Em sua história o socialismo andou na contramão do pensamento cristão. Os países ditos socialistas abominavam a idéia de liberdade religiosa. Mas vejo que a Bíblia quando cita as palavras de Jesus Cristo, vejo que estas tem um um caráter socialista.Dependendo do interesse em questão, é possível extrair da Bíblia, por exemplo, trechos claramente em linha com a ideologia socialista ou trechos mais liberais e individualistas. Portanto chego a conclusão que socialismo e pensamento cristão tem uma grande relação entre si.

Exibições: 475

Responder esta

Respostas a este tópico

É difícil fazer essa comparação, visto que a "Instituição Cristã" através da história, sempre esteve na contra-mão do socialismo.

O socialismo surgiu no século VIII, com origem na classe intelectual, estendendo-se para as classes trabalhadoras nos movimentos políticos. Sobretudo no questionamento sobre os efeitos da industrialização e a propriedade privada.
Para Karl Max só através da “luta de classes” e de uma revolução do proletariado o socialismo seria alcançado.

Se fosse possível separa o Jesus divino do Jesus filósofo, eu diria que o filósofo transcendeu o socialista.
André, o tema da "Teologia da Libertação" responde a sua pergunta. Procure sobre o assunto. Na minha opinião, é a maior aproximação entre socialismo e cristianismo. E o Brasil é O caso. abs!
Perdão eu quis dizer século XVIII.

O Saint-simonianismo não era uma ideia socialista e cristã?

A mitologia comunista foi inspirada na mitologia judaico-cristã. Mircea Eliade em "O Sagrado e o Profano" compara brevemente as respetivas escatologias e outros autores exploraram essa via. O caráter profético do comunismo foi essencial para substituir o cristianismo entre as massas. O Paraíso inicial como a sociedade sem classes primitiva, a queda do homem e a sua redenção por um Salvador transformado numa classe, o proletariado, e o novo homem e a nova terra sem pecado ou exploração... 

Existia liberdade religiosa, sim, na União Soviética. Inclusive, a igreja ortodoxa russa chegou a abençoar tropas na II Guerra Mundial.

Procure a novateologiadalibertacao.blogspot.com

Marx, antes de elaborar suas teorias, foi um cristão progressista (hegeliano)

Foram destruídas numerosas igrejas e assassinados numerosos padres na URSS. A Igreja sobrevivente estava dominada e infiltrada pelas autoridades laicas,... Na atual China também há a liberdade do Estado nomear os bispos da Igreja Católica sem que o Papa possa intervir... A liberdade religiosa em regime comunista é uma ficção que alguns destes regimes toleram sob forte controlo enquanto outros países comunistas são totalmente opostos a qualquer religião, exceto a secular do próprio regime.

A Igreja ortodoxa chegou a abençoar tropas na II Guerra Mundial, logo temos liberdade religiosa. Aqui em Portugal havia eleições regularmente no regime de Salazar em concorriam opositores, logo havia democracia. São conclusões precipitadas...

André: este teórico, Adamir Gerson, também se chama Noubarus Gerson --pronuncia-se noubari Gerson --ele se diz Jesus Cristo que voltou para criar um novo socialismo. Para tanto, ele se utiliza da Escola de Frankfurt, Hegel e até do Sebastianismo português.

Carta a Sidney de Melo da Silva

Carta de Adamir Gerson, que recebe de Cristo Jesus, sob o mandado de Deus, nosso salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Sidney Melo da Silva que está no ABC paulista. Graça e paz.
Sidney é um fato que o Brasil se encaminha para repetir a Rússia de 1917. Naquele ano de 1917 quando Lênin voltou do exílio e se uniu a Trotsky e foram fazer a revolução (1), revivendo historicamente o momento em que Moisés voltou do exílio e se juntou a Arão e foram libertar os escravos hebreus do domínio de Faraó (então o capitalismo é o egito), ora, naquele final de 17 o poder estando nas mãos dos mencheviques de Kerensky dividido em larga medida com os cadetes de Paulo Milyukov eis que surgiu um perigo militar: Kornilov! Uma vez que o Brasil vem sendo governado nos últimos anos pelos tucanos e agora PT, sendo os tucanos revivência histórica dos cadetes e o PT revivência histórica dos mencheviques, o que estamos observando no preciso instante é o crescimento cada vez mais no Brasil de vozes pedindo a intervenção militar com o argumento bizarro de combater a corrupção endêmica no governo. Estas vozes seriam as vozes que pediram a Kornilov intervir no processo político russo?

http://anovateologiadalibertacao.blogspot.com.br/

André: Gerson propõe o Parepa:

2)    PArtido da REconstrução do PAraíso, Partido dos fortes e para os fortes. Dos intelectualmente emancipados. Reconcilia Lutero e Marx, Pentecostalismo e Teologia da Libertação, Missão Integral e Pentecostalismo, Teologia da Libertação e Renovação Carismática, Catolicismo e Protestantismo, Judeus e Palestinos, Ocidente e Oriente. Não a reconciliação positivista onde 1 + 1= 2, mas a reconciliação metafísico-hegeliana onde 1+1= 3. O novo ser que surge tanto conserva como supera as partes. É novo ser como o adulto é novo ser em relação ao adolescente e ao infante, o zigoto é novo ser em relação ao óvulo e ao espermatozóide, a cor rosa é nova cor em relação ao branco e ao vermelho.

Karl Marx decia que la religión es el opio de los pueblos y que a su manera dijo que era una perdida de tiempo lo cual es algo que hay que analizar.Cualquier dogma religioso cumple la misión de reconfortar el alma de llevar paz y alegría a espiritus atormentados, y eso no es algo que no se deba tener en cuenta.

Ellos durante el pinaculo de poder del comunismo quisieron crear una alternativa eso,por que no querian que la religion interfiriera con su control ferreo del individuo nuevo que ellos pretendian crear,la persecusion de las autoridades religiosas fue uno de sus pasos.

Pero analizando Jesus fue el mayor revolucionario de todos los tiempos por que fue capaz de insulfar una serie de conceptos nuevos como amor al projimo,respeto por la vida,justicia que esas ideologias bastardeadas fueron incapaces de ver ,por que ellos se creian los revolucionarios los dueños de la verdad y e aquila contradiccion .

A Bíblia assim como o Capital sabem bem ser panaceias, livros  bem engendrados, capazes de serem lidos e principalmente interpretados de "n" maneiras de tal forma justificarem  praticamente qualquer coisa - especialmente se  causar dano e até morte a outros...

Da mesma maneira que a Bíblia em sua maior parte é  ditatorial, opressora e ameaçadora - salvo em algumas partes do NT onde a troco disso ou daquilo pode-se chegar ao Paraíso desde que se sigam regras específicas e convenhamos nem um pouco democráticas, no que sim se espelham muitos dos pensadores socialistas...

Branca, a Bíblia é livro de revelações sobrenaturais. O Capital nada tem de sobrenatural. Você sempre interfere defendendo secretamente a ditadura militar e o nazifascismo, sempre com seus argumentos frouxos e por vezes fazendo abertamente apologia do clichê e do senso comum, senão da ignorância.

RSS

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }