O Café História mudou de endereço, plataforma e identidade visual. Clique aqui para conhecer o novo Café História. Nós deixamos de ser uma rede social e somos agora um portal totalmente voltado para a divulgação de história. Nossa principal missão é divulgar o conhecimento histórico produzido nas universidades: para o grande público e para o meio acadêmico. Para entender melhor a mudança, clique aqui. E atenção: o antigo Café História (www.cafehistoria.ning.com) permanecerá online somente até o dia 2 de abril de 2017. Depois disso, todo o seu conteúdo será apagado, inclusive perfis e blogs. Tem algum conteúdo que você queira salvar e não sabe como? Nós temos uma sugestão. Clique aqui e leia o texto até o final. Esperamos contar com você como leitor do novo Café História!

Assine o novo Boletim Café História - receba em seu e-mail nossas novidades

Toda semana nós enviamos um e-mail com as novidades no campo da história e ciências humanas. Quer receber o nosso Boletim Café História? É bem fácil!

Olá. Quais, para vcs, podem ser considerados os melhores

livros sobre o século XX em geral ?

Particularmente, gosto muito do conhecido "A era dos extremos".

Além deste, quais vcs indicariam ?


Exibições: 1058

Responder esta

Respostas a este tópico

Salve, Rodrigo!

Realmente "A era dos extremos" é um ótimo livro sobre história.

Não pretendo ser injusto e muito menos pretencioso, no que considero "O SER E O NADA", de J.P. Sartre, publicado no início da década de 40, um dos livros mais importantes do século XX por sua influência em diferentes gerações e áreas do conhecimento humano.

Abraço Fraternal.
Ficando apenas nas obras gerais, há vários grandes balanços sobre o século passado. Um livrinho pequeno e de fácil leitura, apesar de não cobrir até o final do século, é "Século XX", do Rene Remond. Uma obra recente e bastante ampla é "História do século XX", organizada pelo Serge Berstein e pelo Pierre Milza em três volumes. Obra bastante completa e leitura obrigatória para quem tem interesse em história contemporânea. Uma boa coletânea de textos de autores nacionais está em "O século sombrio", organizado pelo Francisco Carlos Teixeira da Silva. Do mesmo organizador você encontra a ótima (mas caríssima) "Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX". Se estiver interessado em uma perspectiva liberal para fazer contraponto ao Hobsbawam, há "Tempos modernos", do Paul Johnson.
Isso são apenas algumas obras em língua portuguesa e que fazem grandes sínteses do século passado.
Abs.
Dario
A era dos extremos é fichinha perto do "passado de uma ilusão" do François Furet.
Ele é ignorantemente genial...é um livro bem diferente da Era dos extremos, até porque Furet e Hobsbawm travaram um debate historiografico ferrenho sobre a Revolução Francesa e sobre o século XX.
Vale a pena ler.
Hobsbawn é bíblia para século XX!!! \o/
História em migalhas e as palavras e as coisas

RSS

Boletim Café História

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }