Você concorda com a ação do Ministério Público contra dicionário Houaiss por sua definição sobre os ciganos?

Para mais informações: http://cafehistoria.ning.com/verbete-polemico

Exibições: 651

Responder esta

Respostas a este tópico

Claro que não! essa coisa de politicamente incorreto já está se transformando em exagero. Não se pode mais expressar preferências ou antipatias ou até mesmo opiniões sem correr o risco de ser processado por racismo, homofobia ou sei lá mais o quê! Ciganos são ciganos e não se espera que eles sejam diferentes do que são, assim como não se espera que negros sejam brancos e vice-versa. Existe diversidade entre as pessoas e ninguém agrada a todo mundo. Toda unanimidade é burra. Mas o que está acontecendo é preconceito ao contrário.

Concordo com sua fala. Mas outro dia fui expressar uma opnião parecida com a sua no facebook e não foi bem recebida. Querer uniformizar algo, leva a um totalitarismo. Você achou as palavras certas para definir a situação quando disse que o que está havendo é um preconceito ao contrário. Respeito tudo e todos mas em nome de uma liberdade de expressão,  estamos perdendo a "liberdade" de nos expressar. É igual querer mudar alguns trechos de livros ou obras literárias pela forma racista ou antisemita que se expressam. Como ficarão as futuras pesquisas sobre como as pessoas se expressavam e com o passar do tempo foi se implantando a forma politicamente correta? A escrita será adulterada para se "adequar". Estou falando de obras como de Monteiro Lobato, por exemplo, que já quiseram modificar algumas expressões por teor racista. É uma questão de bom senso, mais do que de preconceito.

Estão querendo censurar até dicionário!Participei da elaboração do Aurélio e posso garantir que, tanto no Aurélio quanto no Houaiss, as definições correspondem ao que as palavras significam nas diversas acepções dos termos, e no caso em pauta, diz respeito ao seu significado na acepção popular, que muitas vezes é preconceituosa (vide negro, judiar etc.) O dicionário apenas registra. 

zeitgeist

Acho uma palhaçada, um pais caindo aos pedaços, pintado de bonitinho ( falta estrada, segurança, saúde .............)

E individuos que nós pagamos ficam desperdiçando tempo e recursos em besteiras.

Esse cidadão não tem mais nada pra resolver em sua função pública?

Pois é. Não deve ter mais nada pra fazer. Se o MP não se ocupar com essas coisas, vai ter que cumprir a função dele, ou seja, defender o cidadão contra a quadrilha que tomou o Poder nesse país. Aff!

Não concordo. é um absurdo extrair os vários significados que uma palavra possui. A riqueza de sentidos acumulados ao longo de anos e centenas de anos! Isso retira daqueles que ainda não conhecem os vários sentidos de alguma palavra a oportunidade de saber que ela já fora sinônimo de algo pejorativo, mesmo que atualmente tenha outro sentido. Conhecer as palavras, sua etimologia, suas aplicações no passado e suas transformações com o tempo faz com que as pessoas tenham consciência e não preconceito; cria respeito e não intolerância; elas saberão melhor como utilizar e quando utilizar sem prejudicar ninguém.

Censurar talvez não seja a melhor solução, afinal, negar que o preconceito exista não faz com que ele desapareça.

A solução apontada em alguns meios de comunicação de informar que o significado é pejorativo/preconceituoso, parece-me uma forma interessante de não suprimir e ao mesmo tempo alertar ao usuário que em certos contextos, o uso pode causar problemas. Assim, uma pessoa mais consciente da diversidade cultural e de que nenhum grupo ético é melhor do que outro, teria condições de perceber que o sentido pejorativo foi utilizado em algum momento passado como forma de violência, mas que hoje tem outro significado referente ao grupo étnico.

Entretanto, também não posso deixar de notar que alguns dicionários não tratam a palavra "judeu" como significante de avarento, mesquinho ou agiota. Muito menos seria possível imaginar "alemão" como significante de "nazista". Apesar de não ser tão raro descendentes de alemães sofrerem algum tipo de ligação com o nazismo (nem que seja na forma de "piadas").

Ou seja, se expuseram os significados pejorativos para alguns termos e não para outros é porque há alguma intencionalidade nisto.

De maneira alguma. É um completo absurdo e um perigoso precedente para a censura. Um orgão da

importancia do MP deveria ter coisas mais importantes a se preocupar do que um verbete em um

dicionário. Não é racismo, é informação!

acho que todos tem seu direito de espressar o que ouviram,viram ou sentiram.Dependendo do ponto de vista,isso pode parecer preconceituoso,até eu,antes de ler a matéria com mais atenção fiquei contra o dicionário.Depois que li a matéria percebi que por mais que as pessoas tentem apagar certas coisas da memória,isso é impossível.Uma ação como essa não ajuda em nada,deveriam se preocupar mais em fornecer mais informações úteis sobre os ciganos e outros.Se pelo menos isso ajudasse a amenizar a dor ou ressolvesse o problema...

Háils!!!

Ciganos podem ser assim definidos, se levarmos em conta que foi necessário a França expulsá-los, pelo que estava ocorrendo no país no ano passado, uma vez que não é o caso de todos porém é o caso do costume dos mesmos em vários sentidos o ato de se "...aproveitar...", portanto "...velhaco...".

O ministério público brasileiro atualmente - pois segue as tendência políticas do momento, QUE É PARA ONDE O DINHEIRO E O PODER POLÍTICO E O "...PLEITO POLÍTICO ESCORREM..." - faz vista grossa também para a prática racista  da religião rastafari e bem como para seu maior divulgador o reggae - podemos citar como exemplos um tolo de nome Baraxango e outro idiota de nome Raile Selaisie.

Sendo assim, SOU CONTRA EM TODOS OS SENTIDOS OS ATOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Um abraço a todos.

Bolthorn leyndärmal er mit.

Respeito todas as opiniões. Porém acredito que o dicionário não deva deixar-se cair no senso comum (e além) e usar-se de termos pejorativos desta maneira. O pessoal aí anda falando de censura... não é isso, apenas é uma questão de bom senso... termos "pejorativos" lidos por uma criança/educando, sem o devido esclarecimento, por exemplo,  podem sim levar ao preconceito no sentido da elevação inadequada do Senso Comum e incompreensão histórica. O dicionário, considerado fonte confiável dos vocábulos, em minha opinião deveria ser tão imparcial quanto a própria História deve ser. Penso que neste contexto, seria bem mais adequado menos substantivos subjetivos/implícitos.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }