Olá. Quais, para vcs, podem ser considerados os melhores

livros sobre o século XX em geral ?

Particularmente, gosto muito do conhecido "A era dos extremos".

Além deste, quais vcs indicariam ?


Tags: XX, geral, livros, século

Exibições: 753

Responder esta

Respostas a este tópico

Salve, Rodrigo!

Realmente "A era dos extremos" é um ótimo livro sobre história.

Não pretendo ser injusto e muito menos pretencioso, no que considero "O SER E O NADA", de J.P. Sartre, publicado no início da década de 40, um dos livros mais importantes do século XX por sua influência em diferentes gerações e áreas do conhecimento humano.

Abraço Fraternal.
Ficando apenas nas obras gerais, há vários grandes balanços sobre o século passado. Um livrinho pequeno e de fácil leitura, apesar de não cobrir até o final do século, é "Século XX", do Rene Remond. Uma obra recente e bastante ampla é "História do século XX", organizada pelo Serge Berstein e pelo Pierre Milza em três volumes. Obra bastante completa e leitura obrigatória para quem tem interesse em história contemporânea. Uma boa coletânea de textos de autores nacionais está em "O século sombrio", organizado pelo Francisco Carlos Teixeira da Silva. Do mesmo organizador você encontra a ótima (mas caríssima) "Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX". Se estiver interessado em uma perspectiva liberal para fazer contraponto ao Hobsbawam, há "Tempos modernos", do Paul Johnson.
Isso são apenas algumas obras em língua portuguesa e que fazem grandes sínteses do século passado.
Abs.
Dario
A era dos extremos é fichinha perto do "passado de uma ilusão" do François Furet.
Ele é ignorantemente genial...é um livro bem diferente da Era dos extremos, até porque Furet e Hobsbawm travaram um debate historiografico ferrenho sobre a Revolução Francesa e sobre o século XX.
Vale a pena ler.
Hobsbawn é bíblia para século XX!!! \o/
História em migalhas e as palavras e as coisas

RSS

Links Patrocinados

café história acadêmico

História do Brasil contemporâneo: Confira na íntegra a tese de doutorado "De Sarney a Collor: reformas políticas, democratização e crise (1985-1990)", defendida por David Maciel em 2010, na Universidade Federal de Goiás. Clique na imagem.

Cine História

Boa sorte

Está em cartaz nos cinemas nacionais o filme brasileiro "Boa sorte", dirigido por Carolina Jabor e com Deborah Secco no elenco. 

Sinopse: O adolescente João (João Pedro Zappa) tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite (Deborah Secco), paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo que a sua morte abale a saúde de João.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }