Tags:
Permalink Responder até Josilane Coelho da Silva em 12 agosto 2012 at 9:24
Desconheço na História uma sociedade que tenha abolido o Estado. Há um uso equivocado por líderes autoritários do sentido da palavra COMUNISTA.
Permalink Responder até Brancaleone em 12 agosto 2012 at 15:34
Noto em alguns comentários que o comunismo perfeito seria aquele onde o Estado deixaria de existir e onde o povo, de tão satisfeito, não necessitaria de um Poder Central para gerenciar a coisa toda, numa espécie de cooperativa sem diretor ou condomínio sem síndico. Realmente seria o sistema perfeito mas lamentavelmente tornam a esquecer que nós, os humanos comuns (os meros sapiens...) somos aparentados dos chimpanzés ou seja, somos animais (estou me repetindo, mas fazer o quê...) e embora tentem negar isso nos atribuindo almas, filiação divina e outras situações semelhantes ainda assim continuamos animais e portanto sujeitos às mesmas leis básicas da natureza, em especial aquele que assegura ao mais apto a sobrevivencia ou um carro mais caro ou uma mansão, o que nos remete à manjada luta de classes do velho Marx.
O Estado é a versão humana para Bando, Rebanho, Cardume, Alcatéia. O Estado dá ao cidadão algo a quem recorrer, um líder (democrático ou não) que pelo menos na teoria, tem a obrigação de proteger o cidadão. A supressão do Estado e por consequência da Alcatéia a que pertencemos simplesmente nos privaria da nossa condição de animais o que certamente implicaria em nossa extinção.
Com certeza existe algum intelectual teórico comunista que deve ter escrito um texto sobre isso, mas deve ter sido numa linguagem tão complexa, erudita e chata que ou não desperta o menor interesse ou é absolutamente incompreensível ou é descaradamente mentiroso ou pior, ingênuo.
Permalink Responder até Lúcio Emílio do Espírito Santo em 12 agosto 2012 at 18:18
Chato mesmo é responder esse tipo de comentário.
Permalink Responder até Brancaleone em 12 agosto 2012 at 19:56
Não é que seja chato, admita.
É que se os intelectuais responderem de maneira simples, objetiva e de fácil compreenção acaba a "magia", lá se vai o "tchan" do compliquês e a aparência de erudição comunista revela-se apenas aparência.
De fato, se alguem traduzisse os princípios comunistas para o idioma do homem normal, eliminando o palavrório complexo, erudito e meramente maquiador quem sabe os textos de Marx fossem mais palatáveis. Poderia ser algo do tipo "Comunismo para Amadores" ou "Entenda o Comunismo". Acho que foi por isso que ao contrário de alguns amigos meus eu optei pela direita capitalista. Tudo é mais fácil, tudo é natural e não é necessário ser um PhD Magnum cum Lauda para entender as idéias vermelhas.
Em que pese que eu tenho pleno conhecimento e noção das barbaridades e crimes praticados pela direita capitalista. Não somos santos, muito pelo contrário. Em termos de cadáveres, creio mesmo que os capitalistas estão empatados com os comunistas em números absolutos e muitos dos proclamados "heróis" capitalistas foram tão ou mais crápulas que Phol Pot, Stalin ou Mao ou seja, conheço e admito que a ideologia a qual sigo não é lá grande coisa, chegando mesmo a ser ruim, péssima até e ainda assim se mantem, se sustenta e evolui aos poucos e NA PRÁTICA, o que é importante. Bem ao contrário do comunismo que jamais conseguiu ser posto em prática e degenerou em dezenas de versões.
Permalink Responder até Lúcio Emílio do Espírito Santo em 12 agosto 2012 at 20:42
Você mesmo se acusa o tempo todo de "burguês burro" e depois vem falando que quer tudo mastigadinho, prontinho, só aderir ao senso comum.
O comunismo foi, sim, posto em prática. Vcs vencem de longe em genocídio, tá?
Permalink Responder até Lúcio Emílio do Espírito Santo em 13 agosto 2012 at 8:52
Permalink Responder até Glaucenir Borges da Silva em 13 agosto 2012 at 7:51
Olha Brancaleone o texto para leigos existe e se chama Manisfesto do Partido Comunista, foi um texto de propaganda e simples escrito por Marx, porque as suas outras obras são bem mais complexas, mas se você não entende nem o Manifesto? ai realmente vou acreditar que você é burro mesmo!
Permalink Responder até Brancaleone em 18 agosto 2012 at 23:00
Eu lí o tal Manifesto Comunista. Interessante. Bem escrito concordo, mas digamos que bem fraquinho em termos de argumentos práticos e exequíveis.
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por