Aos cafeínos mais experientes, Gostaria de saber, quais dinâmicas podem ser usadas no primeiro dia de aula com alunos de 5ª ao 9° e ensino médio?

Tags: meloin27@yahoo.com.br

Exibições: 61237

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, na verdade não sou experiente no assunto pq este é meu primeiro ano dando aulas de História, mas encontrei algumas sugestões de dinâmica para trabalhar com meus alunos de 7ª e 8ª séries. Ai vai:

O que penso ou sinto sobre...
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

O que vou aplaudir?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.
Recomendado para: 5ª à 8ª séries

Círculo Fechado
Objetivo: exclusão dos colegas
O Professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o Professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.

Expectativas
Objetivo: quebra-gelo
Material: bolas de inflar (bexiga), caneta permanente (tipo para retroprojetor).
Iniciar com as boas vindas ao grupo
Distribuir as bolas e pedir que encham e fechem com um nó. Cada um deve escrever sobre a bola, com caneta para retroprojetor uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o novo ano
A medida em que acabam de escrever, levantam-se e brincam entre si com as bolas, sem deixar que estourem. Ao sinal, cada um pega uma das bolas, qualquer uma, e formam grupos de acordo com a cor da bexiga. O grupo lê o que está nos balões e conversa a respeito..
Pendurar os balões e deixar pendurado durante toda a semana

Espírito de Equipe

Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.

Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.

Chega mais

Objetivo: O objetivo dessa dinâmica é a aproximação com as pessoas, conquistar confiança e principalmente o respeito.

Os alunos deverão andar soltos pela sala ou pátio ouvindo uma música. O Professor dará os comandos no momento em que pausar a música. Poderá iniciar pedindo que cada um cumprimente com um aperto de mãos o colega que estiver à sua frente. A música volta a tocar e ao pausá-la novamente poderá pedir que cumprimente o colega que está à sua frente dando tapinhas no ombro ou nas costas, e assim por diante até terminar em um forte abraço.

Depois podemos trocar idéias e contar como funcionou as dinâmicas (caso vc se interesse por alguma...rs)

Boa sorte!!!

Flávia Guedes

Flavia, otimas dicas de dinamicas... vou usar todas ta? Obrigada

Nem precisa agradecer!!! Primeira semana de aula tem sempre muita expectativa, tanto dos alunos quanto nossa!!! rsrsrs...

 

Ótimas sugestões, parabéns e sucesso!!!

Muito bom, Flávia!

Obrigado!

Nildo, muito legal o fórum que você abriu”

Certa vez, trocando idéias com um colega aqui do Café, aprendi uma forma muito legal de trabalhar conceitos como memória, história e documento: revirar o lixo da sala e aula e, com os alunos, tentar descobrir o que cada material representa, buscando reconstituir a trajetória de cada elemento.

Mexer com o lixo e transformá-lo em objeto de estudo prende a atenção dos alunos e é uma ótima forma de mostrar como funciona o trabalho do historiador.

Abraços!
Não tenho muita prática com alunos do ensino funadamental e Médio, ma acredito que no primeiro dia de aula os professores podem começar com uma dinâmica que estimule a aluno a refletir sobre o conceito de História e para que serve a história, pois ainda há um preconceito de que a história é uma matéria decorativa (que a o aluno precisa somente decorar os texto e pronto). Existe também uma crença que a História só serve para aprendermos o hino nacional e sobre os grandes vultos da pátria, deixando para trás a maior parte da sociedade que construiram a História de cada nação do mundo.
Vamos criar uma dinâmica nesse sentido?

Essa dinâmica deve ser bem interessante mesmo! Esse ano vou colocar em prática com os alunos novinhos, tenho certeza que vai impressionar! rsrsrs...

gosto de começar o ano com a música do Lulu Santos, "Como uma onda" cantamos todos juntos e depois fazemos uma comparação da letra da música ao estudo de história, muito bom.

Adorei sua dica Wellington. Vou dar aula de história em 2012 para turmas de 6º ano, como gostei da ideia, vou utilizar no primeiro dia de aula.

Muito boa sua sugestão.Tive um trabalho satisfatório usando essa música em sala!

Entre tantas coisas que posso fazer em sala, uma que cria um dinamismo em sala é quando eu pego um caderno, com permissão do aluno, e começo a interpretar as informações alí contidas.

Fazendo isso, numa analogia de análise de documentos históricos, mostro aos alunos que o Documento pode nos dá uma informãção, mas que esta informação pode não está completa.

E ainda mostro fotos antigas, como moro no Recife, mostro fotos do Recife do Século XIX e início de XX, e sempre peço para eles adivinharem o ano da foto. Para ver como vai sua noção de tempo.

E por aí vai....

RSS

Links Patrocinados

Membros

Cine História

Tarja Branca

Está em cartaz em cinemas brasileiros o documentário de estréia do brasileira Cacau Rhoden. 

Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico". 

documento histórico

Guerra dos Trinta Anos: Confira o mapa histórico sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), uma das maiores guerras da história da Europa Moderna. 

EVENTO EM DESTAQUE

Parceiros


Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2014   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }