmente  a musica latino americana , que é  resultado de intensas mestiçagens e hibridações. A musica americana , o jazz e o soul .

c) Religiões hibridas : O Catolicismo popular brasileiro , o culto a Santos populares e locais, tanto no Brasil como  nos Andes e no México ( Boa morte, por exemplo) . Cito neste caso , em particular , a crença em São Jorge no Rio de Janeiro, suas variadas apropriações , hibridações e sincretizações  ( Ogum , por exemplo).

d) Costumes e hábitos híbridos : Alimentação ( formação de hábitos alimentares) , vestuário.

e) Regiões de fronteira, espaços de negociação cultural ( Mexico x USA ; Turquia x Europa ; Leste europeu x Europa ocidental ) .

Ficaria grato com contribuições e ou sugestões nestas linhas do pensamento sobre a mestiçagem e ou hibridismo .

Abs

Anderson

Estou desenvolvendo trabalhos nesta área e ficaria grato com contribuiçoes neste sentido . Por outro lado, também disponibilizaria materiais e trabalhos já produzidos e fontes bibliográficas que já estou trabalhando sobre o assunto.

Abraços

Anderson

Penso que sim! Desde Capistrano de Abreu, buscando a identidade do povo brasileiro, além do Gilberto freyre com Casa Grande e Senzala, que procura fazer uma reconstrução da sociedade brasileira a partir dos diversos comportamentos desde a colônia, e, é claro, o Raízes do Brasil do Sérgio Buarque de Holanda, que mesmo sendo escrito nos anos 30 do século XX, ainda é um clássico. Muitos trabalhos historiográficos sobre a mestiçagem ainda têm como fundamento essas leituras. O tema, ainda é a questão da identidade.

É preciso talvez que se comece a pensar uma nova etapa de estudos a partir das mudanças nas posturas da idade contemporânea. Pensar mestiçagem na década de 20,30 é uma coisa. Pensar depois das novas mentalidades dos anos 80,90, principalmente depois da Constituição de 88, das novas redes sociais, é uma outra realidade. Hoje, embora ainda perdure preconceitos e segregações sociais e econômicas, a mestiçagem é vista de outro ponto de vista. Agora é a hora da emancipação, da luta pelos direitos de igualdade e ideais democráticos, de cotas, de orgulho de pertencer a uma raça entre outras coisas. Estudar a mestiçagem hoje precisa de nova metodologia, da sociologia, da busca do pensamento atual, do sentimento de ser mestiço e de se ver o mestiço na sociedade, das novas identidades. Para aquela época, o tema foi muito e exaustivamente discutido. Mas não alcança as mudanças vistas hoje na sociedade brasileira.

Silvaniza: Com todo respeito, "orgulho de pertencer a uma raça" é um conceito nazista. O que nós deveríamos almejar é uma sociedade pós-racial onde as pessoas não fossem divididas por características externas arbitrárias como cor da pele ou formato do cabelo que não têm significado relevante na biologia humana.

Marcelo: com todo respeito, quando eu utilizo essa expressão eu me refiro ao fato que durante muito tempo o negro não cultivava os traços marcantes tentando "disfarçá-los" à maneira dos brancos. Quando falo essa expressão me refiro a uma nova atitude das pessoas mestiças frente à sociedade, enaltecendo suas raízes africanas com orgulho e não com vergonha. Mas pelo que eu entendi não está se discutindo ideologia nesse forum e sim historiografia. Estou errada?Se lhe agrada mais, eu substituo a palavra "raça" por "nação", o que, conceitualmente, não é a mesma coisa. Mas vá lá...

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

"El dia de los muertos"- A Noite dos Mortos é uma das mais tradicionais e alegres festas do México. Ao contrário de países como o Brasil, não é um dia de luta, mas de reverência e diversão. Os entes queridos são lembrados, em casa e nos cemitérios, com muita festa e música.

Links Patrocinados

Cine História

O Grande Gatsby

Está em cartaz nos cinemas brasileiros a mais nova adaptação do celebrado romance do autor americano F. Scott Fitzgerald. A obra destaca-se por ser fiel ao romance - mantendo falas originais - e, ao mesmo tempo, quebrando a ortodoxia musical da época, ao juntar hip-hop ao jazz do início do século XX. Na parte visual, um desfile de cores e tomadas.

Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }