Tags: academia, de, divulgação, grande, história, público, revistas
Permalink Responder até Jaqueline Almeida em 6 janeiro 2011 at 9:37
Eu também tenho estudado este tema (A divulgação científica em história e ciências humanas no Brasil), através da Iniciação Científica. E também eu, Alex, preocupo-me com o ensino de história em salas de aula; também pretendo lecionar esta disciplina.
Bem, o que percebi ao longo dessa minha pesquisa - e mesmo pela percepção enquanto aluna do Ensino Básico e, mais tarde, aluna do Ensino Superior - é que, infelizmente, existe um abismo entre aquela história produzida entre os muros acadêmicos e aquela história disponível ao grande público. Por exemplo, enquanto estudante do Ensino Básico, eu e meus amigos não fazíamos idéia da existência de várias opiniões historiográficas acerca de um mesmo fato histórico. Logo, aquela história marxista - presente em muitos livros didáticos - representava a "história absoluta" para a maioria de nós. Aprendemos que a história da humanidade é a história da luta de classes, rs. E, diante do mundo universitário, deparei-me com o "tudo" e, ao mesmo tempo, com o "nada". Explicando: descobri que aquela verdade absoluta referente ao passado não existia, e sim vários pontos de vista. Mas, enquanto professor do Ens. Fundamental e Médio, qual destes pontos deveria ser enfatizado em sala de aula? (Afinal, um recorte deve ser feito necessariamente)
Em quase todas as minhas aulas, fico imaginando: como traduzir este conteúdo aos meus alunos? De fato, tal tarefa não parece nada simples, mas não pode ser impossível também.
jarqueline tenho uma sugestão. Por que não reúne alguns textos sobre o assunto e monte um blog e vincule esta discussão do Cafe Hist??? Dá inclusive de se realizar um ciclo de debates sobre o assinto e publicar lá.
Um abraço
Noé Gomes
Creio que estás no caminho certo. Um abraço Noé Gomes
Permalink Responder até Jaqueline Almeida em 7 janeiro 2011 at 10:58
Olá, Noé,
Fico bastante feliz e entusiasmada com relação a sua sugestão. De fato é uma ideia muito interessante!
Aproveitando, gostaria de saber melhor sobre o projeto "Falando de História". Se você pudesse me informar, ficarei bastante grata. Meu e-mail é: jaquelinemoraesalmeida@gmail.com
Abraços,
Jaqueline
Permalink Responder até Jaqueline Almeida em 11 janeiro 2011 at 14:33
Olá,
Aproveitando a sugestão do Noé, fiz um blog dedicado ao debate acerca da divulgação do conhecimento histórico no Brasil. O blog ainda é um recém-nascido, rs... mas tenho certeza de que será uma ferramenta válida!
Gostaria muito da participação daqueles que estiverem interessados. Sugestões são muito bem-vindas, aliás!
O endereço é:
http://divulgahistoria.blogspot.com/
Obrigada e um abraço!
Muito bom o blog Jaqueline! Pode deixar que te repassarei material para publicar no blog
Permalink Responder até Bruno Leal em 11 abril 2012 at 10:45
Parabéns pelo blog, Jaqueline!
E fique ligada: em julho, acontece na USP, um Seminário Internacional de História Pública, que vai discutir esse tipo de iniciativa. Abraço!
Bem-vindo (a) ao
Cafe Historia
Somos tão jovens
Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.
Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.
© 2013 Criado por Bruno Leal.
Ativado por