Indicação de filmes que abordem temáticas religiosas na África

Olá, pessoal

Gostaria de obter dicas de filmes que tratem da temática da religiosidade africana. Vou trabalhar com um grupo de adolescentes na próxima semana e gostaria de obter dicas de conteúdo.

att

Eli Antonelli

Exibições: 143

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá!

Serve documentário? Se servir, indico este: "Dança das Cabaças: Exu no Brasil". Ótimo documentário, está disponível no Youtube.
Fala sobre a religião Yorubá e sua disseminação no Brasil; além de tratar sobre a questão da confusão terminológica "Exu" e a relação entre Orixás e Santos Católicos.

Espero ter ajudado.

Um forte abraço!
Tem um filme de uns oito anos que é uma otima pedida.Fala de `santeria`, uma especie de religião mistureba mexicana que tem origens africanas..um tipo de candomblé quimbanda vudu.O filme mistura tambem a incrivel situação de miseria social e politica latino americana e tem aquele ator canastrão espanhol como protagonista (me fugiu o nome dele mas está por cima em Hollywood e já morou no Brasil-um rapaz de nariz grande-não é o bandeiras.rsrs).O nome do filme é `perdita durango`,onde a perdita é uma matadora de aluguel ....inclusive atualmente eu chamo as moçoilas mais revoltadas e problemáticas com essa alcunha..kkkk..tem nas locadoras em dvd e passa em canais a cabo

Eli, recentemente vi "Um Herói de Nosso Tempo" que fala sobre os judeus etíopes. É excelente. Coloca uma série de questões importantes para se compreender algumas questões antigas e contemporâneas. 

Olá .

Estou pesquisando o tema também ( minha mono  e meu projeto de pesquisa em Mestrado foi ( serão)  sobre a recepção de santos católicos no Brasil , e a sua "africanização" ).  "Pesquei" muita coisa no youtube . Entre no meu link no youtube : andersonpec72 , ou , me envie um email para que eu possa encaminhá-la os links dos videos. Meu email : andersonpec@yhaoo.com.br

Abs e boa sorte .  

ABC Africa

2001

dir: 

Abbas Kiarostami

Documentário

Para a religiosidade afro-brasileira, um bom filme é Besouro. Por sinal, também é o mais próximo que temos de um filme de super-herói.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }