Olá. Quais, para vcs, podem ser considerados os melhores

livros sobre o século XX em geral ?

Particularmente, gosto muito do conhecido "A era dos extremos".

Além deste, quais vcs indicariam ?


Tags: XX, geral, livros, século

Exibições: 739

Responder esta

Respostas a este tópico

Salve, Rodrigo!

Realmente "A era dos extremos" é um ótimo livro sobre história.

Não pretendo ser injusto e muito menos pretencioso, no que considero "O SER E O NADA", de J.P. Sartre, publicado no início da década de 40, um dos livros mais importantes do século XX por sua influência em diferentes gerações e áreas do conhecimento humano.

Abraço Fraternal.
Ficando apenas nas obras gerais, há vários grandes balanços sobre o século passado. Um livrinho pequeno e de fácil leitura, apesar de não cobrir até o final do século, é "Século XX", do Rene Remond. Uma obra recente e bastante ampla é "História do século XX", organizada pelo Serge Berstein e pelo Pierre Milza em três volumes. Obra bastante completa e leitura obrigatória para quem tem interesse em história contemporânea. Uma boa coletânea de textos de autores nacionais está em "O século sombrio", organizado pelo Francisco Carlos Teixeira da Silva. Do mesmo organizador você encontra a ótima (mas caríssima) "Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX". Se estiver interessado em uma perspectiva liberal para fazer contraponto ao Hobsbawam, há "Tempos modernos", do Paul Johnson.
Isso são apenas algumas obras em língua portuguesa e que fazem grandes sínteses do século passado.
Abs.
Dario
A era dos extremos é fichinha perto do "passado de uma ilusão" do François Furet.
Ele é ignorantemente genial...é um livro bem diferente da Era dos extremos, até porque Furet e Hobsbawm travaram um debate historiografico ferrenho sobre a Revolução Francesa e sobre o século XX.
Vale a pena ler.
Hobsbawn é bíblia para século XX!!! \o/
História em migalhas e as palavras e as coisas

RSS

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

Cine História

Saint Laurent

Acaba de chegar aos cinemas o filme "Saint Laurent", de 

Sinopse: Entre os anos 1967 e 1976, o estilista Yves Saint-Laurent (Gaspard Ulliel) reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Esta biografia mostra o seu processo criativo, as fotografias e entrevistas polêmicas, a relação com o marido e empresário Pierre Berger (Jérémie Renier), os casos amorosos extra-conjugais e a relação com o álcool e as drogas, que quase destruíram o império da marca YSL.O avô húngaro de Alex Levy Heller, diretor e roteirista deste documentário, teria escondido um relógio Patek Philippe com seu irmão mais velho antes de ser preso no campo de concentração de Auschwitz. Na busca por esse objeto, Alex faz duas viagens: Uma até a Polônia - atual Romênia e a Israel - usando o relógio como pretexto para descobrir mais sobre a história da sobrevivência de sua família. Na outra, ele entrevista sobreviventes do Holocausto que vieram morar no Brasil, resgatando as memórias dos sobreviventes desse período negro da história

café história acadêmico

Arte: Leia, na íntegra e gratuitamente, o livro “A Era de Caravaggio.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Da mesma forma, o Café História poderá suspender membros que publiquem este tipo de conteúdo. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }