Olá. Quais, para vcs, podem ser considerados os melhores

livros sobre o século XX em geral ?

Particularmente, gosto muito do conhecido "A era dos extremos".

Além deste, quais vcs indicariam ?


Tags: XX, geral, livros, século

Exibições: 799

Responder esta

Respostas a este tópico

Salve, Rodrigo!

Realmente "A era dos extremos" é um ótimo livro sobre história.

Não pretendo ser injusto e muito menos pretencioso, no que considero "O SER E O NADA", de J.P. Sartre, publicado no início da década de 40, um dos livros mais importantes do século XX por sua influência em diferentes gerações e áreas do conhecimento humano.

Abraço Fraternal.
Ficando apenas nas obras gerais, há vários grandes balanços sobre o século passado. Um livrinho pequeno e de fácil leitura, apesar de não cobrir até o final do século, é "Século XX", do Rene Remond. Uma obra recente e bastante ampla é "História do século XX", organizada pelo Serge Berstein e pelo Pierre Milza em três volumes. Obra bastante completa e leitura obrigatória para quem tem interesse em história contemporânea. Uma boa coletânea de textos de autores nacionais está em "O século sombrio", organizado pelo Francisco Carlos Teixeira da Silva. Do mesmo organizador você encontra a ótima (mas caríssima) "Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX". Se estiver interessado em uma perspectiva liberal para fazer contraponto ao Hobsbawam, há "Tempos modernos", do Paul Johnson.
Isso são apenas algumas obras em língua portuguesa e que fazem grandes sínteses do século passado.
Abs.
Dario
A era dos extremos é fichinha perto do "passado de uma ilusão" do François Furet.
Ele é ignorantemente genial...é um livro bem diferente da Era dos extremos, até porque Furet e Hobsbawm travaram um debate historiografico ferrenho sobre a Revolução Francesa e sobre o século XX.
Vale a pena ler.
Hobsbawn é bíblia para século XX!!! \o/
História em migalhas e as palavras e as coisas

RSS

Links Patrocinados

EVENTO EM DESTAQUE

café história acadêmico

Ditadura e D.Pedro 1: A ditadura Militar reabilitou D.Pedro I. É o que afirma a historiadora Janaína Cordeiro, que acaba de lançar o livro “A ditadura em tempos de milagre: comemorações, orgulho e consentimento”, pela FGV. Confira a entrevista com Cordeiro, acima.  

Cine História

Mapa para as estrelas

Acaba de chegar aos cinemas brasileiros o elogiado “Mapa para as estrelas”, de David Cronenberg (“Cosmópolis”, “Um Método Perigoso”), estrelado com Julianne Moore.

Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.

Parceiros


Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Parceria: NIEJ-UFRJ

© 2015   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }